Vantagens e Desvantagens da Venda Consignada

A venda consignada tem sido a aposta de muitas empresas que desejam alavancar o seu crescimento financeiro sem correr tantos riscos. Embora seja um sistema relativamente antigo, ainda gera algumas dúvidas para quem vende e quem fornece. Entender o funcionamento do sistema de consignação bem como as suas vantagens e desvantagens é necessário para decidir pela adoção do mesmo ou não.

O Que é Venda Consignada?

O conceito de venda consignada deve estar bem claro para as duas partes antes do fechamento de um acordo. Podendo ser chamado ainda de contrato estimatório esse regime de vendas consiste na relação estabelecida entre um fornecedor ou vendedor que deixa suas mercadorias a cargo de uma empresa ou indivíduo que irá realizar a venda das mesmas. No caso da venda ser realizada a parte que fechou o negócio recebe uma comissão que foi anteriormente negociada.

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Quais São as Vantagens da Venda Consignada?

A seguir vou explicar as principais vantagens da consignação tanto para quem fornece os produtos como para os vendedores.

Mercado amplo

Quem opta por ter parceiros para ajudar na venda de seus produtos passa a ter um alcance mais amplo. A partir do momento que os itens estão disponíveis em mais pontos de venda podem alcançar novos públicos. Além disso, apenas com uma comissão para o vendedor é possível ter acesso a um espaço numa loja bem como a vendedores.

Nada de estoque encalhado

Para quem aceita as mercadorias consignadas em sua loja a grande vantagem é não ter que arcar por itens que não tem saída. Muitos lojistas enfrentam a dificuldade de ter muitos produtos parados que precisam ser vendidos a preços muito abaixo do valor de custo. A venda consignada abre a possibilidade de simplesmente devolver o que não tem saída.

Mercadorias de volta

O fornecedor que recebe as mercadorias que não foram vendidas pelo lojista também sai ganhando, pois pode encontrar novos canais de venda para os itens. Numa relação de compra e venda sem consignação esses produtos provavelmente acabariam numa liquidação que acarretaria em prejuízo financeiro para o lojista e prejuízo de imagem para o fornecedor.

Maior variedade

A venda consignada pode ser utilizada pelos lojistas como uma forma de aumentar a variedade de produtos que estão disponíveis em sua loja. Nem sempre o proprietário quer correr o risco de comprar novos produtos para oferecer em seu espaço de vendas sendo mais interessante oferecer os itens sem a responsabilidade de investir capital.

Precificação

Outro ponto em que o lojista que aceita vender mercadorias consignadas sai ganhando é o da precificação. O valor que será repassado para o fornecedor em caso de venda é previamente acordado, contudo, isso não impede que o lojista aumente o preço de venda caso acredite que terá saída com a sua clientela. Assim se tem um lucro mais alto.

Quais São as Desvantagens da Venda Consignada?

Assim como tudo na vida a venda consignada também pode apresentar algumas desvantagens que listei abaixo.

Dificuldade de controle

Dependendo de como a loja contabiliza os itens que são vendidos pode se tornar difícil manter o controle dos itens consignados que tiveram saída. Sem esse controle pode existir divergências entre o fornecedor e o vendedor. A melhor maneira de evitar esse tipo de situação é ter um sistema de anotação (pode ser o bom e velho caderno ou mesmo uma coluna extra no software de vendas) específico para as vendas consignadas, o que pode acarretar em algum custo.

Despersonificação da loja

A loja em que serão realizadas as vendas consignadas pode se tornar despersonificada se contar com uma variedade muito grande de itens consignados que não estejam alinhados com a sua identidade. É importante que o proprietário estabeleça uma política para a escolha dos fornecedores bem como das mercadorias que ficarão em consignação, afinal elas serão vistas pelos clientes como parte da loja.

Contratos falados

Os fornecedores devem ter muita atenção para contratos que sejam apenas falados com os vendedores, afinal as palavras ditas são levadas pelo vento. Para que não haja impasse quanto ao recebimento do que lhe é cabido bem como não seja alterado o valor da comissão é interessante ter um termo por escrito assinado pelas duas partes com os direitos e deveres de ambos. Para o vendedor esse termo por escrito pode servir para deixar claro que se trata de consignação e que em nenhum momento houve promessa de compra.

Venda Consignada – Boa Opção, Mas Que Exige Cuidado

Ao longo do artigo mencionei diversas vantagens do sistema de venda consignada tanto para o fornecedor como para aquele que vende as mercadorias. Contudo, é importante que as duas partes mantenham alguns cuidados, pois se os termos forem mantidos informalmente pode ser complicado chegar a um acordo depois.

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens da venda consignada deixe seu comentário a respeito!

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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