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Estratégias de Negócio

Ética nos Negócios – Sendo Empreendedor, Investidor e Colaborador

O contexto atual em que várias empresas se veem envolvidas em escândalos de corrupção e desastres naturais fez com que se tornasse mais imprescindível focar na ética nos negócios sob o prisma de todos os públicos, empreendedores, investidores e colaboradores. A busca por mais diálogo, no sentido de realizar um trabalho pautado pela honestidade, tem se aprimorado e feito parte do cotidiano de inúmeras companhias.

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Ética nos Negócios – Precisamos Falar a Respeito

Embora agir com ética seja algo esperado em todas as esferas da nossa vida, não é o que se tem observado nos noticiários dos últimos anos. A ampla cobertura midiática de casos de corrupção empresarial e do papel negligente de grandes corporações em relação ao seu impacto a natureza, tem feito com que a discussão a respeito da ética aplicada ao setor empresarial seja mais relevante.

Uma resposta à situação foi a criação da Lei Anticorrupção (lei 12.846/2013) que prevê para o setor privado uma postura mais rígida em relação à ética no seu relacionamento com empresas do setor público. O texto da lei objetiva oferecer base para a administração da companhia privada em relação ao desenvolvimento de laços com organizações públicas coibindo ações corruptas.

Na prática, essa lei deu um prazo de seis meses para que as empresas privadas adotassem um conjunto de medidas que torna mais difícil o desvio de conduta de gestores, investidores e colaboradores. Um dos melhores exemplos disso é o desenvolvimento de programas que visam plena obediência as leis, conhecidos como compliance (conformidade) e treinamentos.

Ética Para Todos os Públicos Envolvidos

Uma das questões mais complexas para quem é proprietário de uma empresa é saber que em suas mãos está a difusão dos conceitos éticos que irão nortear a companhia. Devo dizer, no entanto, que no concernente a atitudes éticas, ainda prevalece o fator humano, ou seja, mesmo que a uma organização estabeleça regras rígidas sobre desvios de conduta e corrupção, ainda assim pode se ver diante de um caso específico motivado pela essência antiética de um indivíduo.

A mensagem aqui é clara, não se trata apenas de vigiar ações corporativas no cotidiano da companhia e sim trabalhar com a educação dos públicos envolvidos. Ensinar às pessoas o valor de atuar com ética é o que realmente fará a diferença, no sentido de contar com uma equipe preparada para não dizer não diante de situações dúbias. No fim das contas, empreendedores, investidores e colaboradores são apenas pessoas que tomam decisões de acordo com as suas consciências.

Programa Ético Para Colaboradores

Além de estabelecer os valores da sua companhia para uma atuação ética no mercado, é interessante criar um programa para que os colaboradores sigam no dia a dia. Minha sugestão é aliar a educação do conceito de ética nos negócios com a aplicação de regras, a combinação das duas estratégias pode oferecer resultados mais assertivos. A seguir vou explicar melhor no que consiste um programa ético e como implantá-lo na sua empresa.

O Que é um Programa Ético?

Trata-se do conjunto de políticas, ações e decisões que são tomadas pela organização no decorrer da sua atuação no mercado. Podemos dizer que essas regras contribuem para o desenvolvimento de um clima moral na organização que se refletirá nas relações com públicos externos, como os investidores e fornecedores. Tendo uma base de colaboradores éticos é possível ter uma linha de trabalho totalmente voltada para a honestidade.

Bases Para o Programa Ético

Confira as bases para o desenvolvimento do programa ético da sua companhia.

Liderança com postura ética

Aquele ditado popular de ‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’ não funciona para o desenvolvimento de um programa ético. Os colaboradores são movidos pelos exemplos dados pelos seus líderes, sendo assim as atitudes éticas – das menores para as maiores – devem começar pelos líderes de setor.

Estabelecimento de códigos de conduta

Como disse no decorrer do artigo, tão importante quanto estabelecer regras é educar os envolvidos para que as atitudes éticas sejam movidas pelo seu instinto. Os códigos de conduta devem ser encarados como auxiliares de uma política educacional e como um incentivo para que os indivíduos façam as escolhas certas. No momento de estabelecer as regras, a companhia deve considerar quais são as potenciais brechas para ações antiéticas e corruptas.

Processos de trabalho transparentes

Quando todos os envolvidos trabalham com transparência, se torna muito mais difícil a adoção de medidas corruptas e fora da curva. Assim, todos se tornam fiscais das ações de todos, não havendo a criação de um ambiente propício para pequenas ou grandes corrupções. Quanto mais ético for um ambiente organizacional, mais difícil será a escolha por um caminho antiético por qualquer um dos envolvidos.

A ética nos negócios é o elemento que equilibra a balança entre a conquista de resultados e a tranquilidade da tomada das melhores decisões.

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