O que é PR Marketing?

PR Marketing: O Que É e Como Implementar efetivamente na sua estratégia de negócios

PR Marketing, também conhecido como Relações Públicas ou Assessoria de Imprensa, é uma estratégia de marketing cujo foco é o engajamento e a construção de relacionamentos duradouros com o público. Longe de ser apenas uma estratégia de publicidade tradicional, o PR Marketing desempenha um papel vital no sucesso de qualquer negócio, grande ou pequeno.

O que é PR Marketing?

O termo PR Marketing oriunda do termo em inglês “Public Relations Marketing”. No Brasil, é conhecido como Assessoria de Imprensa. O objetivo do PR Marketing é agir como um verdadeiro jornalista, oferecendo aos veículos de comunicação ideias de pautas e assuntos que possam ser utilizados em suas colunas, que estejam alinhados com o negócio. Essa estratégia inclui canais online e offline.

Como funciona o PR Marketing?

As empresas que já possuem uma estratégia de marketing de conteúdo em andamento costumam implementar PR Marketing naturalmente, entrando em contato com outros blogs e sites de conteúdo, oferecendo-se para fazer guest posts ou apresentando uma seleção de posts já prontos que gostariam de replicar.

Entretanto, para a maioria das empresas tradicionais no Brasil, isso é feito através da contratação de uma empresa especializada em PR Marketing. Essas empresas costumam ser fundadas por jornalistas que já trabalharam em grandes veículos de comunicação e, portanto, agregam valor ao serviço, conhecendo os jornalistas responsáveis e o tipo de abordagem que preferem seguir.

Pontos Fortes do PR Marketing

  • Possibilidade do seu conteúdo alcançar grandes massas
  • Quando eficaz, o valor por alcance é mínimo
  • Complementa bem as estratégias digitais ao fortalecer os backlinks

Pontos Fracos do PR Marketing

  • Difícil de obter excelentes resultados quando feito por conta própria (conhecer os jornalistas faz uma grande diferença)
  • O produto precisa ser chamativo e inovador
  • O custo fixo das assessorias de imprensa muitas vezes não compensa

Como maximizar o PR Marketing

Embora implementar uma estratégia de PR Marketing não seja garantia de sucesso, existem algumas considerações que você deve ter em mente para maximizar seus resultados:

1.   Conheça o seu público: É fundamental saber quem é o seu público-alvo para direcionar adequadamente seus esforços de PR.

2.   Conheça os valores do seu produto/serviço: Da mesma forma, se você não sabe o que atrai o seu cliente, mesmo que consiga aparecer em algum canal, isso será infrutífero.

3.   Selecione os canais com cuidado: Na estratégia de PR, mais nem sempre é melhor. Focar nos canais que se comunicam especificamente com seus clientes gera valor para todos.

4.   Crie relações: Ser o fundador ou sócio da empresa faz toda a diferença para os jornalistas. Não tente usar os jornalistas apenas como um instrumento de marketing, mas também crie uma relação com eles.

5.   Evite grandes custos fixos por longos períodos: Normalmente, as empresas de assessoria recebem um valor fixo e querem contratos longos. No entanto, se você ainda não tem experiências positivas com PR, tente evitar contratos longos para que você possa testar se essa estratégia é para você.

6.   Avalie o retorno: Tente se esforçar para ter algum tipo de análise, seja através de um link específico divulgado, um cupom ou uma promoção. Qualquer coisa que dê uma ideia do impacto gerado.

A diferença entre Relações Públicas e Marketing de Conteúdo

Apesar de suas semelhanças, Relações Públicas (RP) e Marketing de Conteúdo são ligeiramente diferentes. A RP foca em influenciar, engajar e construir um relacionamento com as principais partes interessadas em diversas plataformas para moldar e enquadrar a percepção pública de uma organização.

Por outro lado, o Marketing de Conteúdo tem foco na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido. Contudo, para divulgar seu conteúdo e aumentar seu alcance, os profissionais de marketing frequentemente se utilizam das táticas de RP.

Como o PR Marketing pode contribuir para a estratégia de marketing de conteúdo?

O PR Marketing pode ajudar o marketing de conteúdo de diversas formas. Aqui estão as principais razões pelas quais o marketing de conteúdo e as relações públicas devem ser realizados em conjunto:

1.   Promove a divulgação do conteúdo: Com tanta coisa sendo publicada todos os dias, até mesmo os melhores conteúdos podem facilmente passar despercebidos. Graças à divulgação do PR Marketing, é possível divulgar seu conteúdo entre jornalistas, editores, blogueiros e influenciadores relevantes.

2.   Facilita a construção de relacionamentos com influenciadores: Divulgar seu conteúdo entre jornalistas e influenciadores é ótimo, mas o PR é muito mais do que apenas enviar uma única proposta por e-mail e esperar que mais pessoas encontrem seu conteúdo.

3.   Ajuda você a se tornar um formador de opinião: A formação de opinião é um dos melhores exemplos de como RP e marketing de conteúdo podem andar juntos.

4.   Melhora sua visibilidade online: RP digital muitas vezes é chamado de o novo link building e uma importante estratégia de SEO – Off Page.

5.   Possibilita aproveitar novos canais de comunicação: Ter uma seção de notícias online para a imprensa com todos os seus comunicados para a imprensa bem otimizados pode melhorar seus esforços orgânicos de SEO.

Implementar uma estratégia de PR Marketing pode ser uma tarefa desafiadora, mas os benefícios que ela traz para o seu negócio são inegáveis. Ao conhecer o seu público, os valores do seu produto ou serviço, selecionar os canais com cuidado, criar relações, evitar grandes custos fixos e avaliar o retorno, você poderá maximizar o impacto do seu PR Marketing e ver seu negócio prosperar.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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