Hunting em RH - O que a empresa tem a ganhar?

Hunting em RH - O que a empresa tem a ganhar?

O processo de hunting em RH pode ser o diferencial para consolidar a empresa numa posição mais competitiva no mercado através da contratação de profissionais mais qualificados para as vagas em aberto. A prática da companhia ir atrás do colaborador perfeito tem crescido, essa é uma abordagem necessária para ter em seu quadro de colaboradores os nomes de maior destaque do segmento.

O que é hunting em RH?

A tradução da palavra hunting do inglês é ‘caçar’ e refere-se ao processo em que a organização encontra e aborda o profissional de seu interesse. É o oposto do processo convencional em que os profissionais se candidatam as vagas das companhias enviando currículos. Passa a ser responsabilidade do RH definir quem são os melhores candidatos e lhes fazer propostas mesmo que já estejam contratados por outra empresa.

Por ser um processo que despende tempo, pesquisa e impacta o orçamento corporativo (em muitos casos é necessário fazer propostas que cubram os salários pagos pelo outro contratante) é fundamental fazer a escolha mais assertiva. A definição do perfil para ocupar a vaga é crucial para o sucesso dessa política de recrutamento.  O profissional de hunting precisa ter conhecimento profundo.

Como hunting em RH pode ajudar as empresas?

A contratação por meio de processo de hunting pode ser extremamente benéfico e ter seus custos diluídos com o passar do tempo e boa adaptação do profissional selecionado. Uma das grandes dificuldades que recrutadores enfrentam em seu dia a dia é receber currículos de candidatos realmente alinhados com as necessidades corporativas do momento.

Nesse quesito é mais interessante que a companhia busque pelos nomes que acredita ser mais relevantes para o seu quadro de colaboradores. Obviamente que esse complexo processo de mapeamento e negociação para contratação se mostra mais válido para cargos de alta administração. Além disso, é uma abordagem com potencial para ser bastante custosa haja vista que muitas vezes os melhores profissionais já estão empregados com bons salários precisando receber propostas verdadeiramente tentadoras.

Hunting pode evitar crises nas empresas

O processo inverso de recrutamento profissional pode ser uma estratégia impactante para o sucesso da organização em médio e longo prazo. O capital humano é o principal recurso que qualquer empresa possui, pois afinal são os profissionais que desenvolvem produtos e/ou serviços, estão na linha de frente para atender e satisfazer os clientes entre outros.

Quando não se tem equipes e principalmente líderes capacitados para cumprir essas funções os resultados geralmente se mostram desastrosos. Como já diz aquela velha máxima é melhor prevenir do que remediar então o ideal é adotar a estratégia de hunting para preencher os cargos mais importantes da companhia antes que tenha início uma crise pela falta de competências.

Capacidade de negociação

Para convencer um profissional capacitado e com sucesso a deixar seu cargo atual para assumir uma nova empreitada é essencial ter capacidade de negociação. O gestor de RH precisará ter benefícios e uma excelente proposta salarial na manga. Apostar na competitividade da remuneração é uma possibilidade, contudo, também se mostra efetivo poder oferecer flexibilidade de horário, alguns dias de home office, maior liberdade para gerenciar projetos.

Na etapa de negociação o recrutador deve investigar e descobrir quais são os desejos do colaborador de maneira a poder lhe oferecer exatamente o que deseja. Para fazer uma mudança tão brusca é necessário se sentir realmente tentado e saber que encontrará na nova empresa algo que nem de longe possui na atual.

Hunting em RH – O que a empresa tem a ganhar?

Agora que já expliquei do que se trata o processo de hunting em RH vou apresentar os principais benefícios de investir nessa estratégia.

Contratação dos melhores profissionais do mercado

Cargos estratégicos e de alta gestão demandam profissionais a altura da responsabilidade, esses indivíduos em boa parte dos casos já estão trabalhando e/ou não vão se candidatar através de anúncios de vagas pela internet. Ter um profissional de RH com perfil de hunting na equipe ajudará a encontrar e levar esses colaboradores para a sua equipe.

Redução de rotatividade em cargos estratégicos

Tem algo mais frustrante do que perceber que fez uma contratação equivocada? Para as empresas a alta rotatividade em cargos estratégicos pode representar um grande prejuízo. Além disso, entre uma contratação e outra se tem um tempo com o cargo em aberto e a necessidade de treinar o novo colaborador. Escolhendo os candidatos com mais assertividade é possível reduzir esses problemas.

Otimização do processo de recrutamento

Por ser um processo oposto ao convencional de contratação pode parecer inicialmente complexo, no entanto, consiste numa forma mais prática de seleção em médio e longo prazo. Conforme o departamento de RH for se acostumando com as atividades de mapeamento conseguirá tornar essa forma de busca e contratação mais simples que a tradicional.

Gostou de saber mais sobre hunting em RH? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais! 

 

Copyright:  1124160806 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Alexander+Supertramp