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Liste os Pontos a Melhorar de Sua Empresa

Desenvolver um trabalho focado na identificação e resolução de pontos a melhorar na sua empresa, pode ser bastante positivo para o crescimento do negócio. Quando não se sabe o que há de errado com o empreendimento, fica mais difícil tomar atitudes que contribuam para um novo direcionamento. Fazer uma lista enfocando nos pontos a serem melhorados é essencial para o autoconhecimento e desenvolvimento pleno da organização.

 

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Como Identificar e Listar os Pontos a Melhorar da Empresa

A primeira coisa que preciso deixar claro é que o processo de identificação dos pontos fracos será mais completo a partir da observação dos pontos fortes que os cercam. Ter a visão do panorama completo do que está indo bem e do que está indo mal na corporação é o que permite determinar os caminhos mais assertivos a seguir.

Abaixo apresentarei alguns métodos para a criação de listas de pontos fracos que podem ser melhor trabalhados. Leia com atenção a respeito desses métodos para encontrar o que esteja mais alinhado com a sua companhia e a trajetória dela nesse momento em particular.

Lista de pontos a melhorar por áreas

O primeiro método é relativamente simples, no entanto, demanda grande capacidade observadora. Para colocar os pontos fracos no papel, visite cada setor da companhia e responda a questões como:

  •         Este setor trabalha de maneira inovadora para se distanciar da concorrência?
  •         O trabalho deste setor é decisivo para que a empresa se destaque no mercado? Por que?
  •         Há algum problema técnico? Qual? Como pode ser solucionado?
  •         Por que esta área pode ser considerada única na organização?

Essa metodologia permite identificar quais são os pontos fortes e os pontos fracos da organização. Conhecer os problemas é mais da metade da solução para os mesmos, a grande dificuldade que os gestores enfrentam está exatamente no fato de que não sabem o que está emperrando o bom andamento da empresa. Com a lista de pontos a melhorar criada, chega o momento de começar a pensar em soluções palpáveis e possíveis.

Realização de diagnóstico da situação empresarial

Outra abordagem possível para entender quais são os pontos a melhorar na sua companhia, é fazer uma análise completa da situação empresarial em que ela se encontra nesse exato momento. Algumas áreas refletem mais a situação de negócios em dia, como a de finanças e a de vendas. Quando essas duas áreas apresentam bons resultados, é um sinal de que todo o conjunto está funcionando como deveria, o que não significa que não há o que pode ser melhorado.

Porém, se ao contrário os resultados financeiros têm decaído junto com as vendas é importante ligar o sinal de alerta e buscar soluções relevantes. Uma forma de fazer uma avaliação mais assertiva é trabalhar com metas a serem batidas dentro de um prazo predeterminado. Verifique quais setores da companhia estão conseguindo os resultados e quais não chegam nem perto. Com isso, foque sua atenção na solução dos motivos pelos quais os resultados não são alcançados, bem como na maneira como os setores com melhor desempenho podem auxiliar.

Faça reuniões com as equipes

Uma das formas mais efetivas de saber quais são os pontos a melhorar da sua empresa é conversar com as equipes de diferentes setores. O mais importante nessa abordagem é deixar claro que não haverá nenhum tipo de punição ou reprimenda para quem não está conseguindo alcançar os resultados esperados. A gestão participativa prevê que haja uma troca de ideias entre os líderes da companhia e os líderes de equipe.

Todos estão jogando no mesmo time, isto é, desejam a mesma coisa, fazer com que a organização apresente crescimento e se consolide em seu mercado numa posição de liderança. Essas reuniões devem ser o mais produtivas quanto possível e criar um sentimento de união entre os colaboradores. Ter a sensação de que há um plano geral em que todos os setores têm as oportunidades para realizar os seus objetivos ajudará a fomentar a motivação.

Utilizando o Conhecimento dos Pontos a Melhorar

Independente de usar todos os métodos apresentados acima, apenas um ou uma metodologia sua, o mais relevante é saber como usar de maneira assertiva o que foi descoberto ao criar a lista. Como ressaltei acima, tão importante quanto saber o que poderia ser melhor, é saber o que já está caminhando bem, isto é, os pontos fortes da sua organização.

Relacione os principais pontos fracos e fortes a diferentes áreas da empresa e pense em estratégias para que os mesmos sejam amenizados. Ter uma reunião de dados para te ajudar a chegar às soluções pode ser bem positivo, contudo, eles precisam ser convertidos assertivamente em informações. Estabelecer indicadores para se manter de olho no decorrer do tempo pode ser essencial.

Gostou de saber como listar pontos a melhorar para a sua empresa? Então compartilhe com seus amigos empreendedores!

 

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