
Método Kaizen – Gestão focando a melhoria contínua das empresas
Toda empresa tem em seu DNA a busca pelo melhor negócio, porém, fica muito mais difícil de alcançar esse objetivo se as atitudes praticadas pela organização não seguem essa mesma premissa. Pensando nisso, o Método Kaizen foi criado com o intuito de melhorar as relações entre colaboradores e a gestão empresarial visando sempre um ambiente organizacional muito mais prático, organizado e eficiente.
O que quer dizer Kaizen?
Vindo da língua japonesa, o termo Kaizen significa “mudar para melhor”. Ou seja, uma filosofia que prega pelo desenvolvimento dos seus funcionários e que tem como objetivo praticar a melhora na sua atuação dentro da empresa. Essa metodologia foi criada no século passado e ministrada mundo afora pelo professor Masaaki Imai, também autor de um livro com ensinamentos dessa filosofia de vida.
Como o método funciona?
Basicamente esse é um conjunto de práticas que podem ser aplicadas dentro da organização, tanto para colaboradores como também para a diretoria, e que visam à redução dos custos das operações e o aumento da produtividade dos funcionários. A melhoria constante, que o nome em japonês indica, significa que novos e maiores resultados surgirão todos os dias a partir dessa nova forma de gerir o trabalho. A ideia é eliminar desperdícios, administrar com eficácia os processos produtivos e, principalmente, aumentar a lucratividade do negócio.
Consequentemente, a metodologia Kaizen possui três pilares de atuação:
● Estabilidade emocional e financeira dos colaboradores;
● Ambiente de trabalho funcional;
● Clima organizacional saudável.
Uma empresa que possui esses fatores na sua administração consegue garantir melhores níveis de produção e maior crescimento em equipe. No entanto, as práticas devem ser executadas diariamente em busca da melhora constante de todos os envolvidos. Se o seu negócio está apenas com um desses pilares em andamento, a filosofia Kaizen não garante os resultados. A ideia é que todos se envolvam nessa prática e que construam, juntos, uma forma mais prática de desenvolver suas atividades e otimizar suas demandas.
Quais são os “mandamentos” da filosofia Kaizen?
Para que a metodologia Kaizen faça sentido no ambiente de trabalho, alguns pontos de atenção devem ser levados em conta e aplicados conforme a ideia do constante desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores. Conheça quais são eles:
● O trabalho coletivo sempre deve ser estimulado e valorizado por todos;
● As necessidades pessoais também são importantes;
● O funcionário é o maior bem que a empresa tem;
● A satisfação e a responsabilidade andam juntas;
● Todo e qualquer desperdício deve ser eliminado;
● O envolvimento entre todos os setores e hierarquias deve ser constante;
● É possível fazer muito com pouco (eficiência operacional);
● A transparência dos procedimentos garante o sucesso;
● A gestão visual é a principal ferramenta a ser utilizada;
● Disponibilizar orientação pessoal ajuda muito com as transições e desenvolvimentos;
● Aprende-se muito na prática e se erra também.
Como aplicar a metodologia em sua empresa?
A partir do momento que se entende como a metodologia Kaizen funciona dentro de uma organização, é importante que os responsáveis por aplicar essa sequência de ensinamentos tenham ciência da construção que isso exige e rende. Não serão resultados imediatos, mas serão duradouros. Com o intuito de que o dia seguinte sempre seja melhor que o dia anterior, todos os ensinamentos tendem a fazer cada vez mais sentido dentro da rotina dos colaboradores.
Dessa maneira, as práticas que começam de cima, dos líderes, são mais facilmente seguidas pelos demais funcionários. Um exemplo simples é o uso de papel reciclado para rascunhos ou impressões internas. Quando se nota que essa é uma ideia realmente válida, os demais passarão a se espelhar nela. Seguindo esse padrão, podem ser criados grupos que representam diferentes processos dentro da empresa para que assim todas as pessoas envolvidas se sintam parte e vejam o ambiente melhorando. Outras pequenas aplicações podem ser exemplificadas como o uso de canecas dentro do ambiente de trabalho, invés de copos plásticos; reuniões matinais que tenham como meta a atualização de todos sobre as operações da empresa; interações promovidas fora do escritório entre diferentes equipes.
Executando uma pesquisa de satisfação dentro do seu negócio já será possível mapear infinitas situações que podem vir a afetar o desenvolvimento de algum dos colaboradores. Saber as suas necessidades, buscar ajudá-lo a crescer, estimular sua equipe, todas essas são práticas que renovam a energia do time e ajudam a avaliar o desempenho do grupo. Como um dos pilares do Kaizen é que todo funcionário é importante, a ideia é que cada um deles se sinta especial e parte do todo o processo.
Hora de aplicar seus conhecimentos!
Visando melhorar ainda mais o que o seu negócio oferece, é importantíssimo antes organizar a própria casa. Prestar atenção e escutar com os colaboradores têm a dizer, os transforma em funcionários mais felizes, cheios de energia, motivados, engajados e abraçando a marca. Assim, fica muito mais fácil de encontrar formas de gerir a estrutura de forma mais completa com consciência do que é possível melhorar.