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Estratégias de Negócio

Ideias de Negócios Gourmet e Dicas Para Se Destacar no Mercado

Nos últimos anos o número de negócios que se intitulam como gourmet tem crescido, porém, antes de entrar nesse mercado é fundamental estar preparado para os desafios que ele guarda. Quando uma empresa inclui em sua descrição o adjetivo de gourmet precisa verdadeiramente oferecer produtos/serviços diferenciados, pois caso contrário se tornará alvo da descrença do seu público.

Confira ideias de negócios gourmet e 5 dicas para se consolidar nesse segmento

Abaixo listei algumas dicas para os empresários que desejam posicionar suas marcas no setor gourmet em paralelo com ideias de negócios com esse perfil.

1 – Conheça o significado atual da palavra gourmet

O conceito de gourmet se originou após a Segunda Guerra Mundial, num momento em que a economia recuperava seu fôlego e os mais abastados buscavam por experiências gastronômicas mais ricas. Nesse contexto gourmet significa uma gastronomia elaborada por especialistas no assunto. Atualmente, o significa está muito mais amplo e pode ser aplicado para produtos que não são necessariamente de alta gastronomia.

Dentre os modelos de negócios que passaram pelo processo de gourmetização podemos citar quiosques de doces como brigadeiros e até mesmo carrocinhas de cachorro-quente. A ideia de gourmet que se tem hoje em dia diz respeito a acrescentar diferenciais de qualidade para o produto e/ou para a experiência. Um método que vem dando certo em especial para empreendimentos que apostaram em pratos convencionais do dia a dia é adicionar ao preparo dos mesmos técnicas da alta gastronomia gerando um diferencial.

2 – Seja gourmet de verdade

A alcunha de gourmet é uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo em que pode fazer com que seu negócio se destaque frente aos concorrentes também pode se tornar motivo de revolta para seu público. Uma companhia que usa o adjetivo de gourmet deve prezar pela qualidade do que oferece, pois lembre-se de que os consumidores estão em busca de algo especial e se não encontrarem não terão pudores de ir as redes sociais esbravejar contra sua marca.

Devo ressaltar que não é necessariamente tão difícil criar diferenciais palpáveis que comprovem a gourmetização. Por exemplo, um empresário que trabalha com o fornecimento de marmitas pode sofisticar seu produto apostando em opções mais saudáveis, o que está sendo chamado de fitness. O mais importante é entregar aquilo que é prometido através do marketing da sua marca.

3 – Faça uma pesquisa de mercado profunda

Para abrir qualquer tipo de empreendimento é fundamental fazer uma pesquisa profunda de mercado, contudo, quando o objetivo é se posicionar como uma opção gourmet do seu segmento é válido focar em quais os diferenciais que seus concorrentes diretos e indiretos não conseguem atender.

A gourmetização é um fenômeno que ganhou força pelo desejo dos consumidores de ter atendimento personalizado e acesso a algo de mais qualidade sem necessariamente pagar muito mais por isso. Para ficar mais claro vou dar um exemplo prático, os açougues gourmet ou boutiques de carne oferecem para os apaixonados por carne vermelha acesso a cortes que não são encontrados em supermercados além de em muitos casos dar dicas de como prepará-los.

4 – Aposte em toques de sofisticação

Quando o assunto é gourmetização não tem como ficar no lugar-comum dos insumos, mesmo que se trate de uma hamburgueria é essencial que os clientes tenham opções diferenciadas no cardápio como maionese trufada, por exemplo. A quebra que o sofisticado cria no convencional é o que torna toda a ideia por trás do gourmet tão relevante.

Observe que ao se definir como uma marca que oferece algo com mais valor agregado que seus concorrentes a sua empresa precisa ter pelo menos um ponto de sofisticação para explorar. Contudo, jamais se deve sobrepor a necessidade de insumos mais caros ao sabor ou resultado final. Se a combinação do seu produto original não fica excelente com o insumo caro é essencial tentar outras apostas. O consumidor não perdoa o que pode ser entendido como algo forçado.

5 – Atendimento gourmet

Mais do que ter um produto ou serviço que esteja alinhado com a denominação de gourmet é crucial que sua equipe de funcionários esteja pronta para atender corretamente os clientes. Boa parte das pessoas que estão conhecendo a sua marca podem não saber necessariamente o que significa o gourmet que está sendo usado no marketing.

A comunicação da sua marca deve levar isso em conta e abraçar o público no sentido de educá-lo e atendê-lo de acordo. Os funcionários da sua empresa além de saber passar esse conhecimento precisam ser especialistas no assunto. Companhias que estão no segmento de buffets gourmet precisam saber como orientar os clientes que não sabem como escolher o cardápio para cada tipo de festa, por exemplo. O público espera que marcas gourmet entreguem mais do que está sendo prometido.

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