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Estratégias de Negócio

Sua Empresa Realiza a Gestão de Produtos de Maneira Eficiente?

Toda empresa oferece algum produto para os seus clientes, o que pode ser realmente um item físico ou um serviço. O setor que cuida dessa área é extremamente importante, pois é ele que irá definir todos os detalhes para que os consumidores fiquem satisfeitos e que a marca seja conhecida por sua qualidade. No artigo de hoje falarei sobre a gestão de produtos, algo que é fundamental em qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.
 

O Que é Gestão de Produtos?

 
A gestão de produto é uma vertente da administração que cuida de tudo o que é referente ao que uma empresa produz. Por meio dela são definidos detalhes bastante importantes e fundamentais para se ter sucesso, como:
 

  • Os tipos de produtos que serão produzidos e/ou vendidos.
  • Novos itens que serão desenvolvidos.
  • Produtos que deverão ser retirados de linha e deixar de ser comercializados.
  • A quantidade de itens que a marca terá em sua linha.
  • A marca que os produtos terão e sua identidade visual.
  • Os diferenciais dos produtos que irão atrair os consumidores.

 
Esses são apenas alguns exemplos de funções de uma equipe de gestão de produtos, pois podem existir várias outras de acordo com o segmento, se é realmente um produto ou serviço, etc. A gestão começa no desenvolvimento de produto, que é quando ele é projetado, o que inclui funcionalidade, design, material, entre outros detalhes, e passa pela criação da embalagem, forma como será produzido, comercializado, etc.
 

O Papel da Gestão de Produtos nas Empresas

 
O responsável pela gestão de produtos dentro de uma empresa atua como se fosse um representante da visão dos consumidores. Ele deve considerar as necessidades do seu público-alvo a fim de desenvolver itens que sejam bem aceitos no mercado, mas sem deixar de lado os interesses da empresa, como custo e eficiência de fabricação, por exemplo.
 
Ter uma equipe destinada a tudo o que envolve os produtos é fundamental para tomar decisões mais assertivas. Uma fábrica do gênero alimentício, por exemplo, precisa entender o que os seus clientes querem em relação à sabor, preço, praticidade, valor nutricional, ingredientes, etc., para desenvolver alimentos que agradem. É exatamente esse o papel da gestão de produtos, buscar conhecer o público que pretende atingir e, assim, criar itens de acordo com as informações colhidas.
 

Pontos Importantes a Serem Considerados na Gestão de Produtos

 
Existem alguns pontos que são bastante importantes de serem considerados para uma gestão de produtos eficaz. São eles:
 
1 – Qual é a estratégia do negócio? Por exemplo: Oferecer alimentos saborosos sem preocupação nutricional ou saudáveis e com ares de natural?
 
2 – Como está o mercado em que a empresa atua ou pretende atuar? Ainda de acordo com o exemplo anterior: É um momento mais voltado para alimentos saudáveis ou há público para opções sem essa preocupação?
 
3 – Quais são os requisitos básicos para atingir o público pretendido?
 
4 – Quais são as leis referentes aos itens que se pretende produzir e comercializar?
 
5 – O negócio apresenta algum tipo de risco? Se sim, quais são eles?
 
6 – A empresa conta com profissionais que tenham todos os conhecimentos e habilidades para produzir esses itens? Se não, como isso pode ser contornado?
 
7 – Qual é a viabilidade de produção desses itens?
 
8 – Que tipos de fornecedores a empresa precisa? Já existe algum contato com algum deles?
 
Por meio desses pontos básicos é possível analisar os diversos pontos que envolvem o desenvolvimento e gestão de produtos para que tenha uma boa aceitação no mercado e que a empresa possa investir com menos riscos. Vale dizer que cada ponto desse envolve um grande trabalho e pode envolver uma equipe exclusiva. Mas, claro, isso no caso de grandes organizações, que possuem uma grande linha de produtos. Em empresas menores isso pode ser realizado por menos pessoas.
 

A Relação da Gestão de Produtos e do Marketing Dentro da Empresa

 
As equipes de gestão de produtos e marketing, embora sejam distintas, devem sempre andar juntas para que os resultados sejam positivos. Enquanto os responsáveis pelo produto buscam formas de desenvolver itens que sejam bem aceitos, a equipe de marketing deve criar maneiras de mostrar todos esses benefícios para o público a ser atingido. Quando essas duas equipes trabalham de forma alinhada, uma irá complementar a outra e o trabalho irá fluir de forma muito mais eficaz.
 
Os responsáveis pela gestão de produtos devem entender e conhecer o público para desenvolver itens que atendam às suas necessidades. Já os responsáveis pelo marketing, por sua vez, irão criar formas de mostrar isso aos consumidores e levá-los a pensar que precisam daquilo em suas vidas. Esse trabalho em conjunto irá permitir que a expectativa dos clientes e a produção sejam conciliadas da melhor maneira possível.
 
Na sua empresa há pessoas responsáveis pela gestão de produtos? Contem-me sua experiência e opinião sobre o assunto nos comentários abaixo!

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