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Estratégias de Negócio

Soluções para decisões estratégicas

Quando se é empreendedor aprende-se que toda e qualquer decisão tomada tem consequências que impactam direta e indiretamente numa série de resultados. São funcionários, faturamento, vendas, finanças, clientes, operações de trabalho que sofrem impactos positivos ou negativos dependendo do que for decidido pelo dono da empresa. Então, para encontrar a solução certa para determinado problema, deve-se pensar estrategicamente e agir com inteligência e, às vezes, prudência.
 
Vou te ajudar nesse texto a identificar os tipos de tomada de decisões que você, em diversos momentos, terá que tomar ao longo de sua caminhada como empreendedor e também como promover, estrategicamente, os melhores resultados possíveis para você e seus negócios a partir delas.
 

4 Passos antes da decisão

 
Para tomar uma decisão de forma assertiva é sempre importante entender qual é a melhor solução para resolver um problema. Muitas vezes, uma escolha é feita para melhorar o ambiente de trabalho, a produtividade da equipe ou eficiência operacional, por exemplo. Mas o mais importante é entender quem será impactado e quando essa nova diretriz entrar em vigor.
 
Para isso, é necessário que antes de uma tomada de decisão, você empreendedor pense de forma sistêmica, ou seja, de forma integral e estratégia, de modo a resolver o que se propõe e, com isso, também levar benefícios a mais áreas da empresa. Para isso basicamente é essencial: planejar, organizar, coordenar e controlar a consequência dessa escolha.
 
Pensando assim, é importante passar por um processo decisório onde etapas são analisadas para que sejam aplicadas conforme a decisão tomada. Tenha em mente que essa busca por soluções estratégicas tem um momento de identificação de oportunidades, onde o diagnóstico deve ser feito para que alternativas sejam geradas e depois aplicadas no ambiente de trabalho.
 

Tipos de Decisão

 
Decisões estratégicas geralmente não são programadas, pois são focadas em resolver problemas que devem ser resolvidos independentemente e de forma única. Já as administrativas são mais facilmente colocadas em prática e as operacionais se referem ao dia a dia e interferem somente nos grupos operacionais.
 
Quando uma decisão é coletiva, ela atinge um determinado grupo e pode ter sido tomada tanto pelo líder sem que os demais interessados participem da escolha ou pode ter sido tomada perante uma reunião com todos os envolvidos.
 
Já uma decisão satisfatória tem a solução encontrada de primeira, diferente das decisões otimizadas que precisam atender certos requisitos para serem escolhidas.
 

A hora de decidir

 
Independente dos tipos, toda decisão numa empresa precisa passar pela importante etapa de aplicação no ambiente de trabalho. Isso é muito importante, pois depois de passar por uma constatação de qual é o real gap, de diagnosticar os efeitos e identificar as melhores alternativas para eliminar a lacuna, as medidas devem ser colocadas imediatamente em prática para o quanto antes solucionar o problema.
 

Estratégias que facilitam a decisão

 
Dependendo do tamanho do seu negócio, os problemas e soluções não podem ficar somente na mão do empreendedor. Deve-se investir em uma equipe de líderes preparados, que o ajudem na hora de organizar o trabalho, fazer planejamentos, executar o trabalho e também de tomar de decisões. Outra importante forma de gerenciar as ações é por meio do uso de softwares que ajudam a controlar o fluxo de trabalho, gerir os dados, a identificar os pontos fracos e que o ajudarão a manter toda a empresa em sintonia.
 
Por meio do método Business Intelligence unido a programas de Enterprise Resource Planning (ERP – Planejamento de Recurso Corporativo) é possível aproveitar por completo as informações geradas a partir dos dados cada cliente. Por meio deles, são comparados dados, diagnósticos, sugeridas soluções estratégicas e até problemas são detectados virtualmente.
 
Mas para quem prefere ter o controle de tudo da forma mais tradicional mesmo, pode sempre ter uma pesquisa de marketing ao seu alcance. Esse é o tipo de método que ajuda o empreendedor a tomar decisões estratégicas e de vendas em relação à sua marca, produto ou serviço. É possível ter informações reais sobre prospects, detectar problemas em seus artigos, entender melhor seu público-alvo, identificar possíveis consumidores e principalmente coletar informações sobre o ambiente externo e sobre as oportunidades que seu negócio ainda pode explorar.
 

Tenha um Planejamento Estratégico

 
Em se tratando da tomada de decisão, é muito importante que toda empresa tenha um planejamento estratégico muito claro na hora de procurar suas soluções, uma vez que ele é uma das principais ferramentas para direcionar as ações, controlar os resultados e otimizar processos dentro da sua empresa. Além de ser fundamental para direcionar o seu negócio, esse tipo de iniciativa possibilita além de planejar o futuro da organização, prever que tipos de problemas podem ocorrer ao longo do caminho e também já criar soluções e antecipar ações para evitar dificuldades de qualquer natureza.
 
Para ter um panorama completo de como anda os seus negócios e para tomar decisões estratégicas e assertivas, que levem sua empresa ao próximo nível, eu realmente recomendo a você, empresário e empreendedor, que sempre busque ir além, pensar fora da caixa, estar atento ao mercado, desenvolver uma mentalidade empreendedora e uma visão sistêmica para saber a hora certa de agir. Afinal, as oportunidades só são aproveitadas porque está preparado para identificá-las e transformá-las em grandes resultados.

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Marcus_Marques

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