Utilizando Estratégias de Growth Hacking em Seus Negócios

O termo Growth Hacking tem sido cada vez mais utilizado no mercado empresarial como um exemplo de como investir pouco em estratégias de marketing tendo um retorno significativo. O conceito nasceu junto com as startups, que precisam alinhar criatividade e pensamento analítico para se consolidar no mercado, mesmo não tendo o orçamento tão amplo quanto grandes corporações. Algumas dessas estratégias podem ter um impacto bastante positivo no crescimento da sua companhia.

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Growth Hacking – Uso de Métricas e Criatividade Para o Crescimento do Marketing

Em tradução livre, a expressão Growth Hacking significa hackear o crescimento e se refere a métodos ou estratégias que visam obter exposição e crescimento exponencial com pouco engajamento financeiro. Os empresários devem se valer das ferramentas criativas que tem a seu alcance para conquistar o público-alvo avaliando os resultados por meio de métricas.

O conceito foi desenvolvido com base na estrutura das startups que surgem de maneira efêmera e precisam conquistar seu espaço no menor espaço de tempo possível. Essas companhias tem uma proposta mais dinâmica e não contam com um orçamento muito elevado para o marketing. A base na aplicação do Growth Hacking está em saber como se adaptar a realidade que a organização possui.

Como Utilizar Estratégias de Growth Hacking Para Alavancar a Sua Empresa

Esse conceito foi desenvolvido para aproveitar a estrutura enxuta das startups que tem mais oportunidades de realizar testes práticos no mercado visando alinhar seus produtos as exigências dos consumidores. A seguir listei algumas dicas de como usar estratégias de Growth Hacking para tornar sua empresa mais bem-sucedida.

1 – Análise de dados

O método de trabalho proposto pelo conceito de Growth Hacking é aliar o marketing e a programação. Na prática isso significa responder aos questionamentos feitos pelo primeiro com testes baseados no segundo. Quando se deseja saber qual é a forma mais assertiva de conquistar novos clientes é possível utilizar testes do tipo A/B, uso de virais, landing pages, e-mail marketing entre outros métodos.

2 – Uso dos recursos digitais que se tem

Para explicar essa estratégia darei um exemplo, atualmente, todo mundo conhece o poderoso portal de anúncios imobiliários Airbnb, no entanto, no começo do empreendimento ele não era uma opção escolhida por muitos indivíduos. A forma de resolver essa questão foi utilizar o tráfego do já estabelecido Craigslist como atrativo. Quando um proprietário de imóvel anunciava no Airbnb automaticamente tinha o seu anúncio no Craigslist.

3 – Crie um produto que seja irresistível para o público-alvo

Algo que ficou bem claro através da observação de histórias de sucesso de startups foi que o segredo para conseguir o hack que alavanca o negócio está em trabalhar com um produto que seja absolutamente irresistível para o consumidor em potencial. Não se trata apenas de fazer campanhas de marketing para oferecer o item e sim de investir em algo que realmente faça a diferença para os usuários. Nesse ponto chegamos a próxima estratégia dessa lista.

4 – Fazer testes com os produtos que estão no mercado

Trabalhar com uma estrutura de menor escala pode ser uma forma inteligente de encontrar o produto que irá se tornar o principal do portfólio da companhia sem precisar de vultosos investimentos em pesquisa de mercado. A estratégia é bastante simples, o empreendedor coloca no mercado a primeira leva do produto e observa quais são as respostas que ele obtém.

A partir desse teste preliminar pode levar para o mercado uma segunda leva que será mais assertiva em relação a primeira. A dica é ficar atento ao que o consumidor está falando a respeito da marca depois da primeira experiência para identificar onde está o ponto de hack, isto é, aquele ponto em que será possível conquistar um diferencial real.

Um bom exemplo disso é o Instagram que nasceu de outro aplicativo, o Burbn, que tinha como proposta estimular interações sociais entre os usuários. Quando os desenvolvedores perceberam que as funções ligadas a fotos e filtros eram as que mais se destacavam entenderam que deveriam investir numa versão só com essas funcionalidades. Essa história é interessante também como um lembrete de que mesmo quando parece que as coisas não vão dar certo é possível reposicionar a estratégia.

5 – Reconheça quando o produto não está dando certo

Se com todas as estratégias de Growth Hacking que citamos o seu produto ainda tem dificuldades de dar um salto de vendas pode ser que ele na verdade ainda não esteja totalmente alinhado com os desejos dos consumidores. Nesse caso a dica é saber reconhecer que não chegou o momento de direcionar os seus esforços para outro mercado. Se um produto precisa de um ‘empurrãozinho’ forte demais significa que não é bom o suficiente para se consolidar.

As estratégias de Growth Hacking podem ser bastante eficientes para alavancar o crescimento de empresas de diferentes segmentos através da observação dos desejos dos consumidores assim como das ferramentas que se tem a disposição.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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