Propósito – Qual o Seu ao Entrar Para o Mundo Empreendedor?

Ter um propósito ao entrar no mundo empreendedor é um ponto diferencial para alcançar o sucesso. Abrir o próprio negócio exige que o indivíduo seja disciplinado, tenha determinação e conhecimento do segmento de atuação, mas apenas isso não é suficiente para alavancar uma ideia. Nos cases de empreendedorismo em que existe um propósito por trás da empresa é possível identificar um envolvimento mais profundo dos colaboradores, consumidores e investidores.

Por que o propósito é tão importante?

Delinear e executar um plano de negócios tendo um propósito sólido torna tudo mais instigante e cria mais chances de obter sucesso. O número significativo de insucessos no mercado empreendedor se deve ao fato de que muitos indivíduos não dão o devido valor a alimentar um propósito que sustente suas ideias na ânsia do retorno financeiro rápido e com menos esforço.

Quando se trabalha direcionando o seu foco somente para o faturamento comercial é muito fácil perder oportunidades de moldar a realidade a sua volta e construir um empreendimento que tenha mais significado para aqueles que se relacionam com ele. O impacto que a sua empresa terá na vida dos seus colaboradores e consumidores deve contar na hora de solidificar o seu investimento.

Compreenda o papel do seu negócio

Para quem está se perguntando como é possível ter esse tão aclamado propósito vou explicar por meio de dois exemplos, a Disney e a Apple. Os fundadores das duas companhias tinham mais do que anseios pela lucratividade quando idealizaram seus negócios. A paixão por aquilo que se faz é essencial para que o trabalho que precisa ser realizado cotidianamente não se torne algo exaustivo e vazio.

As duas empresas têm grande impacto sobre quem consome seus produtos e serviços como para quem trabalha em cada uma delas. O que estou tentando te dizer é que tire um tempo para pensar a respeito de como você deseja que sua marca interaja com seus públicos e como ela pode representar um marco na sua vida.

Certamente você já ouviu de alguém ou leu em algum lugar a frase que diz “quem trabalha com o que ama não trabalha um único dia de sua vida”. Embora ainda existam aborrecimentos, que são comuns à rotina de trabalho, se tem muito mais satisfação em trabalhar num negócio que tem propósito e isso independente do tamanho do seu empreendimento.

Negócio com propósito é negócio lucrativo

Acima citei como exemplos de negócios com propósito as empresas de Walt Disney e Steve Jobs. Essas duas gigantes do mercado são acima de tudo lucrativas, esse é um ponto essencial de abordar, pois como já está elencado nos sete mandamentos da TAM, outra companhia relevante em seu segmento, nada substitui o lucro. Estabelecer no mercado uma organização que seja capaz de mudar a realidade ao seu redor traz grande satisfação, porém, somente isso não é o bastante.

Os negócios baseados em ideais e desejos de transformação ainda são negócios que precisam se sustentar e ter saúde financeira. O empresário deve estar ciente que mesmo se tratando da realização de um sonho pessoal uma empresa deve acima de tudo gerar lucro. Somente com esse lucro será possível mantê-la operante a longo prazo e oferecer boas condições de trabalho para os colaboradores que embarcaram nessa empreitada com você.

Quem tem propósito faz planos

Um dos fatores mais importantes de destacar a respeito de ter uma empresa com propósito é que os empreendedores que estão por trás dela têm mais facilidade para traçar planos para o futuro. O propósito também diz respeito a ter pleno conhecimento de onde se quer chegar, o que se espera da companhia em termos de crescimento. Um dos motivos que faz com que muitas organizações fechem as suas portas antes de completar cinco anos no mercado é não ter uma visão de futuro.

Reflita sobre a relevância do propósito da sua companhia

Após ter lido o artigo até esse ponto você já sabe que é importante ter um propósito antes de abrir o seu negócio e se expor ao mercado. No entanto, também é necessário pensar a respeito do quanto esse propósito que a sua organização tem impacta o entorno. A ideia de construir um mundo melhor, facilitar a vida das pessoas, promover mais lazer para os consumidores entre outras se mostram propósitos fortes e que ajudam a realmente construir uma marca que não será esquecida.

O propósito que servirá de norte para o seu empreendimento deve se referir ao mundo a sua volta e não somente aos limites da organização. Ter um sonho que está sendo levado para a realidade é significativo, porém, precisa também estar pautado nas necessidades do mercado consumidor para que tenha chances reais de ser bem sucedido.

Gostou de saber mais sobre a importância de que sua empresa chegue ao mercado tendo um propósito? Compartilhe em suas redes sociais com os seus amigos!

Créditos da Imagem: Por Yunus Malik – ID da foto stock livre de direitos: 531220438

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01