Seguro-de-Vida-Empresarial
Colaboradores

Seguro de Vida Para Funcionários: Minha Empresa é Obrigada a Oferecer?

Muitas empresas têm dúvidas a respeito da sua obrigatoriedade de oferecer ou não o seguro de vida para seus funcionários. Em parte, isso se deve ao fato de que nem todas as empresas são obrigadas pela lei brasileira a oferecer esse benefício. No entanto, foram estabelecidas algumas convenções coletivas de diferentes setores que criam a exigência de que os empresários ofereçam o seguro de vida empresarial. Entenda melhor essa questão a seguir.
 

Seguro de Vida Para Funcionários: Quais Setores São Obrigados a Oferecer?

 
A primeira coisa que devemos dizer a respeito do seguro de vida empresarial é que ele oferece mais segurança para os funcionários e suas famílias, além de trazer benefícios para a própria empresa, como diversos incentivos fiscais. Embora seja vantajoso para toda e qualquer empresa que deseje conceder esse benefício para os seus colaboradores, existem alguns setores que têm a obrigação por lei atender essa demanda, são eles:

  • Setor hoteleiro;
  • Setor da construção civil;
  • Setor de educação (para professores e demais profissionais);
  • Setor de postos de gasolina;
  • Setor de padarias;
  • Setor de condomínios (para todos os funcionários);
  • Setor de despachantes;
  • Setor de bares e restaurantes.

 

O Que é o Seguro de Vida Empresarial?

 
Trata-se de um seguro de vida em grupo que pode ou não estar associado ao seguro de acidentes pessoais também coletivo. A empresa faz a contratação desse serviço numa seguradora, de maneira que garante proteção financeira para os seus funcionários, sócios e seus beneficiários. O seguro de vida estabelece segurança para os beneficiários, que podem ser familiares como cônjuges e filhos.
 
O objetivo de um seguro de vida é funcionar como uma proteção contra a queda no padrão de vida dos familiares que perderam o provedor da casa devido a uma doença ou acidente. O benefício do seguro permite que, pelo menos nos primeiros anos sem essa pessoa fundamental para o sustento, a família possa se reestruturar. De forma geral, a indenização do seguro de vida é entregue aos beneficiários sem burocracia e sem a exigência de um inventário.
 

Quais as Vantagens Que a Empresa Tem ao Oferecer Seguro de Vida Empresarial?

 
Como já deve ter ficado claro, o seguro de vida para os funcionários da empresa funciona como uma segurança extra para que essas pessoas trabalhem com mais dedicação e menos preocupação com o futuro de seus familiares, caso venham a faltar. Contudo, a organização que oferece esse benefício também tem uma série de benefícios que devem ser levados em conta na hora da contratação.
 

Empresa Dentro das Regras da Legislação

 
A partir do momento em que a convenção do sindicato a que pertence a sua empresa determina a necessidade do seguro de vida para os funcionários, é essencial fazer a sua contratação. Manter a sua empresa em dia com as regras estabelecidas pela legislação é uma forma de garantir incentivos fiscais e ter funcionários mais satisfeitos, assim como mais segurança para se manter no mercado por muitos anos.
 

Retenção de Talentos

 
Uma das grandes dificuldades para as empresas nos dias atuais é manter os melhores funcionários em seus quadros de colaboradores. Uma forma de conseguir essa manutenção é oferecer o seguro de vida empresarial com a adição de outros benefícios como, por exemplo, a inclusão de cobertura por acidente de trabalho, invalidez ou afastamento. Muitos funcionários permanecem nas empresas em que trabalham pela segurança que as suas famílias têm. Saber que em caso de algo inesperado as pessoas que ama estarão com o futuro garantido influencia na produtividade também.
 

Boa Relação Custo-benefício

 
A contratação do seguro de vida empresarial oferece ótima relação custo-benefício para as empresas, pois ao incluir mais pessoas na cobertura as seguradoras conseguem oferecer bons descontos. Os seguros de grupo têm preços mais competitivos do que os individuais, fazendo uma pesquisa em diferentes empresas é possível chegar a um excelente valor.
 

Escolha de Planos de Acordo Com a Sua Empresa

 
No momento de fazer a contratação de um seguro de vida para atender a demanda dos seus funcionários, a sua empresa pode escolher as opções que cabem no seu orçamento. As seguradoras trabalham com diferentes opções de valores de indenização e coberturas adequadas para diferentes setores de atuação das contratantes, bem como com as suas possibilidades financeiras. O objetivo central é oferecer o melhor para os seus funcionários mantendo a saúde financeira da empresa.
 

Incentivo fiscal – Dedução no Imposto de Renda

 
As empresas que seguem o regime de tributação do lucro real têm a possibilidade de fazer a dedução no Imposto de Renda dos valores dos pagamentos dos seguros de vida contratados para os seus funcionários.
 
Gostou das dicas a respeito da contratação do seguro de vida empresarial? Com o esclarecimento das principais dúvidas é mais fácil oferecer o melhor para os seus funcionários, não é mesmo? Então aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos empresários!

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

Aprenda-como-incentivar-a-equipe-para-melhores-resultados
Colaboradores

Aprenda como incentivar a equipe para melhores resultados

feedback
Colaboradores

Saiba diferenciar críticas construtivas e destrutivas e não erre com seus colaboradores

colaborador
Colaboradores

Você Sabe Calcular os Custos de Cada Funcionário de Sua Empresa?

integridade
Colaboradores

O que é integridade? Como podemos reconhecer nos profissionais atuais