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Estratégias de Negócio

Roadmap – Como fazer o mapa do desenvolvimento do seu negócio

Seguir sem muito rumo até pode ser um bom plano para um fim de semana acampando, mas é assim que você quer levar o futuro da sua empresa? Sem saber para onde ir, seguir e o que vai acontecer? Essa não parece ser a escolha mais sábia, visto que quando se quer sucesso dentro de um negócio é preciso muito estudo, planejamento e estrutura para conseguir conquistar novos ares. Então, para quem ainda não está muito ciente do que fazer em sua organização, o uso de um roadmap pode ser muito efetivo neste processo.
 

O que é um roadmap?

 
Assim como nome em inglês define, este é uma espécie de “mapa de caminhos” por onde você quer seguir e levar seu empreendimento. O empreendedor precisa ter ciência de que sem um desses fica muito mais difícil visualizar todas as etapas de crescimento que a empresa quer e precisa atingir; quais os momentos de investir em expansão ou então, para que lugar seguirá sua filial, por exemplo.
 
Na prática, esse mapa é uma forma de organizar a trajetória que o seu negócio. Por isso, deve ser feito no momento em que você idealizar seus produtos/serviços, mercado e o tipo de público que será seu real consumidor. Portanto, o roadmap ajuda a traçar uma visão geral de cada ação, das direções que ele pode tomar para crescer depois de alguns meses de trabalho e serve como uma forma de sempre antecipar os passos seguintes.
 
Essa ferramenta é muito visual e prática, pois é onde os pontos principais do que se quer para o negócio podem ser distribuídos pontualmente nesta “estrada”. Além de essa ser uma forma de vislumbrar o que virá pela frente, ele também te ajuda a analisar o que já se passou: erros, acertos e o que se pode ser melhorando no futuro.
 

Ter um produto em mente não resolve tudo?

 
Com certeza, não. Esse é só um dos pontos colocados no roadmap que agora deve seguir trilhando os próximos passos, depois de escolher qual a é a ideia central a ser executada. Para isso, devem ser colocadas nesse caminho todas as etapas que corresponderão ao processo de criação do seu MVP (Produto Minimamente Viável), ou seja, busca de recursos, de análise de público-alvo, de avaliação de feedbacks recebidos, de produção oficial do item, da busca pelo ponto de venda, o cálculo do custo por venda, e então a tão sonhada “expansão” ou então o lucro bruto.
 
Dentro do seu roadmap, não se esqueça das palavras-chave que guiarão o seu negócio até o encontro dos requisitados stakeholders. Termos incentivadores podem ajudar a mostrar o quanto você sabe do seu próprio negócio e a certeza de onde se quer chegar com ele.
 

Hora de montar o seu roadmap!

 
A real importância de um roadmap vai além, pois diz respeito tanto à visualização de todos os envolvidos em seu negócio sobre as ações futuras, como também a de um lugar onde todas as suas ideias estarão colocadas, expressadas e organizadas. Assim como o mapa de uma estrada, o seu mapa empresarial funciona para ser consultado sempre que houver alguma dúvida sobre qual o melhor caminho sua empresa deve seguir rumo ao sucesso.
 
Portanto, nessa linha do tempo deve-se priorizar o que o empreendedor tem em mente para seu negócio e tentar prever todas as variáveis de cada uma das etapas apresentadas. E, para começar, você precisa colocar a sua ideia no papel. Esse será o documento que te ajudará a mostrar o quão especial é o seu negócio e será através dele que os stakeholders serão apresentados ao seu projeto na primeira vez.
 
Depois, deve-se tirar da mente as ideias que envolvem o produto em si como forma de resolução de problemas, potenciais mudanças, lista de potencial público-alvo a ser atingido. Então, é hora de organizar de forma hierárquica todos os passos a serem seguidos aqui: objetivos da empresa, expectativas, limitações, recursos, o que precisa ser resolvido antes no seu roadmap.
 

Executando o desenvolvimento do seu negócio com sucesso

 
O roadmap é o roteiro que todos os envolvidos na sua organização devem seguir a risca, sempre com muita comunicação, inovação e busca pelo triunfo coletivo. Essa deve ser a bússola do sucesso da sua empresa, onde a todo o momento e por todos pode ser consultado já que ali está o caminho a ser seguido. Com informações reais sobre o andamento dos processos do negócio, o roadmap pode funcionar assim como um “mapa do tesouro” já que o prêmio é o crescimento da organização.
 
Uma empresa que tem um roadmap que não é seguido ou que tem colaboradores que não reconhecem o passo a passo do seu negócio; é um lugar que não tem um direcionamento para o sucesso. Sem profissionais comprometidos, sem as informações básicas sobre sua empresa, sem orientação e muito menos sem estímulos, seu empreendimento pode estar no momento errado para ter um roadmap, já que não foca em segui-lo e colocá-lo em prática.
 
Portanto, tenha sempre em mente a importância de uma ferramenta como essas para o dia a dia da sua empresa e faça dela uma aliada dos resultados e do crescimento da sua organização.

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