Saiba como vender mais em tempos de crise

Saiba como vender mais em tempos de crise

Saber como vender em tempos de crise é essencial nesse momento complicado pelo qual a economia brasileira está passando, pois muitas companhias têm encontrado dificuldades de impor um ritmo saudável de crescimento. Os problemas devem ser encarados como oportunidades de encontrar novas soluções pertinentes para se fortalecer e quem sabe até sair melhor do que entrou na crise.

Dicas de Como Vender em Tempos de Crise

A seguir listei uma série de dicas de como concretizar vendas mesmo nos momentos de crise econômica. Trata-se de uma fase em que os vendedores devem estar mais preparados observando que os consumidores passarão a dar preferência de compra somente para aquilo que entendem como necessário, o bom atendimento fará toda a diferença nesse processo de convencimento.

– Não desanime das suas vendas

Os vendedores profissionais devem ter em mente que não podem desanimar mesmo com o esfriamento do mercado. Quem assume uma postura passiva de esperar até que as coisas melhorem acaba perdendo a posição já galgada e deixando escapar oportunidades de se destacar desenvolvendo seus diferenciais. Mesmo que os esforços de venda não tenham resultado no momento em que são empregados criam um ambiente favorável a médio e longo prazo, em algum momento a crise será superada. A sua marca precisa estar na lembrança dos potenciais consumidores.

– Veja oportunidades e não problemas

Saiba que nos piores momentos é que se pode ter as melhores ideias, é fundamental observar em cada situação difícil uma oportunidade de inovar conquistando mais uma parcela do público-alvo. Trata-se do momento de prospectar e traçar novas estratégias para contornar todas as negativas que estão surgindo para tentar torna-las respostas positivas no futuro.

– Diversificação do leque de produtos/serviços

Alguns setores são atingidos mais profundamente do que outros pela crise, nesses casos é possível pensar numa diversificação do leque de produtos e serviços. Imagine uma agência de turismo focada em vender e organizar viagens de negócios que vê seu mercado se retrair significativamente de um momento para outro.

Uma possível solução é abrir o leque de serviços atuando também no segmento de turismo de entretenimento. Com essa estratégia se aproveita a estrutura que já se tem para atender a um novo público podendo então ter uma nova fonte de lucro. A geração de receita é essencial para superar o período de crise econômica.

– Investimento no futuro

Quem deseja continuar vendendo mesmo no período de crise não pode ter medo de investir pensando no futuro. Como já citei em algum momento os consumidores voltarão a ter necessidades que nesse momento são entendidas como supérfluas e se a sua empresa não estiver preparada para atendê-las acabará perdendo a vez. Os investimentos podem se dividir em novos pontos de venda, treinamento de pessoal, ampliação do leque de produtos entre outros.

– Mantenha o foco no seu público

Analisar tendências de mercado para o futuro é essencial para quem deseja se manter vendendo mesmo nos tempos de crise. Vale dizer que geralmente os indivíduos não sabem o que querem até que efetivamente querem. Ter os produtos certos para atender às novas necessidades do seu público garantirá os melhores resultados assim que o mercado estiver novamente aquecido.

– Atendimento de qualidade e pós-venda

Antes que você pense que esses itens são diferenciais já digo que não passam se obrigações dos vendedores que desejam conquistar uma posição de liderança junto ao seu público. A forma como o vendedor se relaciona com o consumidor é o que fará com que ele retorne ou não para novas compras.

Em relação ao que se entende por pós-venda é necessário dizer que não se trata do atendimento de problemas que eventualmente os consumidores tenham com seus produtos e serviços, mas sim do acompanhamento de quem compra da sua marca. Demonstrar atenção e cuidado com quem está adquirindo os itens da sua marca é o primeiro passo para desenvolver um relacionamento duradouro.

– Investimento em fidelização dos clientes

Os vendedores devem ter em mente que mesmo que os clientes deixem de comprar durante algum tempo devido a crise econômica devem receber atenção por parte da marca, afinal você irá querer que eles retornem, não é mesmo? Investir na fidelização dos clientes é essencial para mantê-los como parte da sua base de consumidores independente de ter ou não recursos para concretizar o negócio.

Uma estratégia de fidelização que costuma oferecer excelentes resultados é a distribuição de brindes personalizados com a marca da sua companhia. Ao oferecer mimos que tenham utilidade no dia a dia dos presenteados você garante que a sua marca está presente no cotidiano dessas pessoas. Marcas que são vistas constantemente são lembradas enquanto as que não são vistas acabam esquecidas. Coloque na ponta do lápis os custos para distribuir brindes e para captar novos clientes, você perceberá que é lucrativo.

Gostou das dicas de como vender em tempos de crise? Compartilhe com seus amigos por meio das redes sociais!

Copyright: Google – https://blog.acelerato.com/

Saiba mais sobre vendas para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!