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Vendedor Interno: O Que Faz e Qual Sua Importância Para uma Organização?

Para que uma empresa seja bem sucedida é relevante que se pergunte “vendedor interno o que faz?” antes de iniciar o planejamento de marketing. Com o crescimento das redes sociais e do poder da comunicação online se tornou premente conseguir vender sem sair do escritório. Do bom desempenho dos vendedores internos depende boa parte do lucro das organizações.

Entenda: Vendedor interno, o que faz?

A função básica do vendedor interno é vender sem sair do ambiente físico do escritório, contudo, mais do que contatar os clientes cabe a esse profissional definir quem é o público-alvo e qual a melhor forma de chegar até ele. O repertório de atividades desse vendedor deve conter demonstração dos produtos, negociação de prazos, estabelecimento das condições de pagamento, análise de dados dos potenciais compradores entre outros.

Com um escopo tão amplo de tarefas é fundamental que o vendedor interno tenha boa comunicação, perseverança e visão estratégica. Cada vez mais o marketing precisa poder contar com o bom desempenho dos vendedores que atuam alocados nas companhias. Hoje em dia não é só pelo telefone que esses profissionais podem realizar a sua atividade, chats e redes sociais têm se mostrado cada vez mais eficientes.

Qual a importância do vendedor interno para as organizações?

Os consumidores nunca tiveram tanta abundância de informações a seu dispor para que possa fazer escolhas mais assertivas de produtos e serviços. Com a existência de um mercado mais aberto para a livre concorrência e a necessidade de conquistar os consumidores constantemente é primordial contar com um time de vendedores preparados para dar as respostas certas.

Independente do primeiro contato com a companhia ser realizado pelo potencial cliente ou não é essencial ter expertise e jogo de cintura para cativar e manter o interesse. Convencer a outra parte de que aquela marca é a melhor alternativa demanda um conjunto de ferramentas persuasivas que os bons vendedores possuem. A área comercial de uma organização é o que ajudará a mantê-la dentro do jogo competitivo do mercado.

Dicas de como ter vendedores internos mais efetivos

Já ficou claro que a figura do vendedor interno é bastante importante para que as empresas despertem e mantenham o interesse do seu público-alvo. Com algumas estratégias a área comercial pode se tornar mais eficiente na concretização dos seus negócios. A seguir listei 5 dicas de como fazer desse setor mais efetivo.

1 – Conhecimento verdadeiro do público-alvo

O primeiro passo para ter uma área comercial mais eficiente é saber exatamente quem está do outro lado da linha telefônica ou do chat. Mesmo que a sua companhia tenha um perfil definido de quem é o comprador preferencial da marca é interessante fazer um trabalho de construção de persona. Pensar sobre como é a vida desse indivíduo e quais são as suas motivações, racionais e emocionais, para concretizar a compra. Vá além de um perfil que define sexo e faixa etária.

2 – Saiba como abordar

Se o potencial consumidor começar a achar que a sua companhia faz uma abordagem chata e equivocada não irá demorar para não querer mais atender as ligações da área comercial ou marcar os e-mails como spam. As pessoas de uma maneira geral têm menos tempo e precisam de soluções rápidas e práticas. Então se adeque a agenda delas e determine que a partir da primeira manifestação de insatisfação com os contatos haverá a suspensão dos mesmos.

3 – Trabalhe o pós-venda

As companhias que querem se manter como uma das primeiras escolhas dos seus consumidores não podem continuar a ver o setor de atendimento pós-venda somente como um recurso para momentos em que os produtos/serviços dão problema. Ter uma equipe de atendentes que acompanha os clientes depois do negócio ter sido fechado é uma maneira de detectar precocemente eventuais problemas. Os consumidores gostam da ideia de se sentirem amparados e observar comprometimento por parte das empresas.

4 – Avaliação dos vendedores

Além de fornecer um treinamento completo para os vendedores a sua companhia deve estabelecer métodos de avaliação que permitam que os consumidores digam como estão sendo atendidos. Pode ser um sistema de notas após a finalização da ligação ou um questionário enviado por e-mail, contudo, lembre-se que deve ser usada uma metodologia rápida. Com os resultados obtidos nessa avaliação é possível estabelecer programas de reciclagem dos atendentes e identificar em quais pontos os consumidores acreditam que pode ter melhoria.

5 – Motivação

Por fim para que o setor comercial da sua organização seja mais eficiente é fundamental despertar o sentimento de motivação nos colaboradores. Faça com que essas pessoas sintam que fazem parte de algo maior e que juntas podem construir os resultados desejados. Os colaboradores precisam estar engajados em oferecer o melhor atendimento possível para os consumidores.

Gostou de saber quais são as funções e a importância dos vendedores internos para uma organização?

 

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