Quais os benefícios que a gestão de demanda trás para uma empresa?

Quais os benefícios que a gestão de demanda trás para uma empresa?

A estratégia chamada de gestão de demanda representa uma excelente oportunidade para empresas que desejam tomar decisões embasadas para o seu futuro. Uma organização apenas poderá se consolidar no seu mercado se tiver consumidores para comprar seus produtos. Compreender a lógica do mercado é fundamental para conseguir prever as necessidades futuras do público-alvo, realizando uma produção mais assertiva, evitando prejuízos, desperdícios e perda de posicionamento.
 

O Que é Gestão de Demanda?

 
O planejamento de demanda é uma forma inteligente da sua companhia estabelecer a quantidade de produtos que irá produzir para o próximo ciclo, bem como aumentar a sua lucratividade evitando encalhe de estoque. Basicamente, se trata de analisar variáveis relevantes para chegar a uma estimativa precisa de quanto produzir de acordo com a demanda que será gerada pelo mercado consumidor.
 

Administração da Demanda

 
O primeiro conceito importante que vou apresentar para você é o da administração da demanda. Mesmo que existam mecanismos de avaliação e medição, devemos deixar claro que não existe, necessariamente, o controle da demanda. Fatores externos podem fazer com que os pedidos aumentem ou diminuam num curto espaço de tempo. As empresas que se mostram mais eficientes no mercado são aquelas que conseguem acompanhar esses altos e baixos.
 

Fatores Importantes Para a Administração da Demanda

 
A questão central está em ter flexibilidade para adequar a quantidade de produção ao ritmo presente do mercado. Quando um fato inesperado acontece e altera a lógica que estava estabelecida, é essencial ter jogo de cintura para reduzir ou incrementar a produção ou, ainda, trabalhar com um mix de produtos que possa suprir as necessidades dos consumidores.
 
Para as companhias que têm subsidiárias ou outras divisões que afetam a sua produção, a gestão de demanda se torna mais fácil de controlar. Ter como única fonte o ambiente externo pode ser bastante complicado, pois não há controle total desse público em nenhuma situação. Outro fator que pode ser bastante positivo é o da relação mais próxima com os clientes, de maneira a estabelecer um diálogo mais aberto para a renegociação de prazos.
 
Por fim, podemos citar como um importante fator na administração da demanda a compreensão de que a própria organização pode influenciar o seu público através de campanhas de marketing. Trabalhar com promoções, divulgação de produtos, esforço nos pontos de vendas são maneiras de despertar o interesse do consumidor por outros itens, gerando novas demandas.
 

Quais São os Benefícios da Gestão de Demanda?

 
Ter direcionamento preciso para realizar a sua produção com qualidade e atendendo às necessidades do consumidor é bastante positivo para a sua companhia, porém, esses não são os únicos benefícios que o planejamento de demanda pode oferecer, a seguir listei os principais.
 
Nada de imprevistos: A partir do momento em que uma empresa tem o seu trabalho de gestão de demanda desenvolvido, consegue antecipar os movimentos do mercado. Saber como estará o seu segmento daqui alguns meses é essencial para evitar ser pego de surpresa, tendo que aumentar ou reduzir drasticamente a produção de um momento para outro.
 
Segurança para os públicos atendidos: A tranquilidade de produzir com base em estudos de mercado faz diferença para os públicos atendidos pela companhia. Tanto os clientes internos quanto os consumidores finais têm o atendimento das suas necessidades feito com inteligência e precisão. Essa segurança cria um ambiente favorável para a fidelização dos clientes.
 
Corte de custos: Os gestores que colocam na ponta do lápis o custo que têm com retrabalhos percebem que é muito importante ter um planejamento de demanda. O estudo do mercado não só ajuda a prever a quantidade necessária, como também eventuais mudanças que podem ser exigidas. O consumidor tem as suas necessidades alteradas de tempos em tempos, de maneira que, daqui algumas semanas, pode ter o desejo de produtos diferentes daqueles que fazem parte da sua linha de produção atual, gerando custos de mudanças na linha de produção, bem como descarte de estoque.
 
Manutenção de posicionamento de mercado: Conseguir se estabelecer como uma empresa líder de mercado nem sempre é fácil e, quando se chega a esse patamar, é necessário se manter como o número um. A concorrência não para de trabalhar e, se não houver preocupação com o amanhã, talvez uma dessas outras empresas se torne a dona da maior fatia do mercado. Não se pode facilitar para os concorrentes.
 
Imagem positiva: Por fim, podemos citar também como um benefício da correta gestão de demanda, a influência na imagem que a empresa passa para os seus públicos. Uma companhia que está sempre à frente e atende satisfatoriamente as demandas do mercado se torna referência do mesmo. Ter o seu trabalho reconhecido como de qualidade é uma forma de conquistar seu lugar na preferência dos consumidores.
 
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