Aquisição de empresas - Pontos positivos e negativos desse investimento

Aquisição de empresas - Pontos positivos e negativos desse investimento

Nos últimos tempos você tem pensado em expandir seus negócios, investindo na compra de uma empresa já existente no mercado? Ou a sua intenção é se tornar empreendedor por meio da aquisição de uma organização pronta? Independentemente de sua resposta, saiba que ambas são completamente possíveis de acontecer, tendo, cada uma das opções, seus riscos, vantagens e desvantagens, como grande parte das ações que realizamos na vida empresarial.
 
Muitas pessoas, geralmente aquelas que têm o espírito empreendedor em suas veias, costumam se questionar bastante sobre esta questão, pois a todo momento desejam crescer, expandir e oferecer novas soluções no mercado empresarial, realizando, para isso a aquisição de uma empresa. Porém, antes de comprar uma organização pronta, é necessário fazer diversas análises, no sentido de entender se realmente vale a pena correr os riscos desta operação, ou se é melhor continuar focando apenas nas atividades que já se exerce.
 
Para esclarecer estas dúvidas e encontrar subsídios suficientes para realizar esta análise, vou compartilhar com você as vantagens e desvantagens de comprar uma empresa, para que assim, você decida se realmente deseja ou não realizar este investimento.
 

Vantagens

 
Sãos diversos os benefícios vantagens competitivas que um empresário ou empreendedor pode ter ao adquirir uma empresa que já existe. Veja quais são elas, a seguir:
 

Redução de custos

 
Geralmente, quando se opta por esta compra, existe, logo de início, uma grande vantagem, que é a redução de custos básicos para se abrir uma empresa, como o pagamento de impostos, a compra de materiais e equipamentos para que as operações dentro da organização sejam realizadas, o investimento em um estoque, para colocar os produtos a serem comercializados no mercado, a contratação de colaboradores, fundamentais para que tudo o que foi planejado inicialmente seja colocado em prática, e assim por diante.
 

Posicionamento de mercado

 
Se a empresa a ser adquirida já tem um nome respeitado no mercado, bem como um bom posicionamento perante seu público-alvo e concorrentes, existe uma grande vantagem que é aproveitar esta oportunidade e apenas continuar fazendo um trabalho que perpetue esta realidade. Dessa maneira, não haverá a necessidade de empregar grandes esforços para torná-la reconhecida, uma vez que todo este trabalho já foi realizado por seus proprietários anteriores.
 

Riscos menores de fracasso

 
A partir do momento que uma empresa é bem posicionada no mercado, atuando em um bom ponto comercial e tendo uma clientela já fiel, a possibilidade de que ela fracasse são mínimas, a não ser que seu novo gestor tome decisões que a prejudiquem no futuro. Isso acontece, pois se trata de um negócio, que teoricamente e na prática, é bem consolidado no mercado, sendo assim, caso a sua nova gestão seja realizada no sentido de continuar fazendo-a crescer, as chances de frustrações diminuem consideravelmente.
 

Desvantagens

 
Da mesma forma que comprar empresas tem suas vantagens, existem também desvantagens para quem arrisca realizar esta operação. Confira quais são elas:
 

Dívidas

 
Acho necessário começar direto por este assunto, pois trata-se de algo delicado e que precisa ser analisado logo de início, para evitar problemas futuros para o empresário ou empreendedor que fizer a aquisição da empresa. Sendo assim, ao passo que você pode economizar com custos iniciais, pois não vai precisar fazer os investimentos para a abertura de uma empresa do zero, você pode ter sérios problemas no futuro, caso não analise as dívidas que este negócio em que você está entrando tem.
 

Gestão

 
O antigo ou os antigos donos da empresa tinham uma forma de conduzí-la e fizeram isso até o momento em que você decidiu assumir o comando dos negócios. A partir do momento que um novo jeito de gerir for colocado em prática, isso pode gerar alguns problemas a você. Acontece que, tanto clientes, quanto colaboradores, quanto fornecedores, já estavam acostumados com o modelo de gestão anterior, e, caso haja uma mudança muito repentina e abrupta, estas podem ser refletidas no mercado, pois pode impactar diretamente nos resultados que a organização vinha alcançando até o ponto em que a sua gerência mudou de mãos.
 
Assim, é fundamental ficar atento, e elaborar estratégias que estejam alinhadas ao que vinha sendo colocado em prática antes de você assumir o comando dos negócios.
 

Acomodação

 
Tudo o que foi dito no item anterior pode dar a impressão de que o empreendedor ou empresário que decidiu se arriscar neste investimento, deve se acomodar e manter tudo aquilo que era feito antes de sua chegada. Este é um grande engano que pode trazer prejuízos caso não lhe seja dado a devida atenção. É preciso sim ficar atento e manter as coisas boas que eram feitas na gestão anterior, porém, com certeza existem e sempre existiram pontos que precisam ser ajustados para que o negócio continue funcionando e crescendo a pleno vapor.
 
Neste cenário, a sua principal missão e desafio é encontrar um equilíbrio entre estes dois polos, para não se deixar cair na acomodação e arregaçar as mangas para trazer ideias criativas e inovadoras, que estavam faltando para fazer com que o negócio se tornasse ainda mais próspero.
 
“Compro empresa ou não?”. Acredito que por muito tempo você deve ter sido assombrado por esta dúvida, mas eu espero ter contribuído para que algumas delas tenham sido sanadas, para que assim, você possa tomar a decisão mais adequada, não só para você mesmo, mas também para as pessoas ao seu redor, que contam com o seu apoio.
 
Gostou deste novo artigo? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e compartilhe este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.