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Você Sabe o Que é Site Responsivo? Entenda a Importância Disso Para a Página do Seu Negócio

Atualmente, as empresas que não se preocupam em ter um site responsivo acabam perdendo um número considerável de potenciais clientes. Num momento em que boa parte das pessoas navega na internet em seus smartphones e tablets não é inteligente manter uma página que não se adequa as condições técnicas desses aparelhos. A dificuldade de navegabilidade em dispositivos móveis é um dos principais motivos para desistência de compras online.

O que é site responsivo?

Basicamente um site responsivo é aquele que foi desenvolvido para se adaptar a diferentes resoluções de tela sem apresentar distorções. O objetivo é que a página possa ser exibida com legibilidade independente da largura de tela do dispositivo. As imagens e as fontes também têm sua largura ajustadas para tornar mais fácil a leitura na tela de um smartphone ou tablet.

Somente ajustar a página a largura dos dispositivos móveis não significa que um site é responsivo, pois ainda se deve considerar se o internauta consegue ler as informações e visualizar as imagens adequadamente sem precisar usar a ferramenta de zoom. O design responsivo tem como prioridade criar um layout que ofereça a mesma boa experiência de uso para o internauta num desktop, notebook, celular ou tablet.

Site responsivo e versão mobile é a mesma coisa?

Uma das dúvidas que ainda se mantém pertinente nos dias de hoje é se o site responsivo é um equivalente da versão mobile das páginas. Esses dois tipos de design não são a mesma coisa guardando diferenças significativas entre si. O site responsivo é aquele que com uma única estrutura de códigos consegue se adaptar a diferentes modelos de telas, então é sempre a mesma página, porém, ela se adapta para manter a legibilidade.

Por sua vez uma versão mobile de um site é uma segunda página desenhada especialmente para ser aberta em dispositivos móveis. Aconselho que a sua companhia opte por um site responsivo (abaixo apresentarei os tópicos que o tornam importante), no entanto, se isso não for possível no momento é válido ter uma versão mobile ou ainda utilizar plug-ins que permitam a navegabilidade em diferentes aparelhos.

5 Motivos que tornam o site responsivo importante para a sua empresa

Para os gestores que estão iniciando os investimentos na criação de um site para o seu negócio ou que já tem uma página e desejam que ela passe por uma reformulação listei a seguir os 5 motivos que tornam relevante apostar na versão responsiva.

1 – Crescimento do acesso via mobile

Basta olhar a sua volta quando está na rua, por exemplo, para ter certeza de que o acesso a internet através de dispositivos móveis está crescendo diariamente. Para muitas pessoas computadores se tornaram meras ferramentas para digitar textos ou editar imagens.

Os contatos pessoais e profissionais são feitos pelos aplicativos e os momentos de descanso e descontração ficam a cargo do acesso a internet através de celulares e tablets. Obviamente que as compras online também estão migrando para os dispositivos móveis.

2 – Oferta de uma experiência do usuário melhor

Você já acessou um site de uma marca pelo smartphone e ficou irritado por não conseguir ler e clicar nas opções de menu? Praticamente todo mundo já passou por isso e de acordo com o Google Think Insights esse é um fator que aumenta em 61% as chances dos consumidores desistirem da compra com uma companhia e procurarem uma concorrente.

A experiência de navegabilidade proporcionada para o usuário é fundamental para manter o seu interesse e de acordo com a mesma fonte supracitada as chances de conversão aumentam em 67% com um site responsivo quando o acesso é feito de um dispositivo móvel. Não é necessário dizer mais nada para deixar claro o poder da experiência do usuário, não é mesmo?

3 – Velocidade de carregamento da página

Um site responsivo é desenvolvido com estrutura mais leve e pensada para carregar mais rapidamente num dispositivo móvel. O mesmo não ocorre com um site criado para desktop que precisa ser aberto num smartphone, por exemplo. Além de irritar o usuário também é um importante fator de rankeamento do Google, o conteúdo acima da dobra deve ser carregado em menos de 1 segundo e a página toda em menos de 2 segundos.

4 – Favorecimento de sites responsivos pelo Google

No ano de 2015 uma das principais atualizações do Google recebeu o apelido de Mobilegeddon (Mobile + Armageddon) e se caracteriza pela preferência de sites que são responsivos ou têm versão mobile no rankeamento de resultados para que os usuários tenham melhores experiências de navegabilidade. Uma página responsiva ainda tem a vantagem de manter a estrutura de URL sendo mais facilmente encontrada pelo robô do buscador.

5 – Aumento das vendas

Apesar do número de vendas online ainda ser maior a partir de desktops não se pode ignorar a tendência de crescimento das vendas realizadas por dispositivos móveis para os próximos anos. Companhias que não investem em sites responsivos estão perdendo uma excelente oportunidade de se posicionar mais perto do seu público-alvo e aumentar o seu número de vendas a médio e longo prazo.

O site da sua empresa é um site responsivo? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais! 

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