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O Que é e Como Fazer o Marketing de Serviços

O marketing de serviços tem se tornado cada vez mais relevante no mercado pelo fato de que o setor de serviços tem apresentado crescimento significativo. É importante que se tenha o reconhecimento das diferenças de promoção de produtos e serviços, as técnicas de marketing utilizadas para os primeiros não devem ser as mesmas que as empregadas para os últimos. O diálogo com o potencial consumidor é diferente.

O Que é marketing de serviços?

Vender produtos é relativamente mais fácil do que vender serviços pelo fato de que os primeiros são tangíveis enquanto os segundos oferecem experiências para os consumidores. O público tende a se deixar seduzir pelo marketing de produtos com mais facilidade porque pode tocar no que está comprando. Observando essa diferença essencial entre ambos fica bem mais simples compreender porque prestadoras de serviços demandam de um conjunto de estratégias de marketing diferenciado.

O foco das estratégias do marketing focado em serviços é explicar para o público qual é o valor agregado na experiência que está sendo oferecida. A ideia é convencer o potencial consumidor de que optar pela empresa em questão é a escolha mais assertiva que se pode fazer. Nesse campo o marketing enfrenta um desafio interessante o de trabalhar com a multiplicidade de possibilidades, ou seja, um mesmo serviço pode ser entendido de formas distintas por pessoas diferentes.

Concorrência

No escopo das ações de marketing voltadas para a promoção de serviços é importante observar a existência de uma concorrência mais eclética. Além das companhias que oferecem exatamente o mesmo que a sua há também as substitutas, isto é, aquelas que têm serviços similares – mas, não exatamente iguais e que podem atender as demandas dos consumidores.

Quando isso acontece no âmbito do marketing de produtos é mais simples comunicar ao consumidor que não deve realizar essa substituição se apoiando em questões palpáveis como a qualidade do objeto. Como serviços se caracterizam por sua intangibilidade fica mais complicado realizar esse trabalho de comunicação e aproximação com o público consumidor.

Como fazer o marketing de serviços na prática

Abaixo listei dicas de como colocar o marketing de serviços em prática no dia a dia da sua organização.

– Saiba qual é o seu ‘produto’

O ‘produto’ a que refiro nada mais é do que o resultado que a sua empresa de serviços visa entregar ao consumidor. Entender que nos serviços há produtos contidos é o primeiro passo para fazer campanhas consistentes capazes de convencer as pessoas a adquirirem o que está sendo comercializado. Por exemplo, uma organização que oferece como serviço o conserto de computadores está vendendo para seus clientes a perspectiva de ter uma máquina ‘nova’ gastando menos.

– Formação de preço

Precificar um serviço é algo mais complexo do que precificar um produto porque tem questões subjetivas envolvidas como, por exemplo, a qualificação necessária para os atendentes e o tempo que é gasto para a entrega dos resultados prometidos. Novamente destaco o desafio dos serviços concorrentes que não são exatamente iguais, pode ser que um deles seja mais barato para ser realizado. Sua empresa precisa determinar como resolver essa demanda.

– Entendimento das necessidades de praça

Para entregar os resultados esperados pelo serviço sua companhia precisa atender aos clientes pessoalmente? Ir a casa deles ou ter algum tipo de logística envolvida? A compreensão dos pormenores essenciais para a entrega dos serviços é a base para determinar de que maneira a sua marca será posicionada e se manterá operacional.

– Promoção dos serviços

Como os serviços são intangíveis é importante que no momento de fazer a divulgação dos mesmos se crie maior valor para a companhia. A promoção deve ter como foco a criação de valores agregados para os serviços ofertados. A percepção que o público tem da sua organização é o que fará com que ele adquira os seus serviços, em especial numa primeira compra em que não se tem uma experiência passada para servir de comparativo.

– Trabalho focado em processos

Como um serviço é intangível é importante criar mecanismos que ajudem a torna-lo de mais fácil compreensão pelo público. Ter um escopo de processos bem definidos em que estejam reconhecidas etapas relevantes para chegar ao resultado final é uma maneira de apresentar ao público o que ele pode esperar do que está contratando.

– Equipe bem treinada

Os colaboradores que irão atender aqueles que adquirirem os serviços da sua companhia serão a imagem dela. Dessa forma é crucial dedicar tempo e investimento ao treinamento de pessoal para que os consumidores recebam o melhor tratamento possível. Além da cortesia os colaboradores da sua empresa devem ter pleno conhecimento da execução dos serviços.

– Torne o impalpável palpável

Os serviços podem até ser intangíveis, no entanto, existem formas de torná-los mais palpáveis como, por exemplo, criar uma identidade visual forte que esteja presente em todos os meios de comunicação da organização, cartões de visita, uniformes para os atendentes entre outros.

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Créditos da Imagem: Por mrmohock – ID da foto stock livre de direitos: 1041718081

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