fofocas-na-empresa
Gestão de Pessoas

Saiba como acabar com a fofoca dentro de sua empresa

Vou lhe confessar algo: acredito que um dos piores defeitos de um colaborador é a fofoca. Digo isso porque os prejuízos que ela causa, em ambientes organizacionais, são imensos, e se não forem controlados, podem gerar situações constrangedoras em sua empresa. Por isso, é fundamental tomar medidas enérgicas para cortar, de fato, este verdadeiro mal pela raiz, pois, se você adotar uma postura omissa diante de algo como a fofoca no ambiente de trabalho, ela pode causar grandes danos, à sua imagem, à imagem da sua empresa e de seus colaboradores.
 
Neste sentido, é necessário educar os funcionários que fazem parte do seu negócio a não disseminarem a boatos, a simplesmente não dar ouvidos a qualquer disse-me-disse, e muito menos levar adiante informações não oficiais, que muitas vezes, são completamente infundadas e totalmente infrutíferas.
 
Pensando em evitar que situações como estas aconteçam e virem rotina em sua empresa, escrevi este artigo, com dicas infalíveis, que vão lhe auxiliar na hora de acabar de vez com a fofoca. Confira:
 

Tolerância zero

 
Fofocas e boatos são com ervas daninhas, se proliferam como um rastro de pólvora. Posso estar exagerando nas metáforas, mas isso é necessário para que você entenda o quanto falar da vida ou de acontecimentos que ocorreram com outras pessoas, dentro ou fora de sua empresa, é tão prejudicial, não só para você, para seus colaboradores, como, principalmente, para o seu negócio.
 
Diante de ambientes em que pessoas fofoqueiras encontram espaço para destilar todo o seu veneno, é essencial que você aja utilizando tolerância zero com estes colaboradores e também contra a fofoca em si. Não estou dizendo que você deve demiti-los, mas é preciso chamar atenção, dar feedbacks, e se for necessário, até mesmo repreendê-los, para que entendam o quanto estão se prejudicando e prejudicando a empresa como um todo.
 

A sua postura faz toda a diferença

 
A postura que você, enquanto empresário e empreendedor, figura de extrema importância para o negócio, adota diante da fofoca vai fazer toda a diferença na hora de eliminá-la de sua empresa. Digo isso, pois conheço muitos empreendedores que tomam decisões importantes, que vão afetar a vida profissional de todos, e não fazem a menor questão de comunicar ou esclarecer a situação a seus colaboradores. Isso dá margem para diversas interpretações sobre o acontecimento e faz com que seus funcionários fiquem especulando o que pode estar acontecendo nos bastidores.
 
Existe também aquele empresário que simplesmente ignora os prejuízos que a fofoca pode causar ao ambiente e ao clima organizacional e acaba até participando de sua disseminação, sem o menor pudor. É preciso tomar bastante cuidado, pois ao fazer isso, você estará legitimando atitudes semelhantes e, caso aconteçam situações desagradáveis no futuro, não poderá cobrar nada de seus colaboradores, pois você foi uma das pessoas que ajudaram a proliferar informações sem fundamento. Jamais faça isso!
 
Assim, é essencial que você preze sempre pela transparência em todas as partes, em todos os negócios e departamentos de sua empresa, pois assim, não haverá espaço para que a fofoca e os fofoqueiros se sintam à vontade para falar do que quer que seja, já que tudo está sendo feito inteiramente às claras.
 

Comece educando seus gestores

 
Os líderes e gestores que estão em sua empresa, são os principais elos existentes entre você e os demais colaboradores. Portanto, se torna essencial que eles sejam seus aliados na batalha contra a fofoca e jamais participem da disseminação de qualquer informação não oficial, seja ela sigilosa ou não. Transforme-os em verdadeiros patrulheiros, pedindo para que fiquem de olho naqueles colaboradores que costumam fofocar em excesso, para que conversem com eles e tentem, ao máximo, esclarecer tudo para que não haja brechas para a fofoca se perpetuar.
 

Mostre que não existem benefícios na fofoca

 
Provar, por A+B, que não existe benefício nenhum ao disseminar ou participar de uma fofoca, é algo que você pode fazer para eliminá-la de dentro de sua empresa. Para conscientizar sua equipe, invista em palestras, workshops e treinamentos, que mostrem exemplos claros de que fofocar só causa prejuízos, não só pessoais, como profissionais. Reforce ainda que aqueles que ficam falando mal dos outros e repassa informações que não lhe competem, serão punidos e ficarão tachados como fofoqueiros; o que pode acabar afastando não só as pessoas de sua companhia, mas também suas oportunidades de crescimento profissional na empresa.
 

Discrição é fundamental

 
A discrição é a melhor saída para não cair na tentação da fofoca. Por isso, o que eu aconselho que você faça, pratique e desenvolva em seu dia a dia é a capacidade de se tornar uma pessoa cada vez mais discreta, que não se envolve em fofocas e muitos menos as dissemina.
 
Eduque seus colaboradores para que sejam assim também, ensinando-os a realmente ignorar aquilo que não lhes diz respeito, se negando a ouvir o que o fofoqueiro tem a dizer e até mesmo o repreendendo se for necessário.
 
Em qualquer ambiente, seja ele empresarial ou não, estamos sujeitos a conviver com a fofoca, pois ainda estamos aprendendo como lidar com pessoas, com suas características e formas de ver o mundo. É por isso, que é necessário ter bastante paciência, perseverança e sabedoria para colocar todas estas dicas em prática, já que fofocar é um costume que está entranhado nos hábitos de diversos tipos de profissionais.
 
Mas, mesmo diante desta dificuldade, é importante não desistir, pois em nenhum momento eu disse que a fofoca é algo invencível. Eu confio em você e sei que vai conseguir eliminá-la totalmente de sua empresa, basta querer. Por fim, espero que você tenha gostado deste conteúdo e que continue acompanhando meus posts diários aqui em meu blog, e também em minhas redes sociais. Até a próxima!

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

profissionais-ego-inflamado
Gestão de Pessoas

Profissionais com o ego inflado – Como evitar problemas em sua empresa

O-que-e-gestao-Guia-completo-e-definitivo-para-sua-empresa
Gestão de Pessoas

O que é gestão? Guia completo e definitivo para sua empresa

Erros-de-Funcionarios-Como-Identificar-Prevenir-e-Gerenciar
Gestão de Pessoas

Mau desepenho e erros de Funcionários: Como Identificar, Prevenir e Gerenciar

reunioes-na-pandemia
Gestão de Pessoas

As reuniões não param! Dicas de programas para fazer reuniões à distância