Gerenciamento de Projetos - Dicas de Ferramentas

Gerenciamento de Projetos - Dicas de Ferramentas

Gerenciamento de projetos é algo que está em falta na sua empresa? Saiba que o controle e otimização de processos podem ser mais facilmente alcançados com o auxílio de algumas ferramentas. Organização e atendimento a um cronograma podem contribuir para que as tarefas do escopo do projeto sejam realizadas de acordo com as necessidades do seu empreendimento.

7 Dicas de ferramentas de gerenciamento de projetos para a sua companhia

Softwares de gestão de projetos contribuem para o bom andamento do trabalho por ajudarem na organização dos processos. Com mais assertividade para realizar os processos se torna mais simples atender aos prazos previamente estabelecidos. A seguir listei 7 dicas de ferramentas para ter um bom sistema de gerenciamento em sua organização.

1 – Asana

Um software que preza pela organização e compartilhamento das tarefas concernentes ao projeto com os integrantes da equipe. Os colaboradores podem ficar a par do andamento do projeto como um todo através de comentários, anexos e até marcações. O Asana tem uma versão gratuita para equipes de até 15 membros. Se a sua equipe for maior tem opções de planos pagos.

2 – Basecamp

Uma ferramenta que se tornou bastante popular devido ao fato de concentrar diversos instrumentos como criação de eventos, notas, listas de tarefas entre outros. Nessa interface é possível criar uma linha do tempo para gerir cada projeto, algo que facilita o acompanhamento do progresso do mesmo.

Usando essa função se torna possível saber como está o desempenho de cada funcionário. Apresenta status de tarefas não concluídas e permite delegar atividades bem como monitorar a execução. O software oferece 60 dias grátis, passado esse período é possível contratar um plano com condições acessíveis a sua empresa.

3 – Trello

Com uma interface prática e com diversas funcionalidades, o Trello, se tornou um dos softwares de gestão de projetos mais usados da atualidade. O gerenciamento é feito por meio de quadros em que há checklists e cartões para as diferentes tarefas. As atividades são organizadas de maneira a tornar mais simples o acompanhamento pelos diferentes integrantes da equipe.

É possível criar quadros para projetos diferentes além de adicionar imagens, comentar e até delegar tarefas para os usuários com prazos de entrega. Com esse sistema, visual inspirado na metodologia kanban, é mais fácil garantir que os membros da equipe não esquecerão suas tarefas e nem os seus prazos. O Trello possui uma versão gratuita.

4 – Dapulse

Com um layout personalizável a Dapulse é uma ferramenta de gestão de projetos que vem crescendo na preferência do público. É bastante simples de usar e oferece maior controle das atividades com um aspecto visual interessante que inclui uso de cores e inserção e atualização de status para as tarefas, assim todo mundo sabe o quanto ainda falta para a conclusão do projeto e o que precisa ser feito.

O recurso de busca do software permite encontrar dados específicos que estejam cadastrados no programa filtrando os resultados obtidos. Tem um período de teste gratuito, os planos pagos têm valores acessíveis que variam de acordo com as necessidades da sua companhia.

5 – JIRA

A interface do JIRA é semelhante ao do Trello e permite que os usuários optem entre a metodologia Kanban e SCRUM. Conta com soluções integradas para diferentes áreas tornando possível analisar o tempo em que as tarefas serão executadas criando relatórios, planejando o desenvolvimento de portfólio e realizando a integração com plug-ins diversos.

Não possui versão gratuita, contudo, tem planos com valores acessíveis e que variam conforme o tamanho da equipe que irá utilizar a interface. No começo pode parecer um pouco confuso usar esse software, mas nada que não melhore com o passar do tempo e o costume.

6 – Microsoft Project

Possui uma interface que lembra a do Excel, algo que pode ser um pouco assustador para os menos familiarizados com o software. No entanto, devo mencionar que essa é a ferramenta de gerenciamento de projetos mais usada atualmente. Tem um grande número de recursos dentre os quais estão a criação de relatórios personalizados, gestão de orçamentos, análise de cargas de trabalho e monitoramento de progressos.

Muitos gestores utilizam o recurso de recálculo de cronogramas para decidir por mudanças no decorrer do projeto. O software alerta o usuário sobre eventuais conflitos de datas e a necessidade de resolver tarefas antigas ou novas. Permite observar pontos que antes passariam completamente despercebidos. Existem versões gratuitas desse software para usar como teste, passado esse período é possível contratar planos pagos. O custo do Microsoft Project é um dos mais elevados dessa lista.

7 – Teamwork

Um software de gerenciamento de projetos que torna possível acompanhar o andamento dos projetos de maneira a saber quais as tarefas já realizadas e quais ainda estão na lista. Como permite observar o progresso geral das atividades, torna possível analisar o rendimento da sua equipe. Realiza ainda a centralização do gerenciamento dos seus clientes, colaboradores e outros contatos. Integra-se com outras plataformas como OneDrive, Gmail entre outras.

Gostou de conhecer essas 7 ferramentas de gerenciamento de projetos? Compartilhe em suas redes sociais! 

Copyright: 715110601 – https://www.shutterstock.com/pt/g/NicoElNino