Starbucks
Empreendedorismo

Tudo Sobre o Processo Para Abrir Franquia Starbucks

Se você já pensou algumas vezes sobre a possibilidade de abrir uma franquia Starbucks deve começar sabendo que na verdade esse não é um negócio que segue o modelo de franquias. Sendo assim para poder abrir uma unidade dessa marca é necessário ser um lojista Starbucks, algo que pode ter custos muito elevados e diversas limitações. Pesar os prós e os contras é fundamental para determinar a viabilidade desse empreendimento.

Franquia Starbucks: Como abrir uma loja que não é franquia?

Como mencionei acima, a Starbucks, não funciona no sistema de franquias tradicional, vale a pena conhecer mais sobre a sua história antes de conhecer o processo para se tornar um lojista. O negócio nasceu em Seattle em 1971, quando os professores Zev Siegel e Jerry Baldwin se uniram ao redator Gordon Bowker para abrir uma cafeteria que oferecesse um lugar confortável para que os clientes pudessem saborear uma bebida de qualidade.

Contudo, o crescimento da marca teve início no ano de 1987 através do trabalho de Howard Schultz que era o CEO da organização. Ao longo dos anos a Starbucks foi se consolidando como uma das principais marcas do seu setor devido a sua grande variedade de produtos – que atende a um público mais amplo – e o investimento na qualidade do atendimento.

Quem gostou do que leu até agora deve estar ciente de que para ter uma loja Starbucks é necessário adquirir a marca e iniciar o negócio do zero sem treinamento ou fornecimento de insumos. É um desafio que alguns empresários, inclusive no Brasil, já assumiram e que pode ser bem-sucedido com uma gestão assertiva.

Como abrir uma loja Starbucks

A seguir vou explicar um pouco melhor como se tornar um parceiro da maior rede de cafeterias gourmet do mundo.

– Investimento

Embora a Starbucks não revele quanto é o capital necessário para dar início a sua loja da rede, os parceiros em potencial, devem ficar atentos para um aporte na casa dos R$ 500 mil sem incluir as despesas de giro dos meses iniciais. A Starbucks pode até não ser uma franquia, mas demanda que seus parceiros mantenham a qualidade de atendimento e variedade de produtos no cardápio para ofertar aos clientes.

– Localização da loja

Para que sua loja Starbucks tenha a capacidade de se mostrar lucrativa é crucial que esteja situada num local em que haja um bom fluxo de pessoas como shoppings, por exemplo. Faça um bom estudo de mercado antes de escolher um lugar para abrir a sua unidade. Ter um bom retorno do seu investimento com alguma rapidez é essencial para garantir a manutenção da sua loja.

– Estrutura

Quando você pensa sobre o que a Starbucks vende conclui que vai muito mais além do que somente cafés. A cafeteria se tornou uma das marcas mais famosas do mundo porque vende junto com seus produtos a experiência de poder sentar num lugar confortável com Wi-Fi e tranquilidade. Tem pessoas que vão até a Starbucks para trabalhar, por exemplo. Uma loja com essa marca não pode não oferecer essa estrutura para os seus clientes.

– Contato com a marca

Tendo um local para a abertura da loja e possibilidade de ter essa estrutura para atender aos clientes o interessado deverá acessar o site da marca para solicitar o licenciamento. Nesse site além de informar os seus dados é necessário fornecer detalhes a respeito de como pretende colocar o empreendimento para funcionar. Aproveite esse momento para fazer uma avaliação da viabilidade do negócio. Para ser parceiro da Starbucks é necessário ter o licenciamento da marca.

– Plano de negócios

Com tudo certo quanto ao licenciamento da marca é necessário estruturar e seguir um plano de negócios que ajude a alcançar o sucesso com essa loja. Ter um bom capital para fazer reinvestimentos ao longo da consolidação da sua loja no mercado será um dos pontos determinantes para conseguir se estabelecer. Faça uma análise do negócio de tempos em tempos para detectar o quanto ele está sendo bem-sucedido no mercado.

– Saiba que Starbucks é também experiência

Algo que mencionei diversas vezes ao longo desse artigo é que a marca Starbucks é mais do que simplesmente uma loja de cafés, a marca carrega em si a ideia de uma experiência diferenciada para os clientes. Dessa forma recomendo que antes de iniciar seu processo de busca pelo licenciamento esteja devidamente ambientado a essa ideia.

Os clientes que entram numa Starbucks esperam encontrar funcionários que estejam habilitados para atendê-los em todas as suas dúvidas assim como entrar o extenso cardápio de opções de cafés e outras bebidas. Uma das características que ajudou no posicionamento da Starbucks nos últimos anos com certeza foi a sua intensa busca por se adequar às novidades do momento.

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