Liderança Autocrática – Características Deste Tipo de Liderança
Num contexto corporativo, em que se fala cada vez mais sobre a importância da participação dos colaboradores, se tem visto menos a liderança autocrática que centraliza as decisões e juízos de valor na figura do líder. Durante muito tempo esse perfil de liderança se destacou como um dos mais praticados no mercado e ainda hoje tem sido utilizado por algumas empresas, sendo válido compreender a sua conceituação.
O Que é a Liderança Autocrática?
Trata-se de um estilo de liderança em que o controle das decisões está nas mãos de apenas um indivíduo, o líder, que raramente solicita ou acata as opiniões e sugestões dos seus subordinados. Os líderes que assumem essa postura autocrática normalmente tomam as suas decisões com foco nas suas crenças e opiniões individuais. A principal característica desse sistema de gestão é o controle absoluto podendo em algum momento ser encarado como autoritário.
Principais Características da Liderança Autocrática
A seguir listei as características mais marcantes desse estilo de liderança.
– Subordinados não dão opinião
Num sistema de liderança autocrática os subordinados dificilmente dão a sua opinião a respeito de projetos ou decisões que precisam ser tomadas. Para que isso aconteça é necessário que o líder solicite essa contribuição.
– Centralização do poder de decisão
O líder é a figura de autoridade máxima na equipe de maneira que está nas mãos dele tomar toda e qualquer decisão. Não há abertura para que os subordinados resolvam questões relevantes seu o aval do líder.
– Desenvolvimento de método de trabalho do líder
A equipe trabalha de acordo com o método desenvolvido e aprovado pelo líder. Na liderança autocrática geralmente se tem a criação de processos para que nenhum projeto escape do que foi previamente pensado pelo líder.
– Menor delegação de tarefas importantes
Como o líder autocrático centraliza a tomada de decisões dificilmente pode delegar tarefas relevantes para os seus subordinados. Enquanto a equipe trabalha nas questões burocráticas o líder se ocupa do que é mais importante.
– Responsabilidade do líder
O líder que assume essa postura de controle total também está assumindo a responsabilidade completa pelos resultados, sejam eles bons ou ruins.
Vantagens da Liderança Autocrática
Confira abaixo a lista de vantagens que esse perfil de liderança pode oferecer para o líder que a prática.
– Menos estresse
Muitos líderes se sentem esgotados pelo estresse de não ter controle de etapas relevantes dos projetos que estão realizando, algo que desaparece com a liderança autocrática.
– Agilidade para tomar decisões
Pelo fato de as decisões serem tomadas somente pelo líder se tem mais agilidade no processo, não é necessário para o que está fazendo para consultar outras pessoas antes de dar sequência ao trabalho.
– Redução da burocracia
A partir do momento que se tem a centralização do que diz respeito à equipe na figura do líder autocrático se reduz a burocracia e a quantidade de etapas que são necessárias para concluir os projetos.
– Influência na produtividade dos colaboradores
Desde que o líder autocrático não seja uma pessoa autoritária é possível conseguir maior produtividade dos subordinados somente por estar presente e por passar a imagem de alguém que realiza grandes feitos sozinho. É natural que os membros da equipe queiram impressionar pessoas com esse perfil.
Desvantagens da Liderança Autocrática
A seguir você poderá conferir quais são as eventuais desvantagens desse tipo de liderança.
– Criação de ressentimentos na equipe
O indivíduo que decide adotar o sistema da liderança autocrática deve ter muito cuidado para não se tornar autoritário criando dessa forma um ambiente desagradável. Com o passar do tempo os colaboradores podem começar a ter ressentimentos pelo líder da equipe, o que gera problemas como queda da produtividade e alta rotatividade de funcionários.
– Redução da motivação dos membros da equipe
Como citei no início do artigo estamos num momento mais democrático do universo corporativo em que os colaboradores desejam dar as suas opiniões e contribuições para os projetos. A centralização e pouca abertura para esses diálogos pode gerar desmotivação.
– Menos criatividade para a realização dos projetos
Quando se tem a concentração de todas as decisões nas mãos de uma única pessoa é natural que se trabalhe de maneira menos criativa. Equipes que seguem outros perfis de liderança que dão maior abertura para os seus membros tendem a encontrar respostas mais completas para os problemas.
– Estresse a longo prazo
Se no curto prazo o líder se sente menos estressado por concentrar as decisões no decorrer de um tempo longo pode se sentir muito mais pressionado a resolver tudo com assertividade.
– Caos sem o líder
Se por algum motivo o líder precisar se ausentar será criado um verdadeiro caos no grupo de trabalho, afinal é ele quem decide tudo.
Liderança Autocrática é Ruim?
Ao ler o artigo é natural que você tenha ficado com uma impressão ruim a respeito desse tipo de liderança, contudo, assim como tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens. Em algumas equipes a figura de um líder forte e centralizador pode contribuir para ter resultados mais assertivos. Além disso, alguns indivíduos que têm a liderança bem desenvolvida como característica pessoal podem ter esse comportamento autocrático naturalmente.
O que você achou do perfil da liderança autocrática? Comente abaixo!