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Vendas

O Que Faz um Promotor de Vendas? É Importante Ter um na Sua Empresa?

Embora seja um trabalho que oferece contato bastante próximo com os consumidores, a figura do promotor de vendas nem sempre é reconhecida por sua função e impacto na conversão do público-alvo. Certamente, você já se deparou com um profissional dessa área e nem se deu conta, o funcionário uniformizado que organiza uma prateleira específica no supermercado ou a moça simpática que oferece uma amostra de café podem ser decisivos para a escolha ou não da sua marca pelo consumidor.

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O Que um Promotor de Vendas Faz?

O foco do trabalho desse profissional no PDV (Ponto de Venda) é melhorar o relacionamento da marca com seus consumidores, de maneira a elevar a quantidade de vendas realizadas. Os recursos utilizados são variados e vão desde uma organização mais atrativa da prateleira, até a oferta de degustação ou esclarecimento de dúvidas de cunho técnico. Porém, as funções do promotor de vendas vão além daquelas referentes ao PDV.

Cabe, também, a esse profissional observar e reportar à empresa quais são as principais dificuldades de apresentação da marca no PDV, pontos que podem ser melhorados assim como as estratégias adotadas pela concorrência. Esse profissional atua como os olhos da companhia produtora no PDV, há determinadas situações que só podem ser compreendidas observando de perto.

Algumas Atividades Realizadas Pelo Promotor de Vendas

Abaixo listei com mais detalhes algumas das principais funções desempenhadas por um promotor de vendas em seu dia a dia de trabalho.

Administração do estoque e reposição de itens

Para que uma marca venda mais, é necessário que sua prateleira esteja sempre repleta de produtos e, num ponto de venda grandioso, como um supermercado, por exemplo, é função do promotor de vendas conferir e solicitar a reposição ao menor sinal de espaços vazios. Empresas que investem nesse profissional em grandes PDVs, costumam observar significativo aumento de vendas. Além disso, o promotor ainda verifica como está o estoque de itens, podendo identificar que o mesmo se esgotará antes do previsto, acelerando a chegada de mais itens.

Negociação de posição de destaque

Lojas de departamentos e supermercados oferecem uma grande variedade de itens e diversas marcas, sendo importante ter algo que destaque a sua companhia das concorrentes. Também está no escopo de atividades cotidianas do promotor de vendas negociar espaços de maior destaque dentro da loja para que a sua marca seja visualizada com mais facilidade pelo consumidor. Com certeza, você já viu num supermercado a criação de uma ilha específica de um produto que faz com que mais pessoas queiram levá-lo.

Interação com os consumidores

Promover a interação da sua marca com os consumidores no PDV é uma estratégia inteligente para converter mais vendas. Muitas vezes as pessoas não têm ideia de que podem gostar de determinado café solúvel ou que uma refeição congelada pode ficar tão saborosa, conceitos que podem ser compreendidos por meio de uma degustação.

Da mesma forma, pode ser que alguns indivíduos não adquiram determinado produto eletrônico porque não sabem como utilizá-lo e quais as suas funções, o que pode ser descoberto após uma conversa rápida com o promotor de vendas. Uma conversa pode ser o que falta chegar à conversão do consumidor.

Auxílio ao trabalho do vendedor

O promotor de vendas pode ter função de auxílio aos vendedores da loja, tendo mais conhecimento a respeito do produto para explicá-lo e podendo conceder descontos em determinadas situações. Pode ser uma forma interessante de tornar a sua marca mais próxima do público-alvo.

É Importante Para a Empresa Ter um Promotor de Vendas?

Para as marcas que comercializam seus produtos em lojas de departamento, supermercados e afins, é válido contar com esse profissional como um apoio para elevar o seu alcance ao público pretendido. Mesmo que suas concorrentes diretas não trabalhem com essa estratégia, é um investimento válido para evitar que seus produtos fiquem escondidos no estoque ou em pontos desfavoráveis dentro das lojas. O promotor de vendas pode, inclusive, passar a desenvolver ações promocionais pertinentes e alinhadas com o PDV em que está alocado por conhecer melhor o local.

No caso de ainda ter dúvidas sobre a contratação desse profissional, pode ser interessante fazer um teste analisando o montante de vendas de cada PDV antes e depois da chegada desse profissional. Obviamente que resultados significativos somente poderão ser observados mediante a contratação de profissionais que tenham perfil para essas atribuições e estejam preparados para os desafios.

Conheça a Importância da Experiência de Vendas

Quando se fala a respeito de promotores de venda, também se está falando sobre a experiência do consumidor no momento da aquisição de determinado item. Nos últimos anos, as marcas já compreenderam que isso faz toda a diferença para a fidelização do seu público-alvo, sendo esse um investimento pertinente.

Sua empresa já trabalha com promotores de venda? Deixe seus comentários abaixo!

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