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Gestão de Pessoas

O Que Fazer Quando um Colaborador Pede Aumento Salarial?

Você trabalhou e se empenhou para abrir seu negócio. Fez um processo seletivo para encontrar funcionários para trabalharem na sua empresa. Agora enfrenta um novo desafio: um pedido de aumento salarial de um funcionário. Se você tem dúvidas sobre como lidar frente a essa situação, confira as dicas a seguir.
 

O Que Considerar ao Receber um Pedido de Aumento Salarial

 
Antes de tomar a sua decisão, existem alguns pontos importantes que devem ser considerados. São eles:
 

Você pode se dar ao luxo de manter o empregado?

 
Se um funcionário pede um aumento muito alto e dá a entender que, caso o seu pedido não seja acatado, irá procurar por outro emprego, é importante que você analise se sua empresa pode “se dar ao luxo” de mantê-lo.
 
Uma empresa precisa de dinheiro para arcar com todas as suas despesas e também deve gerar lucros, portanto, o aumento não pode prejudicar a saúde financeira da organização ou mesmo causar insatisfação nos demais profissionais. Avalie com cautela o impacto que aceitar o pedido pode ter.
 

Você pode se dar ao luxo de perder o empregado?

 
Por outro lado, o empregado pode ser extremamente valioso. Mesmo que ele não ocupe um cargo que seja indispensável, pode ser alguém com um tempo considerável de casa, com um vasto conhecimento interno, colaborador de confiança e com bastante dedicação ao negócio. Permitir que todo esse conhecimento saia pela porta pode ter um preço mais alto do que o aumento salarial pedido.
 
Portanto, pense se a recusa do aumento de salário pode fazer com que o funcionário se desmotive e acabe procurando um novo emprego. Nesse ponto, você deve analisar o impacto que a falta dele pode causar.
 

Qual é a motivação por trás do pedido de aumento?

 
Este é um ponto crítico a ser considerado. Por que exatamente essa pessoa está pedindo um aumento? Será que ela realmente sente que é mal paga? Ou simplesmente não se sente como um membro valorizado da equipe?
 
É importante levar o motivo em consideração, pois existem casos em que o funcionário pede o aumento por causa de um problema pessoal, como dívidas, doença na família, a chegada de um filho, etc. Nesses casos, em especial, tenha muito cuidado caso decida dar o aumento, pois você corre o risco de receber um novo pedido sempre que um problema surgir.
 

Você está pagando um salário justo e dentro da média do mercado?

 
Obviamente, se você está pagando um salário baixo demais, precisará dar o aumento. No entanto, se você está oferecendo um salário dentro da média do mercado, o funcionário precisa ser um profissional acima da média para justificar esse pedido.
 

Sua empresa tem um concorrente?

 
Se você decidir não dar o aumento pedido pelo funcionário, é bem provável que ele vá começar a procurar emprego em outro lugar. Um dos lugares mais naturais para ele procurar uma oportunidade é em uma empresa concorrente, que faça parte do mesmo segmento, já que é no setor que ele tem experiência.
 
O que irá acontecer se esse funcionário for trabalhar para o seu principal concorrente? Obviamente ele irá utilizar no novo emprego todo o conhecimento adquirido na sua organização e isso pode incluir contatos de clientes e fornecedores, estratégias, etc. Portanto, leve essa suposição em questão ao se decidir.
 

Como Responder a um Pedido de Aumento Salarial?

 
A sua resposta vai depender do resultado da análise que você fizer levando em consideração os fatores citados acima. É importante que essa conversa aconteça de forma discreta e sem a presença de outros funcionários. Não trate desse assunto por telefone ou e-mail, pois esse é um tipo de conversa que deve ser realizada pessoalmente.
 
Não responda imediatamente, mesmo que o pedido venha do seu funcionário mais eficiente. Explique que precisa analisar calmamente o pedido para, então, tomar sua decisão. Mas não o deixe esperando eternamente, é importante dar um prazo para ele.
 
Quando chegar a hora de responder, sente-se com seu funcionário e tenha uma conversa honesta. Explique seus pontos de forma clara.
 
Se a resposta for negativa: Se após analisar todos os pontos você chegou à conclusão de que não pode ou que não é o momento para um reajuste salarial, seja sincero com ele. Explique que a empresa não tem condições de arcar com o valor naquele momento, que acredita que este não seja a hora ideal para isso ou qualquer que seja seu motivo.
 
Se a resposta for positiva: Diga o que espera dele após concordar com o aumento. Se optar por uma promoção, fale sobre as atribuições do novo cargo e veja se ele se sente preparado para tal mudança.
 

Promoção: Uma Forma Justa de Dar um Aumento de Salário

 
Salvo os casos em que você for dar um aumento para todos os funcionários, a promoção é uma forma justa de gratificar aquele profissional que vem se destacando na empresa. Se você simplesmente der um aumento para apenas um colaborador, isso poderá desmotivar o restante da equipe e causar discórdia.
 
Com a promoção o efeito pode ser o contrário. Ao ver um funcionário subindo de cargo e, consequentemente, de salário, o restante da equipe pode se sentir motivado a se esforçar ainda mais para conseguir o mesmo. É importante que haja realmente a necessidade desse cargo que o funcionário promovido irá ocupar, pois uma promoção sem necessidade apenas irá gerar um gasto desnecessário.
 
Algum de seus funcionários já pediu um aumento? Como você respondeu o pedido? Conte-me nos comentários. E caso ainda não tenha acontecido, aproveite minhas dicas, analise bem cada caso e faça a coisa certa para seu negócio e para você e seu colaborador.
 
Por fim, aproveite e compartilhe este texto em suas redes sociais e divida com outros empreendedores estas supersacadas.

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