PDV
Vendas

O Que é PDV e Como Usar Essa Estratégia em Comércios

Saber essencialmente o que é PDV (Ponto de Venda) é determinante para quem deseja desenvolver estratégias assertivas de negócios para alavancar as vendas. Num momento em que a concorrência está cada vez mais acirrada é crucial encontrar meios de se diferenciar para atrair e manter o cliente. A partir de um olhar mais versátil para o PDV é possível criar mecanismos de conquista efetiva do cliente.

O que é PDV?

Basicamente PDV é o local em que produtos da sua marca estão expostos e a disposição dos consumidores. Para o marketing é a ‘ponte’ entre o trabalho de comunicação realizado pela companhia e o consumidor. Trata-se do local em que o indivíduo que tem potencial para ser consumidor encontra os itens da sua marca e decide se irá concretizar o desejo de compra ou não. Vale dizer que indivíduos que ainda não tiveram esse desejo de compra podem ter a vontade despertada pela atratividade do PDV.

6 Dicas de estratégia de PDV para vender mais

A melhor forma de conseguir impactar os consumidores no PDV é considerar outros elementos que fazem parte de sua jornada de compra e não somente os elementos práticos de disposição dos itens no local. O consumidor passou por uma série de momentos antes de estar ali parado diante dos seus produtos numa prateleira. A seguir listamos X dicas de estratégias para utilizar no PDV e alavancar as suas vendas.

1 – Escolha a localização correta

Para obter sucesso com as vendas é essencial que o PDV esteja localizado num lugar assertivo para atingir o seu público-alvo. A dica é antes de abrir o seu empreendimento fazer um estudo de quem é o seu público-alvo e determinar onde essas pessoas estão. Não adianta abrir uma loja de roupinhas de bebê num bairro em que quase não há crianças. Embora algumas mães possam se deslocar para realizar suas compras é fundamental que a loja tenha um público em sua região de atuação.

2 – Vitrine assertiva para o público-alvo

A vitrine é o primeiro ponto de contato entre os potenciais consumidores e a sua loja, quem passa deve ser capaz de entender que tipo de produtos encontrará nesse PDV. O lojista deve utilizar uma estratégia que permita fazer um ‘resumo’ inteligente do que vende em sua loja de maneira a chamar atenção de pessoas com perfis distintos.

Além de itens diferenciados é importante deixar em destaque o que está acontecendo naquele momento específico em termos de promoções e ofertas. Pense no que faria com que transeuntes decidissem entrar na sua loja para dar aquela olhada despretensiosa que acaba rendendo boas vendas. Crie uma identidade visual para a sua vitrine usando as cores e características da marca, não se deve pensar na vitrine como algo a parte e sim como algo que integra o todo.

3 – Ambiente interno da loja deve ser coerente

A vitrine chama atenção dos consumidores, contudo, é o ambiente interno da loja que fará com que eles desejem ou não ficar e realizar uma compra. Dentre os elementos que devem compor esse ambiente estão boa iluminação, cheiros, a decoração e a forma como os produtos são expostos no local.

Os produtos devem estar organizados de uma forma que os clientes consigam visualizá-los individualmente e no todo. Além disso, é interessante que a loja crie uma espécie de ‘roteiro’ em que o indivíduo que entra consiga ser guiado por tudo de interessante que existe lá dentro. Quanto mais o cliente conseguir compreender a lógica do ambiente sozinho mais ele irá gostar.

4 – Treinamento de pessoal

Investir no treinamento da sua equipe de vendas pode fazer uma grande diferença nos resultados das suas vendas. Os consumidores se sentem mais impelidos a realizar a compra quando percebem que o vendedor conhece plenamente o que está apresentando – pois, isso lhes passa mais segurança para fechar o negócio – e quando se sentem bem recebidos na loja. O bom atendimento resulta de uma combinação de educação, simpatia e conhecimento do que se está tentando vender.

5 – PDV alinhado com as tecnologias

As pessoas estão cada vez mais imediatistas, ou seja, desejam ter acesso a tudo no momento presente. A ideia para atender a essa demanda dos consumidores é alinhar a estratégia do seu PDV com o uso de tecnologias como a possibilidade de consultar através do site da empresa se um item que não está disponível numa unidade pode ser encontrado em outra. Ter uma resposta imediata para a sua demanda torna os clientes mais satisfeitos e eles passam a entender a sua loja como uma opção alinhada com o momento atual.

6 – Programas de benefícios

Outra forma de alavancar as vendas no seu PDV é criar mecanismos de recompensas em que quanto mais se compra mais se ganha. Os consumidores adoram ganhar pontos ou outras vantagens a cada compra que realizam. Com a adoção de um software é possível fazer o controle dessa pontuação e conceder prêmios.

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