Para superar a crise, abaixar o preço dos produtos é a solução?

Para superar a crise, abaixar o preço dos produtos é a solução?

Desde 2015 o Brasil está passando por uma crise político-econômica, que se agravou ainda mais em 2016, e tem afetado às mais diversas camadas da população brasileira. No que tange a classe empresarial, muitas instituições, que não conseguiram encontrar formas para lidar com os desdobramentos do que tem acontecido em nosso país, infelizmente foram obrigadas a fechar suas portas.
 
Acompanhando os fatos, este é um cenário que está longe de ser modificado, já que os índices de desemprego só aumentam e já atinge 14 milhões de brasileiros, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE, a confiança dos outros países no Brasil tem diminuído cada vez mais e o ambiente político nos apresenta, a todo momento, situações que nos coloca em uma posição de total descrédito, tanto dentro, quanto fora de nosso país.
 
Diante disso, pode parecer até difícil encontrar maneiras de superar estes desafios e se manter atuante no mercado. Entretanto, existem formas para enfrentar esta crise, e é sobre isso que vou escrever para você hoje. Acompanhe-me nesta leitura e veja se realmente abaixar o preço dos produtos ofertados pela sua empresa é, de fato, uma boa estratégia neste cenário.
 

Direto ao ponto

 
Para superar estes momentos de dificuldade pelos quais o nosso país está passando, muitas empresas se viram obrigadas a adotar estratégias que talvez não estivessem em seus cronogramas de atividades. Entre elas, está a de diminuir o valor dos produtos e serviços oferecidos, com o objetivo de se manter no mercado e continuar atraindo clientes para os negócios. Mas afinal, esta é uma estratégia realmente eficaz, que traz os resultados que a organização espera e precisa?
 
Sobre isso, o que tenho a dizer, é que é preciso ter cuidado, pois nem sempre esta é a melhor alternativa. Antes de reajustar o valor de seus produtos ou serviços, é necessário analisar o cenário atual da empresa, já que o retorno pode não ser o que você espera, uma vez que a medida que você diminui os preços, você diminui também a sua margem de lucro, o que pode impactar diretamente no pagamento de suas despesas e no que arrecada.
 
Mas você deve estar se perguntando em que situações abaixar os preços pode ser uma boa estratégia, não é mesmo? Bom, se você está com dificuldades para acabar com o estoque de determinado produto, diminuir os valores pode ser uma boa saída. Além disso, você pode utilizar esta alternativa também para estimular seus clientes a gastarem mais, atraindo-os, cada vez mais, para a o seu negócio.
 

Como enfrentar a crise?

 
Bom, já vimos que abaixar o preço de seus produtos e serviços, definitivamente, não é a única solução para os seus problemas. Para saber como enfrentar a crise, é preciso um pouco mais que isso, já que, existem inúmeros outros fatores que envolvem seus negócios e fazem com que ele seja próspero ou não. Vamos conhecê-los um pouco mais a seguir:
 

Capacitação

 
Já parou para pensar que talvez os profissionais que estão em sua empresa não estão devidamente capacitados para vender seus produtos e serviços? Esta é uma realidade mais comum do que se imagina e pode estar impactando diretamente nos resultados que vem obtendo nos últimos tempos.
 
Após fazer esta análise e concluir que realmente seus colaboradores precisam de uma capacitação adequada, pesquise cursos e treinamentos de vendas, atendimento, sistema, entre outros, para que assim, você comece a implementar as melhorias necessárias para o seu negócio crescer novamente.
 

Análise de produtos e serviços

 
Os produtos ou serviços que você oferece no mercado ainda estão atendendo às necessidades de seus clientes? Esta é mais uma análise que você, enquanto empresário e empreendedor, deve fazer, já que, grande parte de sua receita vem de suas vendas. Sendo assim, a minha dica é que faça uma nova pesquisa de mercado, com o objetivo de entender o que seu cliente espera de sua empresa, o comportamento que o seu consumidor adota na jornada de compra, qual o melhor preço a ser adotado, entre muitos outros fatores. Tudo isso vai lhe fornecer as informações necessárias para adotar medidas e estratégias, a fim de fugir da crise.
 

Converse com a sua equipe

 
Uma das melhores maneiras de encontrar soluções para vencer a crise, é pedir sugestões para aqueles que estão nesta jornada com você, ou seja, seus colaboradores. Isso porque são eles que vivem o seu negócio no dia a dia, são eles que executam os processos e vivem na operação, fazendo tudo funcionar nos conformes. Dessa maneira, nada melhor do que consultar os seus especialistas internos para lhe ajudarem a entender o que é necessário fazer para mudar a situação de dificuldade.
 
Apesar do que muitos acreditam, a crise é o momento ideal para fazer uma reavaliação do cenário e encontrar oportunidades que estavam escondidas. Talvez seja o momento de criar novos processos, eliminar outros, investir no desenvolvimento de um novo produto ou serviço, comparar preços e custos dos que já são comercializados, e assim por diante. Fazendo isso, você mostrará que tem maturidade suficiente não só para superar este e outros grandes desafios que podem surgir em seu caminho, como também para manter o seu negócio no mercado.
 
E você, como tem feito para vencer esta crise? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.