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Empreendedorismo

Persistência – Ou Você Tem ou Não é um Empreendedor de Verdade

A persistência é um dos traços de personalidade mais importantes para quem deseja ser empreendedor, pois o sucesso é uma consequência de muito trabalho e dedicação. Quem não tem força de vontade para levantar após as primeiras quedas não conseguirá se estabelecer no mercado a longo prazo. Mesmo quem tem uma ideia incrível e com muito potencial precisa ser persistente, não será de um momento para outro que tudo dará certo.

Persistência – Palavra-chave na Vida dos Grandes Empreendedores

Quando paramos para pensar sobre as jornadas de grandes nomes do universo empresarial como Steve Jobs (fundador da Apple), Jeff Bezos (fundador da Amazon), Elon Musk (fundador da Tesla, SpaceX entre outras) e Reed Hastings (cofundador da Netflix) encontramos como ponto comum a persistência de continuar insistindo em ideias que muitos desacreditavam.

O empreendedor de sucesso não é o indivíduo que tem as melhores ideias e sim aquele que tem a capacidade de lutar pelo o que acredita. Geralmente os empresários que se destacam têm ideias que antecipam o futuro de maneira que precisam ter paciência para fazer com que os demais se contagiem por suas expectativas. As pessoas não têm ideia de que estão diante de algo que irão desejar dentro de algum tempo.

Você Provavelmente Vai Errar

Boa parte dos grandes nomes do mercado empresarial cometeu um ou mais erros em sua jornada. Nenhuma empresa nasce e se desenvolve sem que haja pelo menos uma história de algum equívoco e isso é muito positivo. Sabe quando as pessoas dizem que aprendemos com nossos erros? Elas estão certas, além de ter persistência os empresários devem ter uma visão otimista até mesmo em relação aos erros.

Quando a primeira tentativa não dá certo muitos empreendedores desistem e retornam para o mercado de trabalho. Ao fazer isso esses indivíduos demonstram que a primeira porta a se fechar foi o suficiente para colocar um ponto final em seu sonho, logo sua capacidade de luta pelo que acredita não era tão forte. Aqueles que persistem deixam claro que acreditam no que estão fazendo e utilizarão os ensinamentos como propulsor para a conquista de um lugar sólido.

Capacidade de Seguir Adiante

O número de empresas que fecham as portas antes de completar cinco anos no mercado é bastante alto e para quem pensa que essa estatística se deve somente a problemas de administração digo que não é bem assim. Algumas pesquisas acerca desse fenômeno identificam que o principal motivo para a desistência dos empreendimentos por parte dos seus fundadores é a falta de capacidade de seguir adiante.

Nos primeiros anos é natural que as companhias deem algum prejuízo ou não consigam entrar num ritmo lucrativo. Nessa etapa os erros tendem a ser mais presentes e visíveis do que os acertos. A falta de persistência para aprender com as dificuldades e encontrar oportunidades mesmo nos becos mais escuros é o que impede que muitas ideias promissoras vejam a luz do dia. Novamente ressalto o quanto é essencial ser uma pessoa otimista, pois focar nos pontos negativos da sua trajetória não ajudará a alcançar os resultados necessários.

Sempre Haverá um Próximo Passo

Ser persistente significa ter o entendimento de que sempre haverá um passo a mais a ser dado, isto é, que ainda não se chegou onde deveria. Essa forma de trabalhar é importante para se manter humilde e preparado para aprender com as mais variadas situações e não desanimar quando algo não sair como o esperado. O grande erro de muitos empreendedores é achar que tudo acontece de um momento para o outro como num filme.

Mantenha uma Atitude Positiva

Citei a palavra otimismo algumas vezes ao longo desse artigo, pois se trata da base da persistência. Uma pessoa que não consegue visualizar um futuro com algo bom dificilmente conseguirá manter o espírito preparado para superar desafios. A melhor maneira de entrar e permanecer no mercado empreendedor é ter uma atitude positiva em relação a sua empresa e ao seu método de trabalhar.

Vale dizer que otimismo não é ver o mundo com um filtro cor-de-rosa e sim saber que mesmo os momentos mais complicados terão alguma forma de se resolver. Ao adotar essa postura mais branda diante do dia a dia empresarial você conseguirá se tornar um empresário mais preparado para tomar decisões e fazer planejamentos a curto, médio e longo prazo. Estar sempre aberto para adquirir novos conhecimentos é uma forma de fortalecer a sua persistência, quanto mais sabemos mais chances temos de encontrar boas soluções.

Seja Rigoroso na Medida

O que faz com que os empresários se tornem menos persistentes ao longo do tempo é o rigor que utilizam para si mesmos. A dica final é saber determinar metas realistas para não se frustrar e ter uma forma menos rigorosa de avaliar seu próprio esforço. Temos a tendência de usarmos conosco medidas muito mais rígidas do que aquelas que usamos com os demais.

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