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Integração de novos colaboradores – Qual a sua importância?

Contratar novos colaboradores ou começar a trabalhar em uma empresa é sempre um grande desafio, tanto para a pessoa que está sendo contratada; quanto para a área de Recursos Humanos (RH) da organização. Existe um caminho desconhecido a ser percorrido por ambos, que precisa de colaboração mútua para gerar bons resultados a todos os envolvidos.

É neste cenário, que se faz importante adotar a política de integração de novos colaboradores, pois assim, as chances do profissional ser bem-sucedido em suas atividades na empresa e da própria organização ter as suas demandas atendidas a contento são infinitamente maiores.

Se a sua empresa não adotou ou ainda não conhece os benefícios desta prática, confira, a seguir, a sua importância e como isso pode potencializar os seus resultados, enquanto empreendedor e empresário.

Integração de novos colaboradores – o que é?

Antes de se tornar o dono do seu próprio negócio, eu acredito que você tenha participado de alguns processos seletivos para fazer parte de alguma empresa que lhe interessava e poderia agregar valor à sua carreira, não é mesmo? Ao conquistar a vaga, o que você sentiu? Creio que deve ter sido algo muito parecido com o que seus colaboradores sentem ou sentiram no primeiro dia de trabalho em sua empresa: um pouco de medo do cenário desconhecido que tinham pela frente. Acertei?

Apesar de não eliminar por completo este medo, a integração de novos colaboradores tem como objetivo deixar claro o caminho a ser percorrido pelo novo funcionário, bem como o que se espera dele enquanto profissional. Este é um momento para apresentar a empresa, sua missão, visão, valores, cultura organizacional, bem como alinhar informações e expectativas, não só da organização para com o indivíduo, mas também o contrário, para garantir a excelência do trabalho logo em seu início.

Por que é importante?

São incontáveis os benefícios que a integração de novos colaboradores oferece às empresas que adotam esta prática em seu dia a dia. Vou me ater aqui às principais vantagens, para que você entenda um pouco mais sobre este assunto e analise maneiras de implementar este processo na sua organização. Confira:

Alinhamento com a cultura organizacional

Uma das principais, se não a principal vantagem de realizar a integração de novos colaboradores, tem a ver com o primeiro contato que eles terão com a cultura organizacional da sua empresa. É a partir deste momento, que eles saberão, de fato, como os processos dentro da organização funcionam e o que, verdadeiramente, se espera deles.

A cultura organizacional tem a ver com os comportamentos, atitudes, valores e crenças que são adotadas dentro da empresa. Ao apresentá-la ao novo colaborador, espera-se ele às incorpore ao seu dia a dia, não só enquanto profissional, mas também enquanto ser humano. Isso vai fazer com que funcionário novato reflita sobre si mesmo e analise se seus objetivos de carreira estão alinhados aos objetivos da organização.

Tendo ciência disso logo no início, o colaborador que se identifica com a cultura organizacional da empresa que está ingressando, dará o melhor de si, para realizar suas atividades com excelência e, consequentemente, alcançar os resultados que a empresa deseja de sua contribuição para se tornar ainda mais bem-sucedida.

É importante para conhecer os negócios da empresa

A crise no mercado de trabalho atual de nosso país tem feito com que muitas pessoas se candidatem a vagas de emprego, sem antes pesquisar sobre os negócios que as empresas estão inseridas e realizam. O desespero por uma recolocação é tamanho, que o profissional deseja apenas ter novamente um salário para manter-se, a cada mês.

Diante deste cenário, a integração de novos colaboradores se faz importante, para apresentar a empresa; em qual mercado ela atua, quais são os produtos e serviços que oferece; seu público-alvo, suas metas, objetivos, planejamento estratégico, entre outros elementos. A partir deste esclarecimento, o profissional se torna apto a realizar suas atividades de maneira satisfatória, pois sabe exatamente em que contexto deve atuar.

Estimula a motivação

Como empresário e empreendedor, tenho certeza que você sabe que, para obter bons resultados, é necessário contar com colaboradores motivados. O papel da integração neste sentido é mostrar aos novos funcionários o que eles têm a ganhar a partir de seu primeiro dia de trabalho na empresa.

Quando falo em ganhos, não estou me referindo a questões financeiras. Estou falando sobre as formas como a empresa vai agregar valor à carreira do profissional que está contratando. Fazendo-o enxergar isso, logo nos primeiros contatos com este novo funcionário, não só a curto, mas também em longo prazo, as chances de motivar seu novo colaborador e de extrair o seu potencial máximo, são consideravelmente altas.

A consequência disso é o alcance dos objetivos de forma mais rápida e eficaz.

Faz com que o colaborador se sinta parte integrante da empresa

A melhor maneira de fazer com que os novos colaboradores sintam-se acolhidos, logo no início de seu trabalho na empresa, é por meio da integração de funcionários. Além de ser o momento ideal para se familiarizar com os processos internos da organização, é também a hora certa para conhecer as pessoas com que se vai trabalhar e passar a maior parte do dia.

Este contato inicial com os demais colaboradores da organização, é fundamental para que o novo funcionário sinta-se mais à vontade para realizar suas atividades diárias, sem se sentir acanhado ou envergonhado por estar em um ambiente, até então, desconhecido.

Além de tudo isso, conhecer também a estrutura física da empresa, dá aos novos colaboradores, ainda mais segurança e motivação, para que façam o bom trabalho que se espera deles. Sendo assim, fazer um breve passeio, mostrando as principais áreas, como também banheiros, cozinha, sala de reunião, refeitório, entre outros, vai deixá-los ainda mais confortáveis e confiantes com o novo desafio que têm pela frente.

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