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PPR: Entenda como elevar o patamar da empresa

Receita, volume de vendas e satisfação do cliente são algumas das preocupações presentes na rotina dos empreendedores. Em meio à busca destes resultados, os líderes acabam focando os seus esforços nas áreas de Vendas e Marketing, Contabilidade, relacionamento com os fornecedores e esquecem de um ponto fundamental no processo de crescimento do negócio: a gestão. A empresa é feita de processos e existem pessoas atrás de procedimentos. Portanto, para obtermos bons resultados a ponto de elevar o patamar do negócio, é importante saber relacionar ambas as partes. A integração dos pilares Pessoas engajadas e Processos inteligentes é uma combinação infalível para gerar Resultados Crescentes.

O modelo de gestão PPR é uma filosofia onde o empreendedor e o empresário trabalham para conseguir um cenário de Pessoas engajadas e Processos Inteligentes que gere Resultados Crescentes. Como o desempenho de uma empresa depende de seus colaboradores e suas formas de trabalho, a identificação dos pontos chaves desses dois aspectos é necessária para elevar o patamar da empresa. “Com o modelo de gestão PPR conseguimos enxergar como os fatores humanos e operacionais da empresa estão se desenvolvendo e dessa forma, interferir estabelecendo novos caminhos. Neste modelo de gerenciamento, um funcionário vai receber as condições necessárias para ter motivação no trabalho e entregar um ótimo resultado. Erros em processos não passarão em branco”, explica Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas.

Em uma organização, os funcionários são um fator fundamental. Por isso, um dos pilares do PPR se refere a eles. É importante tomar decisões para que o time de colaboradores seja composto por pessoas engajadas com a missão, valores e objetivos da companhia. “Pessoas comprometidas são capazes de coisas incríveis. Produzem mais e deixam os seus clientes satisfeitos. É necessário existir pessoas comprometidas com pessoas e trabalhando para pessoas, afirma Marques.

Ainda de acordo com o mentor, os indicadores de desempenho em relação a pessoas que os líderes devem levar em consideração são o clima organizacional, turnover, rotatividade, engajamento, capacidade e satisfação. O ideal é criar um ambiente de trabalho que favoreça o desenvolvimento de seus colaboradores, apresentando lideranças inspiradoras, processos claros e atividades compatíveis aos seus potenciais.

Por sua vez, os Processos inteligentes organizam a rotina dos funcionários e da companhia, o que resulta em diretrizes e políticas de qualidade mais claras. Neste momento, é importante implantar a cultura e os valores da empresa. “Este pilar é necessário porque se você está desenvolvendo uma atividade, mas não sabe exatamente como está fazendo, ela se torna ineficiente. Se você vai contratar um colaborador, mas não sabe para qual cargo e nem o salário, a entrevista não terá efeitos positivos. Você corre o risco de admitir alguém não qualificado para a função”, diz Marques. Dois exemplos de indicadores que mostram se os processos estão eficientes são os operacionais e as reclamações de clientes.

O terceiro pilar refere-se aos Resultados Crescentes. Para aumentá-los é necessário analisar como estão as taxas de recompra e conversão, a satisfação dos clientes, o volume de vendas, as receitas e as despesas.

“ Para elevar o patamar da empresa, o principal conhecimento que os gestores precisam ter é que o lucro é fruto da qualidade do trabalho das pessoas e da efetividade dos processos. Afinal, estas são as duas bases que formam a companhia”, revela o mentor de pequenas e médias empresas.

Sobre Marcus Marques

Empreendedor, autor, publicitário com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicologia Positiva e Coaching e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e pela Ohio University. Possui formação e certificação multidisciplinar em PNL, Liderança, Marketing Digital, Empreendedorismo, Modelo de Gestão Disney, Perfis Comportamentais (DISC), Andragogia e Treinamento Comportamental. É mentor e coach de donos de pequenas e médias empresas e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, a maior empresa de Coaching & Desenvolvimento Humano do Brasil.

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