Como Realizar Vendas Pelo WhatsApp

Muitas empresas já descobriram o grande potencial de realizar vendas pelo WhatsApp para alavancar as suas receitas no final do mês e pode ser uma solução também para o seu negócio ser mais rentável. Para se ter uma ideia, no Brasil, o aplicativo, que pertence ao Facebook, tem mais de 100 milhões de usuários, é mais ou menos como se 1 a cada 10 brasileiros estivesse no Whats. Observando esse panorama fica fácil entender porque é uma oportunidade e tanto começar a vender pela plataforma.

O Potencial das Vendas Pelo WhatsApp

Uma pesquisa recente verificou que cada indivíduo visualiza entre 70 e 150 vezes o seu WhatsApp por dia. São diversas oportunidades para quem está querendo encontrar um caminho para chegar com mais assertividade aos seus consumidores. Além disso, essa plataforma já tem sido reconhecida pelos próprios usuários como um caminho melhor para a realização de negócios, um caminho mais direto para fechar as suas compras.

Aprenda Como Realizar Vendas Pelo WhatsApp

A seguir vou te explicar as técnicas para realizar as vendas pelo WhatsApp e assim ter a chance de construir uma carteira de clientes mais diversificada.

1 – Prefira as listas de transmissão aos grupos

Pense quantos grupos você já silenciou ou de quantos grupos já saiu porque não aguentava a frequência de mensagens e a falta de respeito às regras dos usuários. Isso já basta para que fique claro o motivo pelo qual apontei as listas de transmissão como alternativas mais interessantes para quem está pensando em usar o app para realizar vendas.

Para quem não conhece o recurso de listas de transmissão permite enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Basicamente você envia a mesma mensagem de uma única vez e ela chega individualmente para cada contato. Esse tipo de abordagem funciona melhor para quem está tentando oferecer algum produto ou serviço para potenciais consumidores. Esse recurso de transmissão só pode ser feito para os contatos salvos no seu smartphone com indivíduos que também tenham seu contato salvo.

Os grupos podem funcionar bem, contudo, em geral isso somente é possível quando se trata de um espaço para troca de informações ou suporte técnico. Os participantes podem ficar incomodados com a frequência de mensagens de venda que aparecem no grupo e aos poucos irem deixando o mesmo.

2 – Transmita conteúdo para seu público

A regra usada para as outras redes sociais de que é fundamental se concentrar em transmitir conteúdos ao invés de propaganda excessiva também é válida para o WhatsApp. Uma estratégia interessante é tentar gerar engajamento junto ao seu público-alvo enviando áudios, vídeos e imagens que tenham alguma informação relevante despertando a atenção dos mesmos, a partir disso a venda acontece naturalmente. Tenha sempre o cuidado de inserir no final da mensagem o recado de que o indivíduo pode sair da lista de transmissão assim que desejar.

3 – Comportamento do público-alvo

A frequência de envio de mensagens pelo WhatsApp depende do perfil do seu público-alvo, saiba que dentro de um grupo pode existir vários outros grupos menores que demandam envios com maior ou menor frequência. A recomendação é fazer um estudo detalhado desses indivíduos de maneira que você possa criar listas com aqueles que demandam mais mensagens e aqueles que demandam menos mensagens. Trabalhe de acordo com o que os seus potenciais clientes esperam.

4 – Tenha o WhatsApp Web

O WhatsApp Web é o ambiente do aplicativo disponível na tela do seu computador, assim você tem a oportunidade de administrar os grupos e as mensagens da sua companhia com o máximo de assertividade. Para ter acesso a essa facilidade você só precisa clicar aqui e usar o seu smartphone para fazer a leitura do QR Code para que a sua conta do app seja transferida para o seu computador.

5 – Como construir as listas de contatos

Para quem chegou a esse ponto do artigo se perguntando qual é a maneira de construir a sua lista de contatos para conseguir ampliar o alcance do seu empreendimento fica a dica de fazer o que chamados de confirmação dupla. Crie campanhas promocionais no seu Facebook e Instagram em que fique sugerido que os clientes enviem mensagens para o número de WhatsApp da sua companhia. Um exemplo comum é o do cupom de promoção, poste nas suas redes sociais a seguinte mensagem: ‘Envie #Desconto para o número de WhatsApp e receba 20% off’.

O nome dessa estratégia é dupla confirmação porque primeiro o indivíduo se mostra interessado pelas redes sociais e depois pelo envio da mensagem. Com isso o número da sua companhia será adicionado no smartphone do seu potencial cliente permitindo a sua inclusão nas listas de transmissão. Ao conseguir esse dado tão pessoal dos seus potenciais clientes é importante saber como utilizá-lo com assertividade, ou seja, não incomode essas pessoas por qualquer coisa, não lhes falte com o respeito.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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