Aplicativo para a empresa, vale a pena investir?

Aplicativo para a empresa, vale a pena investir?

Atualmente, muitos empresários se perguntam como criar um aplicativo, pois reconhecem nessa ferramenta o acesso mais direto ao seu público-alvo. A revolução causada pela difusão dos smartphones e da internet móvel marcou um novo momento na história da comunicação empresarial. A velha máxima de “quem não é visto não é lembrado” do velho marketing permanece, contudo, as formas de estar visível mudaram significativamente.
 

Por Que Devo Investir em um Aplicativo?

 
Os aplicativos para empresa podem ter diversas finalidades, desde a construção de relacionamento com os clientes até a apresentação de produtos e serviços com a possibilidade de compra dos mesmos. Com poucos toques no seu smartphone, é possível ter informações e, até mesmo, os produtos desejados. As organizações que apostam no desenvolvimento de aplicativos se destacam em relação às suas concorrentes. Não basta mais estar apenas nas redes sociais, é necessário estar, também, na palma da mão do seu público.
 

Vantagens de Investir em um Aplicativo Para a Sua Empresa

 
Conheça as vantagens que listei abaixo de investir num aplicativo para a sua organização.
 
Fidelização da clientela: A principal vantagem do investimento em aplicativos para empesa é estar próximo aos seus clientes e ser a primeira escolha quando eles precisarem de produtos ou serviços do seu ramo de atuação.
 
Engajamento: Se as redes sociais permitem a criação de engajamento, saiba que os aplicativos têm ainda mais potencial para tal, pois estão no smartphone do público-alvo e foram baixados por sua vontade própria.
 
Construção de relacionamento: O aplicativo é uma ferramenta que permite a construção de um relacionamento sólido entre os clientes e a marca. O público-alvo verá na sua empresa a referência do mercado.
 
Facilidades que aproximam: Os aplicativos para empresas podem funcionar como um incentivo para que o público consuma mais. Pode ser por meio da criação de cupons de desconto para quem baixar, através do envio de cupons para amigos, por ofertas específicas dessa plataforma, entre outras possibilidades.
 
Público ativo na construção do atendimento: É interessante que os aplicativos tenham um espaço dedicado a ser um canal de comunicação em que o público possa dar sua opinião a respeito do atendimento e até mesmo dos produtos ou serviços.
 

Como Criar um Aplicativo Para Sua Empresa

 
Como expliquei acima, é bastante interessante para os negócios investir em aplicativos para empresa, contudo, é essencial que esse investimento privilegie uma solução efetiva para um problema do seu público-alvo. Ter um aplicativo simplesmente por ter não faz sentido, abaixo listei algumas dicas de utilidade válidas para diferentes segmentos.
 

Lojas online na forma de aplicativo

 
Está cada vez mais comum as lojas em forma de aplicativo que são mais funcionais que as lojas virtuais convencionais, estando no smartphone dos clientes. Essa é uma solução interessante para lojas do segmento de varejo. O aplicativo deve ter navegação simples, com fotos e textos descritivos dos detalhes dos produtos para que os usuários saibam exatamente o que estão levando para casa. A segurança da forma de pagamento também é essencial para que as pessoas possam usar seus cartões sem preocupação.
 

Dicas

 
O aplicativo de dicas pode se enquadrar em diferentes tipos de negócios. Uma loja de roupas, por exemplo, pode montar looks com as suas peças, dando sugestões para diferentes ocasiões, uma livraria que pode destacar informações relevantes sobre diferentes livros e autores e, até mesmo, uma agência de viagem que pode adicionar ofertas e promoções especiais de pacotes na plataforma.
 

Prestação de serviços

 
Uma solução que os aplicativos podem oferecer, que é bastante relevante atualmente, diz respeito a hora de atendimento dos prestadores de serviço. Organizações que atuam no setor de entregas, consertos ou montagem de móveis podem oferecer aos seus clientes a possibilidade de acompanhar o deslocamento dos profissionais com a indicação do horário em que eles irão passar pelo seu destino. É muito melhor do que ficar esperando o dia todo perdendo um tempo precioso em que se poderia estar sendo produtivo.
 

Reservas online

 
Nos segmentos de bares, restaurantes e hotelaria é possível apostar em aplicativos que auxiliem na realização de reservas online. Uma forma de tornar a vida do seu cliente muito mais simples, garantindo que ele saiba se há ou não mesas/quartos livres.
 
Os aplicativos para empresa focados em reservas podem, ainda, fornecer informações extras, como conferir o menu com as ofertas do dia e um serviço de delivery online. Saiba que a maioria das pessoas não gostam da ideia de ter que ligar para fazer os seus pedidos, então oferecer outra opção pode ser bastante interessante.
 

Contrate uma Empresa Profissional Para Desenvolver o Aplicativo

 
A melhor solução para companhias que desejam ter aplicativos para oferecer funcionalidades para os seus clientes é contratar uma empresa especializada na criação de aplicativos corporativos. Já existe no mercado um segmento de agências especializadas em oferecer esse serviço. Faça uma pesquisa a respeito dessas empresas para escolher a que melhor se encaixa no atendimento das suas necessidades.
 
O que você achou de saber como criar um aplicativo para a sua empresa? Deixe seu comentário!