Tipos de empreendedores no Brasil
Assim como já falei aqui no blog em outro post, um empreendedor precisa ter algumas características para se dar bem dentro do mundo dos negócios. Seja ele mais líder, mais analista, planejador, inovador, mais organizado ou herdeiro de uma empresa, na verdade, saiba que existem diferentes tipos de empreendedores no país.
O comportamento de cada um destes perfis é fruto de sua personalidade e do modo de trabalho escolhido para tocar a empresa que ele for responsável. Vamos conhecer então tipos de empreendedores que vemos com mais frequência!
Empreendedores de curto prazo
Estes são os líderes que não pensam suas ações para muito adiante, que focam apenas no hoje e no agora da empresa.
Individual – pequeno empreendedor formalizado, uma espécie de faz tudo em seu negócio, pois muitas vezes trabalha sozinho em sua empresa fomentando o crescimento diretamente com seu trabalho.
Informal – é aquele não regularizado ainda, que trabalha vendendo seus produtos ou oferecendo seus serviços de forma mais improvisada e ainda sem muita estrutura.
Incrédulo: não acredita nem no sucesso dos outros e nem no seu, sendo assim, perde muito mais tempo analisando o que os outros estão fazendo do que investindo em seu próprio negócio.
Copiador: esses são empreendedores que ao invés de inovar, fazer diferente e criar sua própria marca sempre copiam o que os outros fazem. Sua marca não é inovadora e, portanto não tem muito como crescer.
Empreendedores de longo prazo
São profissionais que pensam muito sobre todos os passos a serem tomados na empresa, focando muito no futuro e em seu crescimento.
Planejador: é o encarregado pelas estratégias, é o que planeja todos os detalhes e que abre um negócio com muita segurança.
Herdeiro: que mesmo se não soubesse como administrar uma empresa, teve que se especializar no negócio da família.
Social: que acredita que empresas ainda podem transformar o mundo e que consegue fazer isso de forma sustentável.
Franqueador: quem pensa além do seu próprio negócio e cria franquias para gerar um crescimento mais rápido da marca.
Outros Tipos de Empreendedores
Existem ainda os empreendedores que pensam junto de outros negociadores e criam marcas cooperadas, focadas no trabalho em equipe e que dispõem de um investimento muito baixo em seu início. Ou então, aqueles que se especializam em um produto muito específico e conseguem suprir uma demanda de nicho de forma muito inovadora.
Não importa como esse empreendedor vai começar o seu negócio e sim, a forma como ele vai agir junto de quem faz parte da história de sua empresa. Um empreendedor nato é aquele que sabe a real importância de uma equipe parceira, bem treinada e feliz em seu ambiente de trabalho. Sabe também que não é a quantidade de recursos que determina o sucesso ou fracasso de um negócio, afinal, sabendo administrar e acertando nos investimentos, não tem marca que não se desenvolva.
Existem os empreendedores que já são mais experientes, que já estudaram o mercado muito antes de colocar a mão na massa, mas também existem muitos novatos que estão aí para quebrar o paradigma da idade e que começam com suas startups muito jovens. Além dos empreendedores que focam no crescimento serial, com muitas filiais, muitas equipes e que depois pensam em vender o conjunto todo como também aqueles que precisam de uma intensa assessoria até chegar onde querem.
Que tipo de empreendedorismo você pratica?
Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, mas com certeza é realizadora. Só de pensar que você pode ser o responsável por começar do zero e que depois consegue realizar grandes experiências em sua própria empresa, já é de se sentir muito especial. Esse profissional é autor do feito de unir diferentes profissionais, treiná-los e levá-los juntos na caminhada rumo ao sucesso.
Sem um líder ou alguém que guie esses passos, não tem organização que aconteça! O trabalho é constante, afinal, abrir uma empresa tem fases importantes e dependem uma da outra para funcionar, logo, um time focado faz toda a diferença nos resultado do empreendedor, seja qual for o seu perfil e também do seu negócio!
Independente do tipo profissional em que você se encaixa, o mais importante é você sentir-se orgulhoso do que criou. Isso traz mais autoconfiança, dá mais energia para continuar e inspira mais ideias para um futuro brilhante. Tudo se baseia no modo como você vê o seu feito empreendedor e em quais fichas você quer apostar dentro do empreendimento.
Todo empreendedor quer se destacar dentre outras marcas e empresas, mas quem faz isso acontecer é esse líder dentro dele que guia e que coordena todo o processo. Por isso, seja um empreendedor inteligente, audacioso, positivo, estratégico, corajoso e use todo o seu conhecimento e potencial em prol da construção e concretização de seu grande negócio.