indice-lucratividade
Estratégias de Negócio

Índice de Lucratividade – O que é e como calcular

Todo gestor deve saber como calcular o índice de lucratividade e como interpretá-lo assertivamente compreendendo quais são os melhores projetos para levar adiante na empresa. Conhecer a capacidade da companhia de gerar lucro permite elencar as atividades mais relevantes para se consolidar futuramente no mercado. Porém, ainda é um conceito pouco disseminado entre os empresários.

Entenda o que é índice de lucratividade?

Trata-se do cálculo que permite identificar a capacidade do projeto de gerar lucros mostrando se ele é ou não uma boa opção. É uma estimativa para saber quais ideias merecem ser levadas adiante, quais precisam ser melhorados e quais planos devem ser descartados por sua grande margem de risco.

A partir do cálculo do potencial de retorno de um empreendimento fica mais simples entender se é um bom investimento ou não. O cálculo pode ser feito considerando o empreendimento como um todo ou apenas um setor. Mais do que mensurar o potencial de lucros de uma empresa, o índice de lucratividade, permite fazer um estudo mais aprofundado das estratégias a serem empregados por uma organização. É possível identificar mudanças que precisam ser feitas para que a companhia entre nos trilhos econômicos.

Como calcular o índice de lucratividade?

A seguir vou explicar como calcular o índice de lucratividade simples e o detalhado.

Cálculo do índice de lucratividade simples

Esse cálculo consiste apenas em encontrar a razão entre receita total e lucro líquido. Nessa fórmula as receitas se referem aos valores recebidos pelos produtos ou serviços da sua organização. Já o lucro líquido consiste no valor obtido descontando todos os custos, impostos e despesas. A fórmula fica assim:

IL = Receita Total / Lucro Líquido x 100 

A multiplicação por 100 facilita a interpretação dos indicadores financeiros sendo comum nesse tipo de cálculo.

Cálculo do índice de lucratividade detalhado

O cálculo simples do índice de lucratividade pode ajudar muitos empresários no dia a dia, porém, se for necessário fazer uma averiguação mais profunda do potencial lucrativo a dica é usar o cálculo detalhado. Cuja fórmula fica assim:

ILt = ∑ nt=0 FCt / (1 + i)t / I0

Nessa fórmula, são considerados o fluxo de caixa somado ao valor residual de investimento. Tudo é dividido então pelo investimento em si, trata-se de uma fórmula complexa que demanda o uso de uma calculadora científica e que é utilizado por companhias de maior porte. Alguns aplicativos de smartphone conseguem processar esse cálculo assim como as planilhas do Excel. Contar com o auxílio de um contador também é interessante.

Como interpretar o índice de lucratividade?

Agora que você conhece as duas formas de fazer o cálculo do índice de lucratividade deve estar se perguntando como descobrir se o projeto no qual se quer investir é uma boa alternativa ou não. Basicamente quando o cálculo chega a um resultado superior do que 1 significa que é recomendado uma vez que para cada R$ 1,00 de investimento haverá retorno.

Contudo, se o retorno do projeto for menor do que 1, significa que esse projeto tem potencial para prejuízos. O resultado igual a 1 indica que o projeto pode não trazer prejuízos, mas também não terá retorno. Nesse caso vale a pena considerar possíveis alterações no projeto para que se tenha mais oportunidades para lucros. Vale a pena fazer esse cálculo antes de dar início a projetos desde os mais ambiciosos até os mais simples, pois isso permite ter uma ideia mais assertiva quanto ao potencial de sucesso e retorno.

Identificando vantagens e desvantagens do cálculo de índice de lucratividade

A principal vantagem de usar esse cálculo é o fato de que a fórmula considera o dinheiro investido de acordo com o fator de tempo, o valor atual passará por transformações que precisam ser consideradas. Também é interessante para projetos que demandam desembolsos constantes. Dificilmente um projeto demandará apenas um desembolso ao longo da sua realização.

No campo das desvantagens cito a complexidade do cálculo detalhado que faz a diferença para muitas empresas e contextos, mas que exige certo conhecimento de cálculos. Contudo, com um pouco de prática fica mais simples entender como usar a calculadora científica e aprender a como fazer esse tipo de cálculo. Em caso de dúvida consulte um profissional especializado em cálculos.

Adote o cálculo do índice de lucratividade

Como mencionei ao longo desse artigo esse índice pode servir de guia para interpretar quais são os melhores projetos para se investir na sua companhia. Algumas ideias realmente parecem muito boas inicialmente, mas podem demandar muito trabalho para um retorno baixo sendo bom saber disso de antemão. Use os números como seus aliados para fortalecer a sua organização no mercado e chegar a um posicionamento mais assertivo.

Gostou de saber mais sobre o índice de lucratividade? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright: 734391004 – https://www.shutterstock.com/pt/g/NicoElNino

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

Por-que-voce-ainda-nao-domina-a-economia-de-projetos-e-como-isso-pode-estar-freando-seu-sucesso
Estratégias de Negócio

Por que você ainda não domina a economia de projetos (e como isso pode estar freando seu sucesso)

Por-que-90-das-startups-falham-licoes-fundamentais-para-empreendedore
Estratégias de Negócio

Por que 90% das startups falham – lições fundamentais para empreendedores

Dicas-de-como-prevenir-fraudes-corporativas
Estratégias de Negócio

Dicas de como prevenir fraudes corporativas

O-poder-de-transferir-conhecimento
Estratégias de Negócio

O poder de transferir conhecimento