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Estratégias de Negócio

O Que é Público Alvo e Qual a Importância de Defini-lo?

Para ter mais chances de se dar bem no mercado é crucial que o empreendedor saiba o que é público alvo e qual a relevância de fazer a sua correta definição. Saber para quem se deve tentar vender faz toda a diferença na hora de posicionar a sua empresa no mercado, afinal é bem mais fácil convencer pessoas predispostas a adquirir seus produtos de fazê-lo.

Afinal, o que é público alvo?

Compõe o chamado público alvo um grupo de indivíduos ou organizações que possuem perfil semelhante e favorável para a aquisição dos produtos ou serviços da sua companhia. Basicamente é o grupo para o qual as ações de marketing do seu negócio devem ser pensadas, os potenciais consumidores. Entendendo o conceito de público alvo fica bem fácil compreender qual é a sua importância, isto é, porque defini-lo corretamente é ponto definitivo para o sucesso de um empreendimento.

Importância de definir corretamente o público alvo

Sendo o público alvo de uma companhia o grupo de potenciais compradores de seus produtos e serviços é necessário que haja um trabalho assertivo para determinar qual o perfil mais alinhado com a proposta da organização. Algo que pode ser determinante para a falência de uma empresa é definir erroneamente o seu público alvo direcionando os esforços de marketing para indivíduos que não têm tanto interesse ou que não apresentam uma necessidade real do que está sendo ofertado.

Todo e qualquer negócio depende de que consumidores comprem seus produtos/serviços então se as vendas não conseguem suprir o mínimo necessário da companhia ela não conseguirá se manter. Além disso, outro ponto que se deve observar é a crescente segmentação pela qual o público em geral vem passando. Há alguns anos bastava dizer que um produto tinha como público pessoas entre 18 e 60 anos, um carro poderia facilmente se encaixar nessa explicação.

No entanto, num momento em que as pessoas buscam se diferenciar, tem se mostrado cada vez mais premente encontrar seu nicho específico de atuação. Quando os indivíduos percebem que uma determinada marca está trabalhando com seu foco voltado para eles têm mais desejo de adquirir seus produtos/serviços. Todo mundo gosta de se sentir especial e a sua companhia pode fazer isso sabendo trabalhar corretamente com a definição de público alvo.

Comunicação clara

Não podemos falar a respeito de relevância de determinação do público alvo para uma organização sem mencionar o impacto que isso traz para a comunicação da mesma. Basta que você faça um paralelo com a sua vida pessoal, com cada pessoa do seu convívio você conversa e se relaciona de uma forma. Isso acontece porque após algum tempo de convivência identificamos os pontos que facilitam e dificultam a manutenção de uma conversa com cada indivíduo.

O mesmo acontece com as empresas e seus públicos de interesse, sabendo qual é o perfil do público alvo a comunicação da companhia passa a ser mais clara chegando ao ponto desejado. Traçar um perfil facilita o planejamento de ações de marketing efetivas que cheguem até as pessoas que vão querer fechar negócios. Organizações que conhecem o seu público alvo tendem a usar os seus recursos com muito mais sabedoria e eficácia.

3 Dicas de como definir corretamente o público alvo da sua empresa

Agora que você já sabe qual a importância da correta definição de público alvo para o sucesso da sua organização deve estar se perguntando como fazer tal identificação. A seguir listei 3 dicas de como traçar esse perfil com assertividade.

1 – Benefícios

A primeira pergunta que se deve responder para saber quem é o público alvo em potencial da sua organização é determinar quais os benefícios que se pode obter a partir dos produtos ou serviços. Considere quais são os problemas que os produtos/serviços da sua companhia podem resolver. Sua organização oferece um produto que facilita alguma tarefa doméstica ou contribui para o emagrecimento de quem usa? Saiba responder assertivamente o que a sua marca oferece em termos de benefícios.

2 – Quem precisa de tais benefícios?

Sabendo quais são os benefícios que os produtos/serviços da sua organização oferece chega o momento de pensar em quem poderá se beneficiar verdadeiramente deles. Considere quem são os indivíduos que têm essas necessidades e quem realmente busca solucioná-las. Lembre-se que há pessoas que podem ter alguma dificuldade, mas que não buscam necessariamente resolvê-las.

3 – Públicos distintos

Outro ponto que deve ser considerado ao definir o público alvo de uma companhia é que diferentes grupos podem se interessar por suas soluções. Uma pomada para tratamento de dores musculares, por exemplo, pode ser um produto de interesse para atletas profissionais e também para jogadores de futebol amador de finais de semana.

São públicos bem diferentes entre si, mas que podem necessitar dos benefícios dos seus produtos em determinadas circunstâncias. Contar com estratégias para lidar com cada um dos públicos distintos pode facilitar conseguir aumentar as suas vendas individualmente com eles.

Gostou de saber o que é público alvo e qual a relevância de defini-lo corretamente?

 

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