Entender os conceitos de missão, visão e valores é importante não só para empresas, mas para todos nós enquanto indivíduos, pois são estas definições que vão nortear as nossas ações no mundo, a forma como nos comportamos, os objetivos que queremos alcançar, bem como o que precisamos fazer para atingir tais objetivos.
No ambiente empresarial é necessário declarar missão, visão e valores, não só pelas razões citadas acimas, mas também para motivar, engajar e inspirar os colaboradores, que estejam alinhados com estas concepções, a trabalharem, diariamente, em prol do que a empresa deseja alcançar a curto, médio e longo prazo. Esta é uma das maneiras mais eficazes de obter resultados positivos.
Agora que você já sabe para que servem estes conceitos, vou explicá-los detalhadamente, para que você possa elaborar os da sua empresa.
Missão
Quantas vezes você já se perguntou “Qual é a minha missão?”? Acredito que muitas, não é mesmo? É normal fazermos este questionamento ao longo da vida, pois a nossa missão é a razão da nossa existência. Por exemplo: minha missão é apoiar empresários e empreendedores a alcançarem resultados extraordinários em seus negócios, e é por isso que crio conteúdos, palestras, cursos e diversos mecanismos para atingir este propósito.
Assim como eu, toda empresa também tem uma missão, que se trata da razão pela qual ela foi criada, é a sua identidade, o seu DNA. Ela tem as funções de comunicar clara e objetivamente como a organização deseja ser reconhecida por seus clientes, assim como orientar o trabalho e balizar as ações, comportamentos e tomadas de decisões de cada colaborador.
Como exemplo, cito a missão de algumas empresas:
Gerdau
Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.
Vivo
Ampliar as possibilidades de conexão entre as pessoas para que possam viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida, em todos os seus papéis.
Ambev
Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.
Veja, que a missão de cada uma destas empresas tem a ver com o seu negócio, com os serviços e produtos que elas oferecem a seus clientes, e isto fica claro depois de lermos.
Como definir a missão da minha empresa?
Responder algumas perguntas pode facilitar o processo de definição da missão da sua empresa. Veja:
– O que a minha empresa faz?
– Para que e para quem ela faz?
– De que forma está contribuindo para a construção de um mundo melhor?
Visão
Saber aonde se quer chegar e em quanto tempo é essencial na vida de todos nós. Em uma organização não é diferente, pois é preciso ter uma projeção, compreender claramente qual patamar uma empresa almeja alcançar em determinado período.
A visão nada mais é do que isso, é a intenção, as expectativas da organização com relação ao futuro. É isso que vai incentivar e impulsionar as ações empresariais, até que se alcancem os resultados propostos. Veja os seguintes exemplos:
Unilever
Nossa visão é aumentar nossos negócios, enquanto desassociamos o crescimento da pegada ambiental e aumentamos o impacto social positivo.
Magazine Luiza
Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas ou virtuais. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.
Netshoes
Ser referência global em experiência de compra online.
Observe que a visão empresarial envolve aquilo que uma instituição quer ser, quer se tornar, como ela deseja ser reconhecida no futuro.
Algumas perguntas para definir a visão
– O que quero que a minha empresa se torne?
– Como desejo que ela seja reconhecida em 10 anos?
– Como a enxergo no futuro?
– Em que direção ela deve realizar suas ações?
– Os investimentos estão levando-a para qual lugar?
Valores
Devendo estar alinhados à missão e à visão da empresa, os valores são basicamente os princípios e normas importantes para a organização e que servem de guia para o comportamento de todos no cotidiano. Eles fazem parte da cultura que uma instituição deseja implementar e devem ser internalizados não só por líderes e gestores, mas também por cada colaborador que faz parte do negócio.
Como exemplo, temos:
Kopenhagen
Lideranças Interativas; Trabalho em Equipe; Proatividade; Qualidade; Ética e Respeito.
Gol Linhas Aéreas
Segurança; Baixo Custo; Time de Águias; Inteligência; Servir.
Coca-cola
Inovação; Liderança; Responsabilidade; Integridade; Paixão; Colaboração; Diversidade; Qualidade.
São valores assim que fazem com que estas empresas sejam exemplos de sucesso entre nós.
Perguntas poderosas para definir os valores da sua empresa
– De que forma desejo que meus colaboradores se comportem?
– Como desejo que eles se relacionem entre si e com os clientes?
– Como eu desejo que meus clientes sejam tratados?
– Qual a responsabilidade social da minha empresa?
É importante lembrar, que nada disso pode ficar só no discurso, no papel, ou em quadros espalhados pela empresa. Tudo deve ser levado a sério por todos para que o sucesso da empresa seja alcançado de forma plena e satisfatória.
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