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Gestão de Pessoas

Um Bom Gestor Deve Saber Ouvir Seus Funcionários

Durante muitos anos, os chefes eram aqueles que tinham como obrigação apenas passar aos subordinados as tarefas que deveriam ser realizadas por eles. Os funcionários, por sua vez, deveriam apenas seguir as ordens sem questionar. Hoje, felizmente essa realidade mudou e os colaboradores passaram a ser vistos como peças importantes dentro da empresa. Se você quer saber como ser um bom líder, aprenda a ouvir o que eles têm a dizer.
 

Como Ser Um Bom Líder e Motivar os Seus Funcionários

 
A motivação do seu pessoal é um fator determinante para o sucesso de uma empresa. Profissionais que estão desanimados dificilmente vão se empenhar para realizar um trabalho de qualidade. Uma organização que não considera a valorização dos seus funcionários como algo importante dificilmente irá sair da mediocridade, ou seja, irá sempre entregar aquilo que esperam dela e nunca surpreender.
 
Os colaboradores são aqueles que vivem o dia-a-dia da empresa de perto mais do que qualquer outra pessoa. Por mais que o gestor esteja sempre presente, ele não vivencia os processos da área operacional, que é onde tudo acontece. Estar atento e saber ouvir o que essas pessoas têm a dizer pode ser muito enriquecedor e benéfico para o negócio como um todo.
 
Motivar os funcionários envolve, basicamente, reconhecer os seus esforços, remunerá-los de forma justa, dar espaço para que eles opinem e deem sugestões e oferecer um ambiente de trabalho agradável e seguro. É assim que um verdadeiro líder realiza a gestão dos seus recursos humanos, reconhecendo o seu valor.
 

Os Benefícios de Ouvir os Seus Funcionários

 
Dentre as principais qualidades de um bom líder está saber ouvir os seus colaboradores. Isso não é positivo apenas no que se refere à motivação dos profissionais, mas também pode trazer benefícios para a empresa. Confira, a seguir, as principais vantagens que as empresas que ouvem os seus funcionários obtêm:
 
Redução de Mal-entendidos: Quando a comunicação é falha dentro de uma organização, são grandes as chances de ocorrerem mal-entendidos, causando a discórdia entre os funcionários. Porém, quando eles são ouvidos, esse tipo de problema é reduzido praticamente a zero. Manter o diálogo entre gestor, supervisores e subordinados é fundamental para que haja entendimento entre todos.
 
Atitude Solidária: Ao ouvir os seus funcionários, um líder se torna um exemplo de atitude solidária dentro da empresa. Os colaboradores, por sua vez, irão responder positivamente a uma política de portas abertas, em que sabem que serão ouvidos e que a empresa fará o possível para resolver seus problemas. Isso incentiva que todos na equipe comecem a ouvir uns aos outros, promovendo o diálogo de uma forma geral.
 
Mais Produtividade: Quando a comunicação é eficaz, os processos tendem a ser realizados mais rapidamente. Com isso, a produtividade se torna cada vez maior e, mais importante, sem deixar de lado a qualidade, que é tão necessária quanto a agilidade.
 
Menos Retrabalhos: Bons ouvintes aprendem facilmente com as instruções que lhe são passadas e irão usá-las para fazer o seu trabalho sem cometer erros. Quando alguém não ouve com atenção, no entanto, a compreensão é reduzida e aumenta-se a chance de a tarefa ter que ser refeita.
 
Melhor Diálogo Com Clientes: Os responsáveis pelo atendimento ao cliente devem ser os primeiros a serem incentivados a seguir o exemplo do gestor e começar a ouvir melhor o que os consumidores têm a dizer. Isso irá promover um diálogo mais eficaz, facilitando o entendimento entre as partes e a solução de problemas.
 

Dicas Para Ouvir Melhor os Funcionários

 
Depois de saber mais a respeito das vantagens que a sua empresa pode ter ao ouvir os seus funcionários, veja dicas para colocar em prática.
 
Incentive-os a Falar: No dia-a-dia é comum perguntar a uma pessoa como ela está, mas na maioria dos casos trata-se apenas de uma formalidade e poucos têm realmente a intenção de que o outro se abra. Faça diferente e incentive os seus colaboradores a falarem como estão se sentindo, quais são os seus planos profissionais, como se sentem trabalhando na empresa, etc. Mostrar-se interessado fará com que se sintam mais à vontade para falar.
 
Demonstre Interesse: O líder deve demonstrar verdadeiro interesse no que os funcionários têm a dizer. Não adianta manter um diálogo com eles se ficar mexendo no celular ou atento ao ambiente ao redor e não prestar atenção na conversa. Isso soará falso e não trará benefício para nenhuma das partes.
 
Compartilhe Conhecimento: Muitos trabalhadores acreditam que não têm nada a ensinar aos seus chefes. Mostre a eles que todos sempre têm algo a ensinar uns aos outros e que podem, e devem, compartilhar seu conhecimento. Muitas vezes, uma informação sobre um processo operacional, o qual um gestor não tem conhecimento, pode fazer toda a diferença para que ele tome uma decisão importante.
 
Como empresário, você costuma ouvir os seus funcionários? Conte-me nos comentários o que faz para manter o diálogo com sua equipe.

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