Devo investir em Segurança Patrimonial?

Devo investir em Segurança Patrimonial?

Uma das premissas básicas para se realizar um bom trabalho e até mesmo se sentir motivado nos vários âmbitos que envolvem a vida de uma pessoa, tem a ver com a sensação de segurança que ela tem. Seja segurança nos relacionamentos, pessoais e profissionais, ou de poder exercer o direito de ir e vir, sem sofrer com assaltos ou algo parecido, são coisas que todo ser humano precisa para realizar suas atividades diárias, com prazer e satisfação.
 
Entretanto, com a onda de violência que vivemos, principalmente nas grandes cidades em nosso país, está cada vez mais complicado experimentar esta sensação de segurança, que é conceituada, inclusive, por Abraham Maslow, em sua famosa pirâmide, em que diz que todo indivíduo, tem necessidades básicas, entre elas a de sentir-se inteiramente seguro em sua residência, em seu trabalho e nos mais diversos lugares em que frequentar.
 
Por isso, a reflexão que trago hoje, refere-se à necessidade de se investir ou não em segurança patrimonial, para manter, tanto o seu ambiente empresarial, os equipamentos e móveis que você tem em sua empresa, quanto seus colaboradores, clientes e fornecedores, na mais perfeita paz e segurança. Para entender melhor sobre este tema, acompanha-me nesta leitura e confira.
 

Segurança Patrimonial: do que se trata?

 
Pensando na prevenção de possíveis danos que possam vir a impactar a sua empresa, a segurança patrimonial oferece diversos mecanismos, que podem ser implementados, para dar, tanto a você, quanto às pessoas que fazem parte da sua organização, uma sensação a mais de segurança.
 
Quando falo em segurança patrimonial, estou me referindo à uma série de medidas que são realizadas, com a finalidade de prevenir e reduzir a possibilidade de perdas e danos contra o patrimônio de uma organização, independentemente de seu porte ou segmento. Veja, a seguir, como estas medidas podem ser implementadas em sua empresa.
 
Para entender, se vale ou não a pena investir em segurança patrimonial, vou lhe explicar um pouco mais, de que forma é possível implementá-la em uma empresa. Assim, você terá as informações necessárias e saberá, de forma definitiva, se deve ou não fazer este investimento.
 

Como é realizada?

 
Basicamente, as empresas de segurança patrimonial, realizam a prevenção e redução de danos nas organizações, oferecendo serviços de vigilância 24 horas, que age contra assaltos e sequestros, por exemplo; de controle de acesso, que permite que apenas pessoas autorizadas e devidamente identificadas acessem, tanto o ambiente da empresa, quanto documentos e arquivos confidenciais, em seus sistemas; e de controle de materiais, que previne contra furtos internos, principalmente em seus estoques.
 
Tudo isso é feito, por meio de uma estrutura muito bem elaborada, que conta com material humano e também equipamentos de alta tecnologia, que garantem maior segurança às empresas e àqueles que nela trabalham. Assim, além de uma equipe devidamente treinada, como é o caso de porteiros e vigilantes, são instalados alarmes e câmeras, que permitem que seja feito todo um monitoramento do ambiente, analisando as atividades realizadas dentro da organização.
 

Motivos para investir em segurança patrimonial

 
Por mais que se trate de um custo a mais para a sua empresa, a segurança patrimonial deve ser vista como um investimento e não como mais um gasto em suas despesas. Digo isso, pois com os crescentes casos de assaltos, furtos, sequestros, entre muitas outras situações de violência, que acompanhamos diariamente nos noticiários, acredito que seja melhor manter-se prevenido, do que sofrer com os prejuízos que fatores como estes podem causar.
 
Assim, contar com câmeras de vigilância, que lhe permitam acompanhar, por meio de imagens, tudo o que acontece em sua empresa, em tempo real, ou através de gravações, dá maior tranquilidade a você, enquanto empresário e empreendedor, e também a seus colaboradores, que sabem que poderão trabalhar mais tranquilos, sem serem surpreendidos com possíveis situações de violência, como as citadas acima.
 
Outra tranquilidade que a segurança patrimonial lhe oferece, é com relação a todo o material e equipamentos guardados em sua empresa, principalmente no que diz respeito a estoque. Isso porque, existem também muitos casos de roubos e furtos realizados, infelizmente, por colaboradores mal intencionados. Neste sentido, a partir do momento que a sua organização conta com câmeras espalhadas por todos os ambientes, as chances de situações como esta acontecerem, diminuem bastante.
 
O controle de acesso, é outra garantia de segurança que este tipo de serviço oferece aos mais diversos tipos de organizações, pois ele inibe a entrada de pessoas desconhecidas e com intenções escusas nos ambientes de sua empresa. Além disso, também evita que sistemas, arquivos e documentos internos sejam invadidos por indivíduos não identificados, impedindo que, porventura, sejam roubados.
 
Veja que motivos realmente não faltam para que você comece a refletir e analisar a possibilidade de se investir em segurança patrimonial, para manter você, seus colaboradores e a sua empresa como um todo, seguros. Dessa maneira, será possível continuar oferecendo um serviço de qualidade a seus clientes e obtendo resultados cada vez mais positivos para a sua organização. Pense nisso e previna-se!
 
Agora que você conheceu um pouco mais sobre segurança patrimonial, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Lembre-se também de continuar acompanhando minhas sacadas, aqui e em meu canal no Youtube.