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Estratégias de Negócio

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Inteligência Competitiva

O conceito de inteligência competitiva tem se tornado cada vez mais relevante no mercado empresarial. Ele se baseia na captação e organização de informações a respeito do comportamento da concorrência da empresa, assim como do seu público-alvo e do segmento da companhia como um todo. As organizações têm utilizado essa forma proativa de armazenamento e análise de informações para oferecer mais condições de competitividade no mercado.
 

O Que é Inteligência Competitiva?

 
Também conhecida como inteligência de mercado, trata-se de contar com um arcabouço de informações que permitam, através de interpretação de dados, elaborar estratégias com maior potencial de impacto no público-alvo. Esse conceito faz parte da base da administração estratégica, em que se utiliza de informações a respeito de clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros de maneira estratégica para que a empresa tenha melhores resultados.
 
Além disso, o empresário que opta por usar o conceito de inteligência competitiva pode fazer análises constantes a respeito de estar ou não aproveitando as oportunidades que o mercado apresenta, assim como identificar potenciais ameaças e pontos fracos da sua companhia que podem ser melhorados.
 

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Inteligência Competitiva

 
Abaixo listei os pontos principais a respeito de inteligência competitiva para que, além de oferecer uma compreensão mais extensa do conceito, também possa suprir eventuais dúvidas.
 

Melhora do processo de tomada de decisão

 
Um dos principais objetivos da inteligência de mercado é oferecer base para que os gestores tomem decisões mais coerentes com o cenário em que a companhia está inserida. Ter apenas informações internas da empresa não é o suficiente para optar por uma mudança de caminho ou elaboração de estratégias.
 

Organização de informações de diferentes fontes

 
O método de trabalho da inteligência competitiva é bastante interessante por realizar a captação proativa de informações de diferentes fontes com o objetivo de centralizá-las, proporcionando crescimento para companhia.
 

Aumento das condições de competitividade

 
As organizações que se valem do uso da inteligência competitiva adquirem condições melhores de competir no mercado com as suas concorrentes. Os gestores passam a contar com a possibilidade de reorientar o modelo de negócios da companhia, objetivando alcançar resultados melhores.
 

Utilização da análise SWOT

 
A análise SWOT é uma das conhecidas em administração e objetiva determinar quais são os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as potenciais oportunidades e ameaças do mercado. Para que seja possível usar essa ferramenta com mais efetividade, é importante ter informações claras de diferentes públicos da empresa, como os consumidores, fornecedores, funcionários, entre outros. A inteligência competitiva entra como base sólida para a realização desse trabalho.
 

Reação antes da ação

 
A velocidade das informações na era digital é algo impressionante se pensarmos em como era antes do advento da internet. A inteligência de mercado permite que as empresas adotem outra postura, ao invés de apenas reagir aos acontecimentos, podem antecipar as suas respostas se tornando, assim, mais competitivas que as suas concorrentes.
 

Olho nas tendências

 
Novamente podemos contextualizar com a velocidade da internet, o público já não é mais passivo diante das imposições das empresas. Se antes era as companhias que direcionavam as tendências, atualmente, o público define o que deseja comprar meses antes de a produção chegar as lojas.
 
A análise de tendências de mercado nunca foi tão relevante quanto agora e, por isso, as empresas que conquistam um número maior de consumidores são aquelas que observam o movimento do mercado. Para se ter uma ideia da relevância de monitorar as tendências, nos Estados Unidos as grandes corporações possuem profissionais e departamentos focados somente em determinar quais serão as tendências.
 

Quais São as Vantagens de Utilizar a Inteligência Competitiva?

 
Uma das principais perguntas que surge para aqueles que estão tomando conhecimento desse conceito nesse momento é a respeito das vantagens do método, confira abaixo a lista que criei:
 
Sem surpresas: Conhecendo as tendências de mercado é possível evitar as surpresas dos seus concorrentes.
 
Encontrar boas oportunidades e minimizar ameaças: Algumas das melhores oportunidades para a sua companhia podem, simplesmente, passar despercebidas pela falta de conhecimento de alguns fatos, o mesmo acontece com as potenciais ameaças.
 
Aprender com a observação da concorrência: Os erros e acertos da concorrência podem servir de aprendizado para que a sua companhia siga pelo caminho mais assertivo no mercado evitando os mesmos percalços.
 
Planejamento relevante: Criar um planejamento focado nas tendências e possíveis oportunidades do mercado é uma forma de garantir que a empresa se tornará mais relevante para os seus consumidores.
 
Foco nas reações do mercado as ações da empresa: Além de poder antecipar as reações da sua empresa às mudanças de mercado, é interessante que a inteligência competitiva permite verificar, também, como o mercado responde às ações da companhia.
 
Sustentabilidade do negócio: A sua empresa passa a apresentar mais condições de sustentabilidade no mercado porque conhece todos os meandros do segmento em que atua.
 
Gostou de saber mais sobre inteligência competitiva? Deixe seu comentário a respeito!

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Marcus_Marques

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