Plano de Marketing Cafeteria – Dicas de Como Fazer

Um bom plano de marketing cafeteria pode alavancar o seu empreendimento tornando-o uma das principais escolhas do seu público-alvo. O crescimento do setor de cafeterias fez com que a concorrência se tornasse mais acirrada demandando o investimento em pontos diferenciais para a fidelização de quem já frequenta e a captação de novos clientes. Não subestime o poder de um marketing bem realizado.

6 Dicas de como fazer plano de marketing cafeteria

Uma das questões mais relevantes para quem deseja se inserir em qualquer mercado é a de manter a sua marca viva no imaginário dos consumidores. Afinal, as pessoas só irão fazer o movimento de ir ao seu empreendimento se lembrarem que ele existe, não é mesmo? Para manter essa chama acesa na mente dos consumidores de seu interesse confira as 6 dicas de como fazer um plano de marketing para a sua cafeteria.

1 – Saiba exatamente quem são os seus consumidores

Com as ferramentas de análise que estão disponíveis hoje em dia ficou ainda mais simples saber quem são os clientes que frequentam a sua cafeteria. Essa informação é importante para saber como direcionar questões básicas como o design do interior do café, tipos de promoções mais eficientes e possíveis mudanças para alcançar mais satisfação junto aos seus clientes. Sabendo quem são os frequentadores do seu negócio é mais fácil entender como direcionar a comunicação até alcançá-los.

2 – Planejamento de marketing digital

Quando se fala em marketing atualmente é praticamente impossível não associar a ideias de presença online. Afinal, onde as pessoas estão reunidas? As redes sociais adquiriram uma força expressiva no cotidiano de quase todo mundo e dessa forma pode ser bem mais eficiente a contratação de um banner online do que mandar imprimir centenas de folders.

O marketing tradicional ainda pode trazer resultados para o seu negócio, porém, é válido ter uma estratégia digital desenvolvida com foco em chegar ao seu potencial cliente. Mais do que pensar em formas de atrair o público por meio das redes sociais é importante pensar em de que maneira se pode fazer com que as pessoas queiram permanecer no local.

Seu estabelecimento precisa ter uma localização no Instagram, por exemplo, para que os frequentadores possam fazer suas postagens marcando o lugar. Uma fanpage no Facebook pode funcionar como um meio de comunicação mais prático para quem deseja fazer uma pergunta. O Twitter pode divulgar promoções relâmpago e no LinkedIn é possível encontrar os melhores profissionais.

3 – Investimento na fachada e interior do estabelecimento

O ambiente físico do seu café também precisa ser interessante para chamar atenção do público e essa dica está intimamente ligada à primeira da lista. Com o conhecimento de quem se interessa pelo seu estabelecimento se torna mais simples identificar qual o melhor estilo visual para a fachada e para a decoração interna.

As pessoas somente irão querer frequentar uma cafeteria em que se sintam a vontade para serem elas mesmas. A estruturação interna deve atender as demandas de quem vai ao local com seus amigos e familiares. Fique atento especialmente a maneira como as mesas e cadeiras estão dispostas no ambiente para que os clientes que estão indo pela primeira vez desejem retornar.

4 – Invista em colaboradores qualificados

O atendimento oferecido aos seus clientes faz parte do marketing da sua cafeteria, pois dele depende que os clientes tenham vontade de retornar. Além de contratar o maior número de pessoas com experiência prévia ofereça treinamentos constantes para que todos os funcionários estejam sempre motivados a fazer o seu melhor. Há muitos casos em que clientes deixaram de frequentar um determinado estabelecimento pelo simples fato de que se sentiram mal atendidos.

5 – Compreenda a importância da experiência do cliente

Hoje em dia muito se fala em experiência do cliente como algo relevante e realmente é um ponto delicado que deve ser observado pelos gestores de negócios de todos os segmentos. Tendo seguido as dicas anteriores você já terá dado alguns passos rumo a satisfação de quem frequenta a sua cafeteria, o ambiente agradável e o bom atendimento. A oferta de brindes em algumas situações pode fazer com que os frequentadores se sintam mais valorizados.

6 – Tenha um programa de fidelidade

Pegando um gancho na dica anterior é interessante criar um programa de fidelidade para que seus clientes recebam contrapartidas ao se tornarem frequentadores assíduos da sua cafeteria. Antes que você pense que precisa de um sistema complexo para o estabelecimento de um programa desse tipo em seu estabelecimento saiba que na verdade não.

A distribuição de cartões que recebem carimbos a cada consumo para que eventualmente deem direito a um brinde como um café grátis ou um biscoito já resolve. Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais empolgadas com a possibilidade de receber um retorno do seu consumo.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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