Marketing de Conteúdo – Veja Como Ele Pode Ajudar Seus Negócios

Hoje em dia, estar presente na internet não é mais um diferencial e todas as organizações precisam encontrar formas de atingir o seu público por meio de sites, blogs e redes sociais. O marketing de conteúdo é um tema que está bastante em voga porque se trata de uma estratégia que traz ótimos resultados para as empresas. Se quer saber mais a respeito do assunto, continue acompanhando o artigo.
 

O Que é Marketing de Conteúdo?

 
Antes de trazer a definição de marketing de conteúdo darei um exemplo na prática. Quando você está assistindo a um programa muito interessante na TV e acontece uma pausa para o intervalo, a sua vontade é que ele seja rápido para que continue o que estava vendo, certo? Porém, quando, durante o programa, algum produto é mostrado de forma natural, sem aquela “cara de propaganda”, parece mais interessante, não é mesmo?
 
O marketing de conteúdo é isso, divulgar os seus produtos e serviços por meio de conteúdos relevantes para o público. Ao invés de enviar apenas enviar propaganda para o e-mail e nas redes sociais dos clientes, é interessante oferecer conteúdos que sejam valiosos e que irão gerar valor para quem ler ou assistir. Isso pode ser feito por meio de postagens em blogs e redes sociais, vídeos, etc. e irá ajudar a fortalecer a relação da marca com os seus clientes, acelerando as vendas.
 

Motivos Para Investir em Marketing de Conteúdo

 
Se você está apreensivo sobre investir em uma estratégia de marketing de conteúdo, saiba que não está sozinho. Muitos empresários não acreditam no potencial que essa estratégia tem, mas o fato é que eles têm muito a ganhar com esse investimento. Confira, a seguir, os principais motivos para começar a investir na produção de conteúdo para fortalecer a sua marca no mercado e conquistar novos clientes.
 

1 – Maior Retorno Sobre Investimento

 
Em primeiro lugar, o marketing de conteúdo tem um alto ROI (Return on Investment ou Retorno Sobre Investimento, em português) porque influencia em diferentes áreas. Se você publicar e distribuir seu conteúdo em muitos lugares, terá como retorno a maior visibilidade da sua marca, o que irá melhorar a reputação, aumentar o tráfego de entrada, o envolvimento e retenção do cliente, e, claro, trazer conversões.
 
Qualquer uma dessas áreas tem o potencial de fazer valer a pena todo o investimento que empregou na estratégia. É como se você estivesse amplificando os seus retornos, matando vários coelhos com apenas uma cajadada. O marketing de conteúdo é a maneira ideal para maximizar a eficiência dos seus custos com marketing.
 

2 – Diversidade de Meios

 
Hoje, existem dezenas de opções de meios e canais de distribuição para uma campanha de conteúdo de marketing. Se você não gosta de escrever artigos, pode complementar sua estratégia com mais conteúdo visual, como infográficos, vídeos ou tutoriais. As possibilidades são muitas e cabe a você escolher aquela que mais tenha a ver com o perfil do seu negócio e do público que pretende atingir.
 
Praticamente não existem limites para o que você pode e não pode fazer em uma campanha de conteúdo. O que realmente importa é que seja fornecido algo verdadeiramente valioso para os seus seguidores. Conteúdos que façam a diferença e que os marque de alguma forma.
 

3 – Não Ficar Para Trás em Relação aos Concorrentes

 
O universo do marketing de conteúdo é bastante competitivo, e a tendência é que a competição fique cada vez mais acirrada. Neste momento, os seus concorrentes mais próximos já podem estar envolvidos em uma estratégia de conteúdo de marketing, aproveitando as oportunidades que você está perdendo por se recusar a fazer esse tipo de investimento.
 
Se você começar logo a investir em marketing de conteúdo, essas oportunidades ainda estarão abertas, e você conseguirá ter uma vantagem sobre seus concorrentes, podendo deixá-los para trás. Quanto mais tempo de investimento em marketing de conteúdo você tiver, maior vai ser a sua vantagem competitiva.
 

4 – Retornos Compostos

 
É importante dizer que é uma estratégia que oferece retornos compostos. Diferente de outras formas de marketing, que oferecem um retorno praticamente fixo sobre o investimento, o marketing de conteúdo é algo que permanece e que pode fazer com que a sua marca se torne cada vez mais forte. No caso de um blog, por exemplo, quanto mais conteúdo de qualidade ele tiver, melhores serão os resultados.
 
Quando digo resultados compostos, quero dizer que eles são cumulativos e você não terá retorno sobre um mesmo investimento apenas uma vez. Cada conteúdo é como um bloco que irá construir e fortalecer a sua marca. O valor de sua estratégia de marketing de conteúdo vai crescer exponencialmente, então quanto antes você começar, mais rápido poderá ver o seu crescimento.
 
Você investe em marketing de conteúdo para divulgar a sua empresa? O que acha a respeito desse tema? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários!

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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