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Estratégias de Negócio

Marketing de Afiliados – Conheça Essa Estratégia

A estratégia de marketing de afiliados foi desenvolvida como uma forma de criar uma rede de divulgação no ambiente digital de marcas e seus produtos ou serviços. Trata-se de uma maneira efetiva de fazer com que a sua empresa se torne uma das mais comentadas nas redes especialmente dentre o seu público-alvo. Para utilizar essa modalidade de marketing com o máximo de sua potencialidade é essencial conhecer todos os meandros.

O Que é Marketing de Afiliados?

Basicamente essa estratégia consiste em realizar esforços publicitários da sua marca ou produtos por meio dos chamados afiliados que são geralmente usuários populares de redes sociais, donos de blogs e sites de opinião, produtores de conteúdo para a web entre outros. Atualmente, os indivíduos que têm poder junto à opinião público por meio de canais digitais recebem o nome de influenciadores.

Para que seja mais fácil de compreender é possível fazer o seguinte paralelo, é como se publicidade da sua companhia fosse terceirizada e o prestador de serviço (influenciador) tivesse o poder de alcance de uma grande mídia. A principal vantagem de utilizar essa estratégia para promover a sua organização é a de que os influenciadores, além de ter alcance, têm capacidade de persuasão.

Afiliados São Sempre Celebridades da Web?

Essa é uma dúvida que surge quando se fala a respeito de marketing de afiliados e a resposta é não. Para promover a sua empresa não é necessário contratar blogueiros que têm milhões de acessos ou YouTubers que estão na moda. O ponto mais positivo da internet é exatamente a sua segmentação, ou seja, há diversos blogs, canais, sites, entre outras mídias digitais, que têm menor alcance, mas falam diretamente com as pessoas que importam para o seu negócio, aquelas que se interessam pela compra.

Curiosidade

A estratégia de marketing de afiliados evoluiu ao longo do tempo, seu escopo surgiu no começo da década de 1990 e a Amazon foi uma das pioneiras. Obviamente que nos primeiros anos esse método era diferente por ser a internet um ambiente distinto do que temos agora. Uma das ações mais realizadas no começo do uso de afiliados era a de colocar banners em sites. Hoje em dia, as possibilidades que o marketing associado a imagem de algum nome reconhecido da web vão muito além.

Entendendo Como Funciona o Marketing de Afiliados

Agora que já expliquei o que é o conceito dos afiliados no marketing e quem são essas figuras chegou o momento de apresentar o esquema de funcionamento dessa estratégia tornando mais fácil incluí-la na rotina da sua companhia.

– Escolha dos afiliados

O primeiro passo para ter uma estratégia eficiente no ambiente digital é escolher com assertividade os afiliados da sua organização. Os influenciadores que assumirão essa tarefa devem estar alinhados com os valores e propósitos da empresa que irão representar. Ressalto que o processo de escolha não pode se basear somente na popularidade do indivíduo, deve observar se a audiência dele comporta o público-alvo que se quer atingir.

– Ações

Depois de ter feito a escolha dos afiliados da sua companhia chega o momento de pensar na criação das estratégias de divulgação dos seus produtos/serviços por meio dos canais deles. Há diferentes formas de divulgação que se caracterizam como marketing de afiliados como o uso de banners em sites (relembrando o método mais antigo), resenhas a respeito do uso do produto, vídeos promocionando a marca, fotos em redes sociais, stories nas redes sociais entre outras.

O que determina qual é a forma de divulgação mais interessante é a forma como o influenciador costuma se comunicar com seu público e a imagem que a companhia quer transmitir. Por exemplo, produtos que exijam uma descrição maior a respeito do seu modo de uso como cosméticos demandam postagens mais longas sendo mais adequado textos para blogs ou vídeos. Já no caso de itens que tenham uma comunicação mais rápida de seu formato e utilidade como roupas podem ser eficientemente divulgadas por meio de fotos ou stories.

Como o Afiliado é Comissionado?

Não existe uma única resposta para essa questão, tudo depende da negociação prévia feita entre o afiliado e a empresa. Abaixo listei as formas mais convencionais:

– Comissão Por Ação (CPA)

Sempre que um cliente em potencial clicar no link que foi disponibilizado no canal do afiliado e realizar uma ação previamente acordada entre as partes (pode ser realizar a compra, preencher um cadastro entre outras) será gerada uma comissão para o mesmo.

– Custo Por Lead Válido (CPL)

A mecânica é semelhante ao CPA, no entanto, a comissão é paga sempre que um visitante for direcionado para o site da companhia anunciante através do canal do afiliado.

– Duplo Clique (DPC)

Essa ação se caracteriza por um visitante da página que clica num link patrocinado que o leva para uma página de lista de compras em que ele dá um novo clique no site da marca anunciante.

Com o surgimento de novos tipos de parcerias é possível inclusive estabelecer um valor de publicidade paga no canal do afiliado.

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