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Estratégias de Negócio

Infoprodutos – O Que São? Como Iniciar uma Estratégia?

A internet vem ganhando cada vez mais presença no cotidiano das pessoas e muitas empresas estão utilizando ferramentas como infoprodutos para chamar atenção, coletar dados e fidelizar o seu público-alvo. O marketing mudou de abordagem com a difusão dos meios digitais, atualmente, o fornecimento de informação se tornou a chave para montar e consolidar uma boa carteira de clientes.

O Que São Infoprodutos?

Produtos digitais que têm sua base no fornecimento de informações recebem o nome de infoprodutos. Trata-se de itens que não são tangíveis e que podem ser utilizados como meio de divulgação ou coleta de dados por empresas. Os principais exemplos são e-books, videoaulas, podcasts, videoaulas, e-Magazines entre outros. O conteúdo é o foco desses produtos e dentro de uma estratégia de marketing pode funcionar como um reforço a imagem da companhia.

Como Iniciar uma Estratégia de Marketing Com Infoprodutos

A seguir vou explicar de que maneira uma estratégia de marketing é iniciada com base nos infoprodutos visando cooptar e fidelizar clientes.

Por Que Investir em Infoprodutos?

Muitas organizações têm investido na criação e distribuição de conteúdos digitais como forma de estabelecer vínculo com seu público-alvo e também coletar informações sobre o mesmo que permitem estruturar ações mais assertivas. Por exemplo, uma marca de cosméticos pode criar um e-book com dicas de maquiagem para download em seu site.

Para que os interessados tenham acesso ao conteúdo a companhia solicita o preenchimento de um formulário curto (tem que ser curto mesmo para gerar engajamento) em que coleta dados como idade e e-mail do público.

Com esses dois dados é possível segmentar essas pessoas em diferentes grupos de faixa etária e enviar e-mail marketing com destaque para os produtos que podem ser mais interessantes para elas. Além disso, conteúdos de qualidade fazem com que a sua organização seja reconhecida como formadora de opinião e principal especialista no assunto. Os consumidores valorizam a qualidade e a imagem de conhecimento que a marca possui.

Escolha do Melhor Infoproduto Para Cada Público

Antes de sair investindo na produção de diferentes infoprodutos é importante escolher as opções mais alinhadas com o perfil do seu público, pois não adianta oferecer um e-book, por exemplo, para pessoas que não tem tempo ou que preferem adquirir conhecimento por vídeos. Conhecer o público que se deseja impactar é essencial para obter bons resultados.

Conheça os Principais Tipos de Infoprodutos

Abaixo listei alguns dos principais tipos de infoprodutos com suas principais particularidades para que seja mais fácil para a sua companhia escolher aqueles que se alinham com suas expectativas de resultados.

1 – e-Books

Os produtos de maior destaque dentre os chamados infoprodutos por oferecer uma grande gama de conhecimentos a respeito de algum tema que seja relevante para o público. Esses produtos se caracterizam por contar com explicações mais aprofundadas para adicionar mais facilidade ao cotidiano de quem está procurando se aperfeiçoar em algo.

Tenha certeza de que seu público tem interesse e necessidade de um conteúdo mais profundo, pois esse é o tipo de infoproduto que dá mais trabalho para ser produzido uma vez que exige intensa pesquisa e planejamento. Deve-se considerar que não é somente o texto que merece dedicação, mas também o projeto gráfico.

2 – Whitepapers

Esse infoproduto é interessante para empresas que desejam disponibilizar conteúdo para seu público, mas que não podem ou não desejam investir no desenvolvimento de um e-book que precisará de projeto gráfico. O formato se caracteriza como um artigo mais extenso que está disponível para download e que mesmo sendo mais aprofundado não é um livro.

3 – Vídeos

O YouTube vem crescendo significativamente nos últimos anos, sendo que a profissão de youtuber já é reconhecida no mercado. O conteúdo dos vídeos se mostra mais interessante para quem tem público-alvo mais dinâmico que não tem tempo para ler um e-book, por exemplo. O relacionamento que se estabelece entre quem fornece esse conteúdo e o público impactado é mais próximo devido a presença de imagem e som.

4 – Podcasts

Os podcasts são programas de áudio previamente gravados que possuem formato semelhante ao de programas de rádio podendo ter como foco entrevistas com referências da área de atuação da companhia, informativos, narrações de histórias, debates, entre outros. Outro formato que é indicado para pessoas que tem uma rotina corrida e que desejam ficar bem informadas.

5 – Webinars

Trata-se de um formato bastante interessante para quem deseja impactar uma parcela grande do público-alvo. De maneira geral, os webinars são eventos gratuitos que tem transmissão ao vivo fornecendo conteúdos relevantes para a audiência e sem necessitar de altos custos com infraestrutura. Já existem várias ferramentas que facilitam a realização e divulgação dos webinars.

Os infoprodutos são conteúdos ofertados em formatos de fácil utilização e que caracterizam um diferencial para a sua companhia. Pense em algo que faria com que o seu público se engajasse com a sua marca.

 

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