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Estratégias de Negócio

O Que é a Taxa de Conversão e Por Que Ela é um KPI Essencial Para Seu Negócio

Atualmente, é possível medir o sucesso de uma empresa observando a sua taxa de conversão, isto é, o desempenho que a mesma tem através do seu site, equipe ou até de um indivíduo isolado. Cada vez mais as companhias estão percebendo a relevância de observar a efetividade de seus diferentes pontos de inserção no mercado para encontrar os pontos fortes e fracos de suas estratégias.

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O Que é Taxa de Conversão?

Essa é uma das métricas mais relevantes para a avaliação de estratégias de marketing empreendidas por uma organização uma vez que se caracteriza pela observação dos resultados obtidos, isto é, do quanto à ação foi efetiva em termos de alcance do seu público-alvo. Não é atoa que esse KPI é também conhecido como taxa de vitória.

No setor de vendas da companhia a taxa de conversão diz respeito a quantas oportunidades foram convertidas em vendas. Uma companhia bem-sucedida é aquela que consegue obter uma taxa significativa de bons resultados em seu quadro de tentativas. A taxa de conversão é uma métrica e um KPI (Key Performance Indicators), contudo, nem todas as métricas se encaixam nesse grupo.

KPI x Métrica

Um engano muito comum é considerar que um KPI é uma métrica, embora ele tenha função de mensurar resultados não tem um conceito tão simples. Para que uma métrica seja considerada como um KPI é essencial que ela tenha um papel-chave na tomada de decisões da empresa. Em contrapartida métricas convencionais se referem apenas a algo que pode ser medido. A função dos KPIs é ajudar na avaliação do quanto uma estratégia está sendo efetiva.

Por Que a Taxa de Conversão é um KPI Relevante Para Seu Negócio?

Com o entendimento do que é um KPI fica mais fácil entender porque a taxa de conversão se tornou uma das principais bases de direcionamento das ações de marketing de diversas companhias. A evolução da tecnologia tem aberto possibilidades ímpares para mensurar os resultados de estratégias de marketing, algo que era impensável há alguns anos.

Atualmente, é possível verificar a efetividade de praticamente todas as ações digitais. Por exemplo, a companhia pode saber quantas pessoas visitaram seu site em determinada faixa de horário, quantas pessoas estão sendo impactadas pelas postagens nas redes sociais entre outros números. Com essa informação fica mais fácil direcionar os seus esforços para ações que sejam realmente efetivas. A taxa de conversão é um KPI que faz toda a diferença para a gestão de uma organização.

Analisando as Estratégias de Marketing

Dados são apenas números se não forem transformados em informação relevante e por isso tão fundamental quanto estabelecer métodos para mensuração é trabalhar em metodologias de análise. O primeiro ponto que deve ser considerado é que toda e qualquer ação de marketing deve ter uma meta predeterminada, um número x de impactados.

Ao investir na produção de conteúdo para o site da companhia, por exemplo, o gestor deve considerar quanto considera um aumento de volume de visitas relevante. Assim poderá verificar se o resultado esperado e proporcional ao investimento está sendo conseguido. Em caso negativo é importante entender em que ponto a estratégia não foi efetiva o suficiente para determinar se vale a pena trabalhar em sua restauração ou recomeçar.

Determinando o Ponto Exato do Problema

Uma forma de tornar a taxa de conversão ainda mais eficaz como métrica para a sua organização é observar em que ponto exato o público-alvo deixa de ser impactado ou não realiza a compra. Por exemplo, se a companhia percebe que tudo vai bem até a metade do processo já sabe que deve mudar parte da abordagem, mas manter o método de contato.

Já no caso de organizações que não conseguem manter a atenção do público desde o início deve ser ligado o sinal de alerta em relação a falta de efetividade das estratégias. Observar a taxa de conversão permite que as empresas tomem decisões melhores e com mais foco em resultados positivos.

Taxa de Conversão Como Apoio Para Tomada de Decisões

Tomar decisões não é fácil quando se está no comando de um negócio, porém, pode se tornar menos complicado quando se tem acesso a uma ampla gama de informações que direcionam o gestor para o caminho mais assertivo. A grande dificuldade de decidir está em não saber qual é a alternativa correta, onde não se estará pisando em falso.

A partir do momento que um KPI como a taxa de conversão demonstra onde o público-alvo é melhor impactado fica mais simples concentrar os esforços do marketing em termos de dinheiro e pessoal naquela ação específica. O bom gestor sabe utilizar os KPIs como guias para que seu esforço seja realmente eficiente.

Como a sua empresa tem observado a taxa de conversão? Comente e compartilhe o artigo com seus amigos!

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