Um Empresário Deve Fazer um Curso de Liderança?

Todo empreendedor deveria fazer um curso de liderança como parte de sua capacitação para gerir um negócio. Mais do que ser um chefe é essencial saber como ser um líder que conduz sua equipe rumo a alcance das metas previamente estabelecidas. Nem todo mundo é um líder nato, mas isso não quer dizer que não seja possível se tornar uma liderança forte para os colaboradores da sua companhia.

Curso de liderança: Por que empresários devem fazer?

Acima já respondi a questão proposta pelo título do artigo, empresários devem buscar essa qualificação, mesmo aqueles que acreditam ser bons líderes, pois sempre há o que aprender. Ter um papel de liderança dentro da sua companhia significa saber como envolver os colaboradores para que eles entreguem o seu melhor em busca da construção de um empreendimento sólido.

O líder tem como funções reconhecer e fortalecer os talentos da sua equipe, saber como distribuir assertivamente as tarefas, identificar os pontos fracos do time de maneira a fortalecê-los entre outras funções vitais para um negócio. Pelo fato da liderança ser um papel complexo é essencial que seja melhor trabalhada ao longo da carreira do empresário. Além de fazer um curso de liderança indico que o empreendedor assista a palestras, leia sobre o tema e quando achar necessário passe por uma reciclagem.

O que os empresários aprendem num curso de liderança?

Além de saber por que fazer um curso de liderança é interessante saber o que será aprendido buscando assimilar as informações com o máximo de atenção possível. Abaixo você poderá acompanhar em tópicos os conteúdos ministrados nesse tipo de curso.

– Desenvolvimento de relacionamento interpessoal

O líder deve desenvolver e manter um bom relacionamento com os membros da sua equipe haja vista que deve ser capaz de identificar eventuais dificuldades contornando-as assertivamente para ter como resultado um rendimento melhor. Em cursos de liderança é possível que empresários que não tenham essa percepção possam desenvolvê-la com sucesso.

– Senso de organização

Um bom líder precisa saber como ser organizado com as suas tarefas e com a dos outros membros da equipe. Organização deve ser entendida como a capacidade de trabalhar com cronogramas e com distribuição de tarefas possíveis para os membros da equipe. Nesse ponto entra também a sensibilidade de saber ler as pessoas que trabalham com você identificando quais são mais indicadas para cada tarefa.

– Saber delegar tarefas

Talvez pareça algo simples para você, mas delegar tarefas é um ponto essencial para quem deseja ser um bom líder. A primeira questão que deve ser trabalhada diz respeito a entender que ninguém consegue fazer tudo sozinho. Esse é um problema que assombra muitos empreendedores que acreditam ter que resolver tudo sozinhos. O segundo ponto delicado é saber a quem delegar cada tarefa, como mencionei acima o líder precisa saber identificar quem é quem na equipe bem como as suas principais características.

– Capacidade de tomada de decisões com rapidez

O líder eficiente precisa saber tomar decisões rapidamente para evitar que a organização enfrente problemas, contudo, também deve ser capaz de ponderar para não tornar ainda mais complicada uma determinada situação. Não é do dia para noite que um empresário se torna consciencioso, porém, com a aquisição de conhecimento do seu setor de atuação e alguma prática em estar na posição de liderança isso se torna mais fácil.

– Ser motivador

Quando se está numa posição de liderança é crucial saber como motivar os demais a não desanimar diante das dificuldades que certamente irão surgir. Motivar não significa ser animador de torcida, mas sim saber dizer as coisas certas nos momentos mais complicados. Saiba que muitas companhias deixam de aproveitar os melhores talentos que têm em seus quadros de colaboradores por não ter uma figura de liderança empática que consiga extrair esse talento nos momentos mais decisivos.

– Uso de métricas de avaliação

Para ter certeza de que se está no caminho certo vale a pena adotar algumas métricas de avaliação. Porém, antes de colocar em prática todos os indicadores que você conhece se deve pensar como um líder identificando quais são os tópicos mais relevantes. Nem todo indicador passível de ser medido é necessariamente o melhor para definir se a equipe está ou não atingindo o sucesso. Ser líder implica em ter conhecimento sobre a companhia, seu setor e as pessoas.

Saiba escolher seu curso de liderança

Os tópicos que listei acima devem fazer parte da pauta dos principais cursos de liderança do mercado, contudo, recomendo que você faça uma pesquisa comparativa entre as opções de cursos para que possa encontrar uma que atenda às suas demandas. Há diversas instituições que oferecem esse tipo de curso, aproveite essa variedade para poder fazer uma escolha melhor para o seu momento e desejo de aprendizado.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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