Qual a importância da previsão de vendas para as empresas?
A área de vendas de sua empresa tem o poder de mover os seus negócios. É por meio dela que você vai gerar receita para pagar despesas, comprar suprimentos para manter a organização em pleno funcionamento e investir em novos produtos e serviços, que lhe trarão resultados ainda mais positivos, para que você obtenha sucesso, enquanto empresário e empreendedor.
Para que tudo isso aconteça, é necessário fazer uma previsão de vendas, que pode ser trimestral, semestral ou anual. Através desta projeção, você vai ter uma boa noção de quais investimentos pode fazer e também, dependendo dos números que apresentar no mercado em que atua, terá a possibilidade de atrair investidores, interessados em seus negócios e nos resultados que eles podem produzir.
Com o objetivo de que você entenda melhor a importância da previsão de vendas para a sua e para qualquer tipo de empresa, seja ela pequena, média ou grande, vou explicar um pouco mais sobre o assunto, ao longo deste artigo. Confira:
O que é previsão de vendas?
Também chamada de projeção de vendas, trata-se de uma avaliação, que fará o cálculo aproximado das vendas e do faturamento que pretende-se obter em determinado período no futuro. Esta previsão, basicamente é feita por meio da análise dos números obtidos com as vendas realizadas em meses ou anos anteriores, bem como através das tendências apresentadas no mercado de atuação da empresa. Assim, são analisados gráficos, que permitem que seja feito um planejamento de curto, médio e longo prazos.
Qual a sua importância?
Pouco valorizada por alguns empreendedores e empresários, a previsão de vendas é imprescindível, pois permite às empresas definirem as estratégias necessárias para realizar, de forma eficiente, suas vendas. Dessa maneira, será possível elaborar também as metas que a equipe vai precisar atingir, para alcançar os resultados esperados e estipulados nesta projeção.
A previsão de vendas também ajuda no desenvolvimento e crescimento da empresa, pois permite que ela obtenha resultados positivos de forma saudável e, assim, consiga lidar com suas despesas e gerar o lucro necessário para permanecer se destacando no mercado em que atua.
Além destas, existem outras razões que fazem com que a previsão de vendas tenha tamanha importância para uma empresa. Veja quais são elas:
Controle de estoque
Fazer a projeção de suas vendas, vai ajudá-lo a fazer também um controle eficiente de seu estoque. Isso porque você vai entender melhor em que precisa investir e quais compras precisa realizar para manter um número considerável de produtos prontos para atender seus clientes.
Além disso, ela evita acúmulos, contribui para a redução de custos, impedindo que se faça a aquisição de um volume desnecessário de produtos, e faz um acompanhamento e controle de vendas mais assertivo, evitando que ocorram desperdícios.
Prepara a equipe de vendas
Elaborando uma projeção de vendas eficiente, você mantém a sua equipe comercial preparada para alcançar as metas estipuladas neste planejamento. Isso é fundamental para que eles se sintam também motivados, algo essencial para os colaboradores desta área, já que é através deles que você vai obter os resultados almejados.
Elaborar ações de marketing eficientes
Marketing e vendas são áreas que andam lado a lado em uma empresa. Na sua não pode ser diferente. Neste sentido, fazer uma previsão de vendas, vai permitir que sejam elaboradas ações de marketing ainda mais assertivas e que vão auxiliar a equipe comercial a alcançar os resultados estipulados.
Em cima deste planejamento, o departamento de marketing poderá manter a empresa cada vez mais posicionada e reconhecida no mercado em que atua.
Atrair investidores
Lembre-se sempre: a todo momento existem pessoas de olho nas ações de sua empresa. Sendo assim, a partir do momento em que você apresenta os números de vendas e faturamento que deseja alcançar, seja em um trimestre, semestre ou em um ano, você passa a atrair a atenção de investidores para os seus negócios. Dessa forma, você vai obter ainda mais incentivo para fazer a sua organização continuar crescendo e se desenvolvendo.
Seja através de vendas diretas ou não, por meio desta breve leitura, foi possível perceber que realmente não há como elaborar estratégias comerciais eficientes, sem antes fazer uma previsão de vendas. De fato, motivos não faltam para se investir neste planejamento, fundamental para o sucesso dos seus negócios como um todo. Sendo assim, se você ainda não o fez, comece agora mesmo e depois compartilhe comigo os resultados.
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