Joy – O Nome do Sucesso: O Que o Filme nos Ensina

O filme “Joy – O Nome do Sucesso” se tornou um incentivo para muitas pessoas que desejam enveredar pelo caminho do empreendedorismo, em especial para o público feminino. O longa conta a história da empresária norte-americana Joy Mangano, que revolucionou o mercado com o lançamento do “miracle mop”, que é um esfregão que torna o processo de limpeza mais fácil devido ao seu mecanismo diferenciado.

Conheça as Lições Que o Filme “Joy – O Nome do Sucesso” nos Ensina

A seguir, listei as principais lições de empreendedorismo que esse filme nos transmite ao narrar todas as peripécias que Joy Mangano enfrentou até se tornar uma das empresárias de maior sucesso dos Estados Unidos.

1 – Fique atento às dificuldades do seu dia a dia

Joy Mangano se tornou uma empresária bem-sucedida porque identificou uma dificuldade presente em seu dia a dia de dona de casa, a limpeza de alguns cômodos com os esfregões que existiam, e detectou uma oportunidade. Ela poderia ter se conformado com os problemas para fazer a limpeza, mas entendeu que poderia criar algo que mudaria não somente a sua rotina, mas a de milhares de pessoas. Até hoje o miracle mop é um produto querido por muitas pessoas.

2 – Invista em ideias em áreas do seu conhecimento

O fato de ter se tornado empreendedora numa área que era de seu conhecimento, a de produtos de limpeza, facilitou o sucesso para Joy. A partir disso chegamos à outra lição pertinente desse filme, a de que é mais válido investir em algo que dominamos do que ter que aprender tudo a respeito de um setor que não dominamos. Foi a própria Joy quem desenvolveu o esfregão no quarto da sua filha com poucos recursos, tudo graças ao conhecimento que possuía como dona de casa.

3 – Não tente usar atalhos

Quantas histórias de empreendedores que tiveram algum problema devido a ações que fugiam da ética ou que não eram lícitas conhecemos? Nesse filme temos a compreensão de que a forma como escolhemos agir no mercado se reflete no nosso sucesso ou fracasso. O empreendedor sempre tem a escolha de agir corretamente, se ele escolhe pagar horas extras “por fora”, sonegar impostos, maquiar os números da contabilidade, entre outras ações antiéticas, terá problemas em algum momento. Qualquer atitude que fuja da correção acaba sendo descoberta e tem suas consequências.

4 – Planejamento é crucial para o sucesso

Para que um negócio se fortaleça e cresça de forma saudável, é essencial que seja feito um planejamento. No longa percebemos o quanto foi difícil para Joy administrar as consequências de uma ação impulsiva, a de hipotecar a casa pela segunda vez para expandir o seu negócio. Mesmo tendo uma ótima ideia e chances reais de prosperar no mercado, é fundamental ter um planejamento que permita compreender quando é o momento ideal para investir na expansão da companhia.

Antes de dar qualquer passo, é necessário colocar na ponta do lápis os custos e os recursos que se tem. Em seguida, se deve fazer uma análise completa do momento que o empreendimento atravessa e das possibilidades do mercado consumidor. Agir impulsivamente não combina com ser bem-sucedido como empreendedor.

5 – Seja persistente

Abrir um negócio próprio não é nada fácil e, certamente, o empreendedor enfrentará situações bem complicadas, em que poderá até chegar a pensar em desistir do seu sonho. Ao longo de sua trajetória, Joy se viu diante de muitas questões burocráticas que quase levaram sua ideia a um fim precipitado. A família da empresária não acreditava na sua possibilidade de sucesso, tornando ainda mais complicado para ela se manter persistente.

Os empreendedores devem ter força para se manter blindados a descrença alheia e aos momentos de dificuldade, mas sempre aceitando a opinião de quem pode ajudar. Não desista diante da primeira barreira que surgir se você realmente tem confiança no que está desenvolvendo. O sucesso só chega depois de muito trabalho, não existe outra forma.

6 – É importante saber conversar com seu consumidor

Mesmo o esfregão criado por Joy sendo revolucionário, não vendia logo que foi lançado porque estava sendo apresentado ao público de maneira errada. A partir do momento em que a empreendedora compreendeu que a estratégia de ter um homem de terno e gravata tentando vender o produto não era correta, porque não atingia o público-alvo, chegou à solução para impulsionar as vendas.

A figura da dona de casa Joy Mangano como vendedora oficial do esfregão, permitiu que outras donas de casa – o público-alvo daquele momento – se identificasse. Comece a pensar se os problemas de vendas do seu negócio não têm ligação com a forma como a marca está sendo posicionada no mercado, muitas vezes apenas mudar o discurso já resolve.

7 – Você não precisa estar sozinho contra o mundo

Embora muitas pessoas gostem de contar como realizaram grandes feitos sozinhas, é bom dizer que dificilmente se tem êxito sem apoio de alguém que goste de você ou que acredite na sua ideia, tornando-a passível de ser realizada. Contar com o apoio de outras pessoas é essencial para chegar ao sucesso do seu empreendimento.

Se você ainda não assistiu ao filme “Joy – O Nome do Sucesso”, não perca mais tempo!

Saiba mais sobre empreendedorismo para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01