Propósito – Qual o Seu ao Entrar Para o Mundo Empreendedor?
Ter um propósito ao entrar no mundo empreendedor é um ponto diferencial para alcançar o sucesso. Abrir o próprio negócio exige que o indivíduo seja disciplinado, tenha determinação e conhecimento do segmento de atuação, mas apenas isso não é suficiente para alavancar uma ideia. Nos cases de empreendedorismo em que existe um propósito por trás da empresa é possível identificar um envolvimento mais profundo dos colaboradores, consumidores e investidores.
Por que o propósito é tão importante?
Delinear e executar um plano de negócios tendo um propósito sólido torna tudo mais instigante e cria mais chances de obter sucesso. O número significativo de insucessos no mercado empreendedor se deve ao fato de que muitos indivíduos não dão o devido valor a alimentar um propósito que sustente suas ideias na ânsia do retorno financeiro rápido e com menos esforço.
Quando se trabalha direcionando o seu foco somente para o faturamento comercial é muito fácil perder oportunidades de moldar a realidade a sua volta e construir um empreendimento que tenha mais significado para aqueles que se relacionam com ele. O impacto que a sua empresa terá na vida dos seus colaboradores e consumidores deve contar na hora de solidificar o seu investimento.
Compreenda o papel do seu negócio
Para quem está se perguntando como é possível ter esse tão aclamado propósito vou explicar por meio de dois exemplos, a Disney e a Apple. Os fundadores das duas companhias tinham mais do que anseios pela lucratividade quando idealizaram seus negócios. A paixão por aquilo que se faz é essencial para que o trabalho que precisa ser realizado cotidianamente não se torne algo exaustivo e vazio.
As duas empresas têm grande impacto sobre quem consome seus produtos e serviços como para quem trabalha em cada uma delas. O que estou tentando te dizer é que tire um tempo para pensar a respeito de como você deseja que sua marca interaja com seus públicos e como ela pode representar um marco na sua vida.
Certamente você já ouviu de alguém ou leu em algum lugar a frase que diz “quem trabalha com o que ama não trabalha um único dia de sua vida”. Embora ainda existam aborrecimentos, que são comuns à rotina de trabalho, se tem muito mais satisfação em trabalhar num negócio que tem propósito e isso independente do tamanho do seu empreendimento.
Negócio com propósito é negócio lucrativo
Acima citei como exemplos de negócios com propósito as empresas de Walt Disney e Steve Jobs. Essas duas gigantes do mercado são acima de tudo lucrativas, esse é um ponto essencial de abordar, pois como já está elencado nos sete mandamentos da TAM, outra companhia relevante em seu segmento, nada substitui o lucro. Estabelecer no mercado uma organização que seja capaz de mudar a realidade ao seu redor traz grande satisfação, porém, somente isso não é o bastante.
Os negócios baseados em ideais e desejos de transformação ainda são negócios que precisam se sustentar e ter saúde financeira. O empresário deve estar ciente que mesmo se tratando da realização de um sonho pessoal uma empresa deve acima de tudo gerar lucro. Somente com esse lucro será possível mantê-la operante a longo prazo e oferecer boas condições de trabalho para os colaboradores que embarcaram nessa empreitada com você.
Quem tem propósito faz planos
Um dos fatores mais importantes de destacar a respeito de ter uma empresa com propósito é que os empreendedores que estão por trás dela têm mais facilidade para traçar planos para o futuro. O propósito também diz respeito a ter pleno conhecimento de onde se quer chegar, o que se espera da companhia em termos de crescimento. Um dos motivos que faz com que muitas organizações fechem as suas portas antes de completar cinco anos no mercado é não ter uma visão de futuro.
Reflita sobre a relevância do propósito da sua companhia
Após ter lido o artigo até esse ponto você já sabe que é importante ter um propósito antes de abrir o seu negócio e se expor ao mercado. No entanto, também é necessário pensar a respeito do quanto esse propósito que a sua organização tem impacta o entorno. A ideia de construir um mundo melhor, facilitar a vida das pessoas, promover mais lazer para os consumidores entre outras se mostram propósitos fortes e que ajudam a realmente construir uma marca que não será esquecida.
O propósito que servirá de norte para o seu empreendimento deve se referir ao mundo a sua volta e não somente aos limites da organização. Ter um sonho que está sendo levado para a realidade é significativo, porém, precisa também estar pautado nas necessidades do mercado consumidor para que tenha chances reais de ser bem sucedido.
Gostou de saber mais sobre a importância de que sua empresa chegue ao mercado tendo um propósito? Compartilhe em suas redes sociais com os seus amigos!
Créditos da Imagem: Por Yunus Malik – ID da foto stock livre de direitos: 531220438