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Vendas

Você Tem um Gerente de Vendas?

A função de gerente de vendas é uma das mais relevantes dentro das empresas que apostam no crescimento baseado em estratégias de vendas assertivas. Mais do que simplesmente ter produtos de qualidade é necessário contar as metodologias corretas para impactar o público-alvo desejado. Seu negócio conta com um profissional cumprindo esse papel?

O Que Faz o Gerente de Vendas?

A função do gerente de vendas contempla planejar as estratégias de escoamento dos produtos, treinamento dos vendedores, distribuição de mercadorias, formação de uma equipe de vendas entre outras. O ponto mais relevante acerca de um gerente de vendas é que ele tem a responsabilidade de pelo resultado final do departamento que tem ligação direta com a consolidação e manutenção da companhia.

Vale a pena ressaltar que atualmente esse cargo ainda contempla outras funções que dizem respeito a realização de vendas como a divulgação por meio de redes sociais, construção de uma imagem positiva no mercado entre outras. O profissional que ocupa essa função deve ser cada vez mais versátil sendo capaz de adaptar-se às constantes mudanças que ocorrem no mercado. Encontrar alguém dentro desse escopo é essencial para obter bons resultados a curto, médio e longo prazo.

Conhecendo em Detalhes as Principais Funções do Gerente de Vendas

Para os empresários que ainda não têm em suas equipes gerentes de venda por não ter certeza quanto a sua necessidade listei abaixo, com detalhes, algumas das funções mais relevantes desses profissionais para o cotidiano da companhia.

– Planejamento

A função primordial do gerente de vendas dentro de uma organização consiste em planejar o trabalho do setor com base na observação de uma meta pertinente as possibilidades da companhia de escoar os seus produtos. Cabe ao gerente definir metas que sejam possíveis encontrando a forma mais interessante de extrair o melhor do potencial de cada um dos seus colaboradores. Ressalto que em algumas companhias de maior porte esse gerente desenvolve apenas as estratégias do ‘como alcançar as metas’ e não necessariamente o valor das mesmas.

– Desenvolvimento de processos de vendas

Não tem como os vendedores saberem de antemão se os clientes lhes dirão sim ou não no momento em que a oferta dos produtos for feita, mas de acordo com a metodologia empregada tem mais chances de uma resposta afirmativa. É exatamente essa maneira de conduzir que chamo de processos de vendas, o gestor desse departamento deve estar preparado para compreender ao máximo quem é o seu cliente e como orientar os seus vendedores a terem as respostas mais interessantes.

O gestor do departamento de vendas não será necessariamente o responsável pela redação desse método, porém, terá que garantir que o mesmo seja devidamente cumprido. É possível ainda investir em melhorias nesses processos para converter mais vendas tanto no âmbito pessoal como no âmbito virtual. Algo que fica bastante claro é que o gestor desse setor deve ser um exímio vendedor, afinal para ensinar algo para sua equipe é essencial saber como fazer em detalhes.

– Contratação e treinamento dos futuros vendedores

Sempre que uma empresa precisa contratar novos vendedores percebe o quanto bons profissionais dessa área são escassos. Sendo assim é primordial que se tenha um gerente de vendas competente para fazer o processo seletivo determinando quais são os indivíduos com melhor perfil para realizar essa tarefa a longo prazo. Além de escolher as pessoas mais compatíveis é essencial saber como fazer o seu treinamento de acordo com o método de vendas da sua organização. Cada marca tem sua forma de vender o seus produtos e os seus vendedores precisam estar a par dessas metodologias.

– Plano de recompensas

Cabe ainda ao gestor de vendas de uma empresa determinar como será o plano de recompensas para os vendedores que obtiverem os melhores resultados. A forma como essa distribuição de recompensas será feita determinará o engajamento dos colaboradores da equipe, contudo, não pode ser feita de uma maneira que pese para a companhia manter o programa.

– Mensuração dos resultados

O gestor do departamento de vendas deve ter métodos próprios para fazer a aferição dos resultados de suas estratégias para saber o que está ou não funcionando com seu público-alvo. Ter uma base sólida de dados é o primeiro passo para poder se manter a par do bom andamento de um departamento. No entanto, apenas ter dados não resolve a questão, trata-se primordial transformar esses dados em informações relevantes para conduzir novas estratégias.

Um dos segredos para fazer uma mensuração mais eficiente é saber quais são os indicadores mais relevantes para serem medidos. Há uma ampla gama de indicadores que podem ser acompanhados num contexto de gestão de vendas, no entanto, nem todos são relevantes para a sua companhia. Lembrando ainda que o que funciona para formar a base de dados de uma organização não se aplica necessariamente para a outra.

Agora que você sabe o que faz o gerente de vendas já tem base para saber se precisa desse profissional no seu quadro de colaboradores. Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!

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