Blitzscaling é modelo de crescimento de grandes corporações

Blitzscaling é modelo de crescimento de grandes corporações

A velocidade do crescimento empresarial tem sido acelerada devido mudanças na sociedade e na maneira de atender as demandas dos consumidores. Nos últimos anos, o conceito de Blitzscaling, modelo de crescimento de grandes corporações, tem sido mais difundido. O termo foi criado por Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e um dos empresários mais bem-sucedidos do mercado global.

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A Nova Dinâmica do Crescimento Empresarial

O grande segredo para se ter sucesso no mercado atual é saber como fazer sua empresa crescer num espaço de tempo menor e com solidez. Bons exemplos de companhias que usaram o conceito de Blitzscaling para crescer em seus mercados são Amazon, Waze, Uber e a própria LinkedIn de Hoffman.

O empresário define o modelo de crescimento empresarial Blitzscaling como sendo a arte e a ciência de construir uma empresa que atenda um mercado amplo, objetivando chegar à liderança do mesmo. Fundar uma empresa com esse perfil é trabalhar com empreendedorismo de alto impacto e criar uma grande quantidade de postos de empregos. A inovação também faz parte desse processo, no sentido de criar novos serviços para atender necessidades que o usuário nem sabia que tinha.

Por Que é Importante Ter Cuidado Com o Crescimento Acelerado?

Uma companhia que chega ao mercado com a proposta de ter um crescimento rápido deve ter muito cuidado para não direcionar tempo e energia demasiados para problemas que não poderão ser corretamente resolvidos. É natural que surja uma série de dificuldades ao longo dessa trajetória acelerada e saber escolher quais problemas resolver primeiro é o que diferencia as companhias que se mantêm no mercado e aquelas que se tornam uma mera lembrança.

A simples ameaça da empresa fechar as suas portas antes de ter a chance de se consolidar, cria a necessidade de ter um bom planejamento para elencar prioridades. O planejamento de Blitzscaling propõe que as empresas foquem em observar o cenário de cada etapa do crescimento não deixando pontas soltas, mas sabendo postergar decisões e resoluções para o futuro.

Cuidado Com a Concorrência

As grandes empresas que decidem usar o modelo de Blitzscaling para direcionar a sua atuação no mercado devem observar os movimentos da concorrência. Para Hoffman, a principal característica dos negócios atuais é serem conduzidos em rede, seja a rede online ou a rede que integra diferentes braços de uma mesma companhia.

Esse cenário cria a necessidade de se movimentar com assertividade e rapidez, para evitar que a concorrência assuma a liderança. A vigilância constante é fundamental porque, em algum lugar do globo, tem outra empresa pronta para se inserir no mesmo mercado. É essa velocidade do mercado que impõem a tomada de decisão sobre avançar para além das linhas do horizonte visível.

A Tática de Escalar Mais Depressa

Para Hoffman, a grande questão que define o Blitzscaling é a empresa decidir escalar mais depressa do que os seus concorrentes, com o objetivo de conquistar os clientes daquele segmento. Há a crença de que aquele que conseguir reunir um volume maior de clientes num espaço menos de tempo é que se tornará a referência no mercado.

Como exemplo desse quadro, podemos citar o serviço de pagamentos eletrônicos PayPal, que somente se tornou relevante e o líder do setor quando conseguiu reunir milhões de usuários. Existem outros serviços de carteira virtual, contudo, essa marca ainda é a primeira a ser levada. O mesmo se pode dizer da Amazon, que praticamente inaugurou o conceito de venda online e que, por trabalhar com uma margem pequena de lucro, depende da grande quantidade de usuários.

As Três Dimensões de Escala

Quando se tem foco no crescimento empresarial em alta velocidade, a palavra-chave é escala, contudo, não existe apenas um tipo de escala a considerar. Podemos observar, pelo menos, três focos de escala que são decisivos para a consolidação de uma empresa no mercado através da aplicação do conceito de Blitzscaling.

De maneira geral, os novos empreendedores se concentram nas suas facetas mais fáceis de observar de escala, que são carteira de clientes e rendimentos. Porém, a terceira dimensão de escala é tão ou mais relevante, ela se refere ao crescimento da empresa e de sua capacidade de atender as demandas dos consumidores.

Para que uma companhia possa promover um aumento relevante de suas receitas, bem como de seus clientes, precisa ter como atendê-los de maneira satisfatória. Uma empresa entra no mecanismo de Blitzscaling quando ultrapassa o estágio conhecido como tribo dentro das fases de crescimento de empresas, isto é, passa a contar com dezenas de colaboradores em seus quadros. Sendo assim, mesmo que apresente um crescimento exponencial de clientes, uma organização precisa contar com uma base ampla de colaboradores.

Crescimento Consciente

As grandes corporações que crescem num ritmo acelerado apresentam crescimento consciente. Isso quer dizer que elas estão atentas ao seu mercado e projetam o seu futuro de acordo com as demandas dos seus clientes, focando no desenvolvimento de produtos que estejam alinhados com os valores dos mesmos.

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