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O Que é Ciclo de Vida do Cliente? Saiba Mais

Entender o conceito de ciclo de vida do cliente e saber como aplicá-lo ao cotidiano da sua companhia é essencial para não se manter preso em relações comerciais que não têm mais chances de prosperar. Independente dos momentos vividos com um determinado cliente e do desafio que tenha sido conquistá-lo pode acontecer do relacionamento comercial sofrer um desgaste ou ter que ser rompido pela mudança de foco de uma das partes.

Afinal, o que é ciclo de vida do cliente?

Basicamente o que se entende por ciclo de vida do cliente é uma sucessão de etapas em que se analisa a relação do consumidor com a companhia ao longo do tempo. Trata-se de uma maneira de identificar quais os sentimentos e necessidades do indivíduo em diferentes momentos da linha do tempo de relacionamento inclusive quando ele deixa de ser um perfil relevante para a organização.

O conhecimento a respeito das diferentes etapas e o entendimento de em que momento cada cliente está, permite para a companhia definir uma estratégia mais assertiva de atendimento para o mesmo. Cada situação demanda uma abordagem distinta, esse trabalho mais focado permite inclusive criar vínculos mais sólidos com os consumidores.

Ciclo de vida do cliente: Conheça as 5 etapas

Abaixo apresentarei as 5 etapas do conceito de ciclo de vida do cliente que podem ser utilizadas pela sua organização para ter melhores resultados no mercado.

1 – Conhecendo e segmentando os clientes

A etapa inicial diz respeito ao conhecimento dos hábitos dos indivíduos que compõem o público-alvo da sua empresa para que eles possam então ser devidamente segmentados permitindo uma abordagem mais pessoal. Para conseguir ter esse entendimento de quem são as pessoas que compram da sua marca é essencial responder a algumas questões que incluem:

– O que os clientes querem da sua empresa?

– Quais são as necessidades que os clientes têm?

– Quais valores eles podem encontrar nas soluções da sua organização?

As respostas para essas questões ajudará a sua organização a pensar no que pode oferecer para a satisfação dos consumidores.

2 – Prospecção de clientes

Depois de ter feito um estudo a respeito das necessidades e desejos dos componentes do seu público-alvo chega o momento de iniciar a prospecção. Essa é a etapa da conquista, a organização deve utilizar estratégias de marketing que sejam capazes de demonstrar que ela possui os diferenciais certos e que pode atender às preferências do seu público. Aproveite a difusão do marketing digital para delinear as melhores estratégias de abordagem.

3 – Rentabilize o relacionamento com o público

Após ter realizado o estudo do perfil do público e ter iniciado a prospecção chega o momento de tornar esse relacionamento rentabilizado. Basicamente se trata de ter retorno do tempo e recursos investidos para a conquista dos clientes. A divisão do público em segmentos distintos permite criar estratégias mais assertivas para cada segmento. A sua companhia precisa encontrar meios de potencializar os seus lucros pelo aumento do consumo. Trata-se de vender para os clientes que estão na etapa de fortalecimento do vínculo fidelizando-os.

4 – Retenha os clientes

Os empreendedores devem ter em mente que sai bem mais em conta reter clientes ativos do que conquistar novos clientes. Em longo prazo se mostra prejudicial para a organização ser capaz de atrair clientes, mas não mantê-los. O segredo está em ter as melhores soluções para cada etapa, essa é a maneira de fazer com que os clientes queira ficar.

Fique atento aos sinais que os clientes dão de que estão ficando descontentes com o que estão recebendo, as compras diminuem e o número de reclamações cresce. Uma dica é usar a métrica chamada de Churn Rate (Taxa de Desistência dos clientes), assim se tem o conhecimento do percentual de clientes que desiste antes de efetivar uma compra.

5 – Reconquista dos clientes

Saiba que mesmo com grandes esforços para a retenção de clientes ainda haverá uma taxa de desistência. O ideal é que a companhia considere algumas estratégias para reconquistar os clientes perdidos. Os clientes que deixaram a base da sua empresa devem ser ouvidos para que suas decisões possam ser compreendidas. O contato com esses clientes pode ajudar a entender o que não deu certo no relacionamento.

A coleta de informações deve ser usada para entender como a sua organização pode se posicionar mais assertivamente dali em diante reduzindo dessa forma a taxa de perdas de clientes. Em alguns casos os clientes que foram embora desejam apenas um atendimento mais personalizado e não estava encontrando isso na sua corporação. Ressalto que nem todo cliente perdido é passível de ser recuperado, mas sempre se pode e se deve tentar.

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